Gabriel Novais Caetano Postado Sábado às 14:30 Postado Sábado às 14:30 Gente me bateu uma dúvida rápida vendo esse último vídeo do Raul. Ele disse que temos uma boa janela para fundos e eu realmente amo os fiis e tinha na minha carteira só que eu voltei a montar a carteira agora com o curso. Terminei as aulas e voltei a aportar tenho 998 reais ainda, vocês acham que vale a pena aportar nos fundos por conta dessa janela ou eu sou "pequeno" demais para aproveitar isso. (meus aportes são entre 1.000 e 1.500 reais) 3
Marcelo Ferraz Dos Santos Postado Sábado às 14:49 Postado Sábado às 14:49 9 minutes ago, Gabriel Novais Caetano disse: Gente me bateu uma dúvida rápida vendo esse último vídeo do Raul. Ele disse que temos uma boa janela para fundos e eu realmente amo os fiis e tinha na minha carteira só que eu voltei a montar a carteira agora com o curso. Terminei as aulas e voltei a aportar tenho 998 reais ainda, vocês acham que vale a pena aportar nos fundos por conta dessa janela ou eu sou "pequeno" demais para aproveitar isso. (meus aportes são entre 1.000 e 1.500 reais) Bom dia Gabriel, nunca se é pequeno de mais para ver a renda crescer com FIIs, eu sou fanzasso de fundos imobiliários, tenho cerca de 30% da minha carteira alocada em FIIs. Você já concluiu o curso? No final do curso vc vai preencher uma ferramenta que chama PIAR que vai te ajudar a montar a carteira de acordo com seu perfil, no meu caso deu de 5 a 15% de FIIs, mas como sou muito adepto desse mercado joguei logo pros 30% e reduzi algumas outras alocações (a ferramenta é só pra te auxiliar não é regra). Ache bons FIIs, leia os relatórios e aproveite, a melhor janela para comprar já foi no fim do ano passado, agora eles já recuperaram um pouco do valor, mas ainda estão com um bom desconto no P-VP. 3 1
Gabriel Novais Caetano Postado Sábado às 15:37 Author Postado Sábado às 15:37 47 minutes ago, Marcelo Ferraz Dos Santos disse: Bom dia Gabriel, nunca se é pequeno de mais para ver a renda crescer com FIIs, eu sou fanzasso de fundos imobiliários, tenho cerca de 30% da minha carteira alocada em FIIs. Você já concluiu o curso? No final do curso vc vai preencher uma ferramenta que chama PIAR que vai te ajudar a montar a carteira de acordo com seu perfil, no meu caso deu de 5 a 15% de FIIs, mas como sou muito adepto desse mercado joguei logo pros 30% e reduzi algumas outras alocações (a ferramenta é só pra te auxiliar não é regra). Ache bons FIIs, leia os relatórios e aproveite, a melhor janela para comprar já foi no fim do ano passado, agora eles já recuperaram um pouco do valor, mas ainda estão com um bom desconto no P-VP. O meu deu 0-10% em fundos, na minha antiga carteira eu tinha uns 40% kkkkkk só que fico com receio para saber a partir de quanto de patrimônio vale alocar um ativo. No momento tenho só ações e renda fixa, mas ta uma boa janela para fundos
Antonio De Matos Teixeira Neto Postado Sábado às 16:44 Postado Sábado às 16:44 2 horas atrás, Gabriel Novais Caetano disse: Gente me bateu uma dúvida rápida vendo esse último vídeo do Raul. Ele disse que temos uma boa janela para fundos e eu realmente amo os fiis e tinha na minha carteira só que eu voltei a montar a carteira agora com o curso. Terminei as aulas e voltei a aportar tenho 998 reais ainda, vocês acham que vale a pena aportar nos fundos por conta dessa janela ou eu sou "pequeno" demais para aproveitar isso. (meus aportes são entre 1.000 e 1.500 reais) Deve sempre comprar aquele ativo que faz sentido na composição do todo da sua carteira, presumindo que já tenha sua reserva de emergência. Eu se tivesse começando hoje, com o conhecimento que tenho HOJE, teria ações e fiis, andando juntos. E o diagrama do cerrado tá mandando vc fazer o quê? Use essa ferramenta para lhe auxiliar, foi criada justamente para isso.
