Jump to content

Pergunta

Postado

Galera, boa noite.

Não sou muito de falar por aqui mas vira e mexe estou lendo os tópicos e aprendendo. Já terminei o curso da AUVP e acompanho diariamente os vídeos do Raul, o que me fez repensar 20 vezes se minha carteira de ETF estava certa. Assim sendo tomei um tempo para rever minhas posições e peso. 

Inicialmente ela era assim:

IVV 20%

VTI 15%

QQQ 11%

VXUS 16%

MCHI 3%

VEA 21%

SOXX 3%

VWO 11%

E estudando vi que tinha muita sobreposição, então vou parar de aportar em IVV (por ja ter QQQ e VTI) e VXUS (por ja ter VEA e VWO).

E agora vem a minha dúvida: Quantos ETF ter na carteira?? e qual exposição que eu deveria ter em cada país???

Sei que é importante estar exposta a EUA e CHINA, mas nos vídeos o Raul tem comentado muito de INDIA, MÉXICO e VIETNÃ. 

Assim surge outra dúvida: Qual ETF escolher para me expor nesses países?? É melhor pegar um ETF que replique cada país individualmente ou um ETF que já englobe todos eles??

Tentei melhorar a carteira e cheguei nisso:

VTI31,25%

QQQ13,00%

MCHI3,50%

VEA29,25%

SOXX2,00%

VWO14,00%

EPI3,50%

EWW3,50%

POR FAVOR GALERA, DA UMA LUZ/OPNIÃO 

• Brabo 3

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
31 minutes ago, Ana Raquel De Souza Buzolin disse:

Galera, boa noite.

Não sou muito de falar por aqui mas vira e mexe estou lendo os tópicos e aprendendo. Já terminei o curso da AUVP e acompanho diariamente os vídeos do Raul, o que me fez repensar 20 vezes se minha carteira de ETF estava certa. Assim sendo tomei um tempo para rever minhas posições e peso. 

IVV 20%

VTI 15%

QQQ 11%

VXUS 16%

MCHI 3%

VEA 21%

SOXX 3%

VWO 11%

E estudando vi que tinha muita sobreposição, então vou parar de aportar em IVV (por ja ter QQQ e VTI) e VXUS (por ja ter VEA e VWO).

E agora vem a minha dúvida: Quantos ETF ter na carteira?? e qual exposição que eu deveria ter em cada país???

Sei que é importante estar exposta a EUA e CHINA, mas nos vídeos o Raul tem comentado muito de INDIA, MÉXICO e VIETNÃ. 

Assim surge outra dúvida: Qual ETF escolher para me expor nesses países?? É melhor pegar um ETF que replique cada país individualmente ou um ETF que já englobe todos eles??

VTI31,25%

QQQ13,00%

MCHI3,50%

VEA29,25%

SOXX2,00%

VWO14,00%

EPI3,50%

EWW3,50%

Boa noite!

Uma dúvida, ao invés de você para de aportar no ivv que replica o s&p500 e seguir aportando no qqq, não seria melhor o inverso, já que o qqq é mais concentrado em tecnologia e mais volátil, acredito que no ivv em caso de uma desandada nessas empresas de tecnologia, uma parte do dinheiro migraria para outras empresas do ivv.

E concordo que realmente havia muita sobreposição.

No vídeo de ontem o Raul falou justamente sobre etfs que estão expostos direto na China e na Índia, dê uma olhada depois.

• Brabo 2
  • 0
Postado
1 hour ago, Ana Raquel De Souza Buzolin disse:

Galera, boa noite.

IVV 20%

VTI 15%

QQQ 11%

VXUS 16%

MCHI 3%

VEA 21%

SOXX 3%

VWO 11%

VTI31,25%

QQQ13,00%

MCHI3,50%

VEA29,25%

SOXX2,00%

VWO14,00%

EPI3,50%

EWW3,50%

@Ana Raquel De Souza Buzolin, tudo certo?

Seu número de ETFs está adequado. Acima disso, as sobreposições começam a diluir os benefícios. Quanto à distribuição geográfica, você chegou em proporções bastante razoáveis.

Sua distribuição entre EUA (46%), mercados desenvolvidos (29%) e emergentes (21%) está bem equilibrada. Muita gente acaba com 70-80% nos EUA sem perceber, você acabou evitando essa armadilha.

Gostei especialmente da sua estratégia de ter uma base diversificada (VTI, VEA, VWO) complementada por investimentos mais direcionados. A Índia tem um potencial demográfico incrível para as próximas décadas (nos últimos 20 anos cresceu fantasticamente). O México está se beneficiando da relocação de fábricas que estavam na China. Para o Vietnã que você mencionou, realmente precisaria de um ETF específico se quiser uma exposição relevante - o peso dele no VWO é mínimo.

No geral, sua estrutura demonstra um pensamento estratégico bem fundamentado. Consideraria mantê-la por pelo menos 12-24 meses antes de reavaliar novamente?

• 0
Postado
5 horas atrás, Ana Raquel De Souza Buzolin disse:

Galera, boa noite.

IVV 20%

VTI 15%

QQQ 11%

VXUS 16%

MCHI 3%

VEA 21%

SOXX 3%

VWO 11%

VTI31,25%

QQQ13,00%

MCHI3,50%

VEA29,25%

SOXX2,00%

VWO14,00%

EPI3,50%

EWW3,50%

Oi Ana,

Vou compartilhar abaixo a estratégia que eu sigo.

A base é composta por 3-4 ETFs:

• EUA (S&P 500)
  • Mundo desenvolvido menos EUA
  • Países emergentes
  • Ásia (menos Japão, Hong Kong e Singapura)

A partir daí, começo a ver áreas específicas que me interessam: saúde, habitação, energia, etc.

Nesse racional, tento evitar ao máximo a correlação entre estes ETFs, ainda que nem sempre seja possível. Por exemplo, há alguns do setor de energia que estão nos ETFs dos EUA, e aí não tem como escapar. Mas é uma relação custo x benefício que tento fazer.

Por sua vez, especificamente em relação à sugestão que você deu para a sua carteira, vejo da seguinte forma:

- VTI e QQQ: Correlação alta
- VTI e VEA: Correlação moderada
- VTI e VWO: Correlação mais baixa
- QQQ e SOXX: Correlação alta
- MCHI, EPI, EWW e VWO: Correlação moderada a alta dentro dos mercados emergentes
- VEA e VWO: Correlação moderada

Além disso, me parece que aqui você está focando muito em tecnologia (QQQ e SOXX), o que pode gerar variações grandes na sua carteira considerando-se este setor.

Por fim, eu coloquei seus ETFs em algumas IAs e o resultado sugerido foi esse:

- VTI: 40%. Amplo mercado dos EUA, baixa taxa de administração (0,05%). Mantém exposição diversificada sem viés setorial.
- VEA: 32%. Mercados desenvolvidos fora dos EUA (Europa, Japão). Equilibra risco geopolítico e setorial.
- VWO: 28%. Mercados emergentes globais. Substitui MCHI, EPI e EWW, evitando sobreposição regional.

Veja que eu não fiz a análise direta - é sugestão de IA. E não é recomendação de investimento, mas só para você refletir.

Espero ter ajudado!

• Criar novo...