Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

O FGC protege o capital parado nos bancos e alguns investimentos de renda fixa, ele realmente consegue proteger meu investimento?
Levando o mesmo exemplo da aula 2, modulo 3. Se possuo um invesitmento de R$ 200 mil no Itaú e o banco falir do dia para
noite, o FGC é o responsável por cobrir a falência no Itaú.
Levando em conta que o Itau possui mais de 90 milhões de clientes e o patrimonio do FGC foi de R$ 132,7 bilhões em 2024. Em caso de uma falencia o valor nao cobriria o investimento dos 90 milhões de clientes. Ficaria cerca de R$ 1.400,00 por cliente.

Seria um cenário, pouco provável, mas possivel? Esta correto este racional?
Existe algum cenário que realmente teria a garantia dos meus R$ 200 mil?

Editado por Augusto Leal Vieira
  • Brabo 2

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
5 minutes ago, Augusto Leal Vieira disse:

O FGC protege o capital parado nos bancos e alguns investimentos de renda fixa, ele realmente consegue proteger meu investimento?
Levando o mesmo exemplo da aula 2, modulo 3. Se possuo um invesitmento de R$ 200 mil no Itaú e o banco falir do dia para
Levando em conta que o Itau possui mais de 90 milhões de clientes e o patrimonio do FGC foi de R$ 132,7 bilhões em 2024. Em caso de uma falencia o valor nao cobriria o investimento dos 90 milhões de clientes. Ficaria cerca de R$ 1.400,00 por cliente.

Vc levou a um cenário de caos extremo, a falência do Itaú, simplesmente o maior banco do Brasil e o mais rentável no momento, caso isso venha acontecer, aí pode se preparar para o Apocalipse zumbi... nem FGC e nem nada mais vai resolver sua situação.

O FGC serve para uma falência de instituições menores que aí ele aguenta o tranco e não põe o sistema financeiro do país em dúvida, mas se for Itaú, Bradesco, Santander ou Banco do Brasil... aí melhor se preparar para o pior...🤣🤣🤣🤣

• Brabo 2
  • 0
Postado
39 minutes ago, Augusto Leal Vieira disse:

Quando o BRK faliu… um monte de gente aqui da comunidade recebeu a grana de boa, em média em 30 dias (inclusive EU) da uma pesquisada nos tópicos antigos.

Respondendo sua dúvida, sim, na grande maioria dos casos excetuando os maiores bancos que devem ser uma meia dúzia, você vai receber seus 200k pelo FGC.

Os bancos menores tem que pesar a mão senão ninguém investe nos produtos deles aí começa o risco.

Usando seu exemplo, quem tem mais chance de quebrar

Itau que emite CDB pagando 90% CDI

OU

Banco Master pagando 130% CDI

• Brabo 1
  • 0
Postado

Bom, eu estava no barco quando o furo BRK apareceu, então, usando os posts daqui mesmo eu te relato como foi.

Mas como já falaram, o FGC é pra banco pequeno, se um banco grande quebra, provavelmente sua preocupação não é no investimento, mas no impacto de toda a cadeia, só procurar o que ocorreu quando o Lehman Brothers faliu lá em 2008.

Do FGC, como é somente pra momentos de emergência, não é um serviço que está sempre disponível, quero dizer que como ocorreu com a BRK pode ter instabilidade, mas a garantia está lá.

Quando a BRK quebrou, corremos pro FGC, a @Hemily Borges explicou como pedir aqui: 

Se você for ver esse post, no dia que liberou fazer o pedido o aplicativo parou de funcionar, mas retornou no dia seguinte.

33 dias depois foi liberado para pedir os valores, ai você tem que enviar seus documentos e indicar para qual local serão enviados os ativos, tudo nesses dois posts seguintes:

Ainda nesse penúltimo post se seguir, no dia 28/03/2023, 41 dias após o pedido inicial, foi realizado o pagamento, conforme as pessoas confirmam.

• Brabo 1
  • Criar novo...