Gabriel Novais Caetano Postado Sábado às 16:59 Author Postado Sábado às 16:59 13 minutes ago, Antonio De Matos Teixeira Neto disse: Deve sempre comprar aquele ativo que faz sentido na composição do todo da sua carteira, presumindo que já tenha sua reserva de emergência. Eu se tivesse começando hoje, com o conhecimento que tenho HOJE, teria ações e fiis, andando juntos. E o diagrama do cerrado tá mandando vc fazer o quê? Use essa ferramenta para lhe auxiliar, foi criada justamente para isso. Não coloquei fundos no diagrama, coloquei apenas ações. Eu anteriormente tinha ambos, fundo e ações mas depois de desfazer de tudo e iniciando novamente do zero(já com minha reserva) eu fiquei em dúvida se seria melhor dar um foco em ações até uns 10k. Mas vou partir pra fundos como vocês deram esse bisu e raul tbm obgdu :)
Antonio De Matos Teixeira Neto Postado Sábado às 17:10 Postado Sábado às 17:10 Just now, Gabriel Novais Caetano disse: Não coloquei fundos no diagrama, coloquei apenas ações. Eu anteriormente tinha ambos, fundo e ações mas depois de desfazer de tudo e iniciando novamente do zero(já com minha reserva) eu fiquei em dúvida se seria melhor dar um foco em ações até uns 10k. Mas vou partir pra fundos como vocês deram esse bisu e raul tbm obgdu :) Você tem bons fiis, principalmente os de tijolo, shopping e logístico com bom desconto, pensando no longo prazo. E ações vai na mesma, boas empresas, dando margens de segurança bem legais de se ter. Eu aportava de 100 em 100 no início, pagando corretagem e diversificando como um louco...kkkkk Pouco dinheiro em muita coisa, meu conselho escolha as empresas e fiis pensando, daqui a 10/20 anos será que ainda vamos usar energia elétrica, bancos, ir ao shopping, fazer uma comprinha na internet e esse item vai ter quer ser guardado em algum lugar. Sabe aquele boleto que paga todo mês, tem uma empresa por trás, o banco que vc usa, o mercado que vc vai, a caixa do sapato que vc compra, no início qndo comecei a estudar era assim, qndo tava no shopping já me questionava se fazia parte de um fii, enfim eu viajava. Boa sorte e será uma jornada de bastante aprendizado. 1
Bruno Rapisarda Postado 19 horas atrás Postado 19 horas atrás Vale muito a pena sim, momento oportuno para a aquisição de ótimos FII e ainda com desconto. Fora aquele "alugelzinho" pingando todo mês é satisfatório demais. Analise bem os fundos, opte pelos de tijolos que a oportunidade é excelente!
Post popular Matheus P S Postado 10 horas atrás Post popular Postado 10 horas atrás On 12/04/2025 at 17:30, Gabriel Novais Caetano disse: Gente me bateu uma dúvida rápida vendo esse último vídeo do Raul. Ele disse que temos uma boa janela para fundos e eu realmente amo os fiis e tinha na minha carteira só que eu voltei a montar a carteira agora com o curso. Terminei as aulas e voltei a aportar tenho 998 reais ainda, vocês acham que vale a pena aportar nos fundos por conta dessa janela ou eu sou "pequeno" demais para aproveitar isso. (meus aportes são entre 1.000 e 1.500 reais) Oi Gabriel, Se os fundos estiverem dentro da sua estratégia como consequência do PIAR, mande ver. A janela de oportunidade está ótima. Eu não invisto mais por falta de recursos mesmo rsrsrs. Para tentar te auxiliar, compartilho as perguntas iniciais que elaborei para todos os tipos de fundos. Não são as perguntas do Diagrama, mas sim perguntas eliminatórias antes de começar a avaliar em detalhes os fundos. O fundo tem pelo menos R$ 1 bilhão de patrimônio? Motivo: Fundos com maior patrimônio tendem a ser mais estáveis e líquidos, enquanto fundos menores podem ser mais voláteis e suscetíveis a oscilações de mercado. O fundo existe há mais de 5 anos? Motivo: Fundos com menos de 5 anos podem ser considerados mais arriscados, e você pode optar por excluí-los antes de incluir na carteira. Tem liquidez diária suficiente para facilitar a negociação (pelo menos R$ 1 milhão/dia)? Motivo: Fundos com baixa liquidez podem ser excluídos porque oferecem dificuldades na negociação das cotas. A gestão do fundo é transparente e eficiente? Motivo: Gestão ineficiente ou falta de transparência pode ser um fator decisivo de exclusão, pois afeta diretamente a confiança no fundo. O fundo distribui dividendos consistentemente há mais de 5 anos? Motivo: Fundos que não têm um histórico estável de dividendos podem ser excluídos, já que consistência nos dividendos é um critério fundamental. O fundo está sendo negociado abaixo ou próximo ao seu valor patrimonial (P/VP ≤ 1 - papel ou 1,1 - tijolo)? Motivo: Um fundo supervalorizado pode ser excluído da carteira devido ao preço descolado de seu valor patrimonial. O fundo é excessivamente dependente de um único ativo ou emissor? Motivo: Dependência excessiva em um único ativo ou emissor aumenta o risco específico, e essa pode ser uma razão para exclusão do fundo da carteira. Espero ter ajudado! 6 1
Seiti A Postado 6 horas atrás Postado 6 horas atrás Assim como o Bruno falou, pra mim psicologicamente é sempre bom ver um rendimento caindo na conta como um relógio kkkk Dá mais animo para continuar. E mesmo que pouco, com o tempo vc aumenta a quantia de cotas e os rendimentos recebidos...um dia vc atinge a tal "bola de neve" que é quando vc consegue comprar uma cota de um fundo só com os rendimentos dele, sem precisar do valor do aporte (que vc pode utilizar para outro investimento) Fora o fato que, se vc tiver mais conhecimento de algum setor em específico, use isto a seu favor, pois dependendo do tipo de empreendimento que vc tem em carteira vc pode ver tudo o que está acontecendo ali fisicamente. Por exemplo shoppings, se vc vai em um shopping e sabe que aquele shopping está na carteira do seu FII, saiba que vc faz parte dele e a pessoa que está comprando ali na loja que vc está passando em frente, está garantindo os seus rendimentos do próximo mês. 1
Gabriel Novais Caetano Postado 1 hora atrás Author Postado 1 hora atrás 8 horas atrás, Matheus P S disse: Oi Gabriel, Se os fundos estiverem dentro da sua estratégia como consequência do PIAR, mande ver. A janela de oportunidade está ótima. Eu não invisto mais por falta de recursos mesmo rsrsrs. Para tentar te auxiliar, compartilho as perguntas iniciais que elaborei para todos os tipos de fundos. Não são as perguntas do Diagrama, mas sim perguntas eliminatórias antes de começar a avaliar em detalhes os fundos. O fundo tem pelo menos R$ 1 bilhão de patrimônio? Motivo: Fundos com maior patrimônio tendem a ser mais estáveis e líquidos, enquanto fundos menores podem ser mais voláteis e suscetíveis a oscilações de mercado. O fundo existe há mais de 5 anos? Motivo: Fundos com menos de 5 anos podem ser considerados mais arriscados, e você pode optar por excluí-los antes de incluir na carteira. Tem liquidez diária suficiente para facilitar a negociação (pelo menos R$ 1 milhão/dia)? Motivo: Fundos com baixa liquidez podem ser excluídos porque oferecem dificuldades na negociação das cotas. A gestão do fundo é transparente e eficiente? Motivo: Gestão ineficiente ou falta de transparência pode ser um fator decisivo de exclusão, pois afeta diretamente a confiança no fundo. O fundo distribui dividendos consistentemente há mais de 5 anos? Motivo: Fundos que não têm um histórico estável de dividendos podem ser excluídos, já que consistência nos dividendos é um critério fundamental. O fundo está sendo negociado abaixo ou próximo ao seu valor patrimonial (P/VP ≤ 1 - papel ou 1,1 - tijolo)? Motivo: Um fundo supervalorizado pode ser excluído da carteira devido ao preço descolado de seu valor patrimonial. O fundo é excessivamente dependente de um único ativo ou emissor? Motivo: Dependência excessiva em um único ativo ou emissor aumenta o risco específico, e essa pode ser uma razão para exclusão do fundo da carteira. Espero ter ajudado! Perfeito, suas perguntas são alinhadas demais com as minhas. Queria tbm ter mais recurso pra aportar mais ainda kkkkkkk
Gabriel Novais Caetano Postado 1 hora atrás Author Postado 1 hora atrás 4 horas atrás, Seiti A disse: Assim como o Bruno falou, pra mim psicologicamente é sempre bom ver um rendimento caindo na conta como um relógio kkkk Dá mais animo para continuar. E mesmo que pouco, com o tempo vc aumenta a quantia de cotas e os rendimentos recebidos...um dia vc atinge a tal "bola de neve" que é quando vc consegue comprar uma cota de um fundo só com os rendimentos dele, sem precisar do valor do aporte (que vc pode utilizar para outro investimento) Fora o fato que, se vc tiver mais conhecimento de algum setor em específico, use isto a seu favor, pois dependendo do tipo de empreendimento que vc tem em carteira vc pode ver tudo o que está acontecendo ali fisicamente. Por exemplo shoppings, se vc vai em um shopping e sabe que aquele shopping está na carteira do seu FII, saiba que vc faz parte dele e a pessoa que está comprando ali na loja que vc está passando em frente, está garantindo os seus rendimentos do próximo mês. Dá uma alegria né? Ver os dividendos kkkk 1
Andre Luiz Alves De Souza Postado 2 minutos atrás Postado 2 minutos atrás Eu tenho comprado seguindo alguns critérios: - Acima de 1 bi de patrimonio - P/VP abaixo de 0,8/0,85 (cheguei a comprar alguns com P/VP 0,65) - DY preferencialmente acima de 13,5% Tenho feito isso pra poder acelerar o retorno, já que não posso me dar ao luxo de comprar uma ação e esperar 10 anos pra ter um retorno substancial. Tenho conseguido uns 250/300 reais por mês de dividendos. Junto aos R$ 1500 que normalmente aporto. Desses dividendos, aí sim coloco uma parte em ações, mas tento sempre escolher pagadoras de dividendos. MAis adiante, quando estiver recebendo acima de R$ 500 em dividendos começarei a aplicar também em ações de crescimento.
Recommended Posts