Jump to content
  • 0

Como avaliar Indicadores Fundamentalistas?

Pergunta

Postado

É correto afirmar que o indicador fundamentalista que tiver como denominador o EBIT ou EBITIDA, e seu resultado for o mais próximo de 1 ou em alguns casos 0, esse indicador pode ser considerado bom ou mais justo aos olhos do investidor?

P/EBITDA ou P/EBIT

EV/EBITDA ou EV/EBIT

P/EBIT ou P/EBITDA

DÍVIDA LÍQUIDA / EBIT ou DÍVIDA LÍQUIDA / EBITDA

Levando como exceção a isso empresas de tecnologia.

• Brabo 1

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado

Boa tarde, @Raimundo !

1 hour ago, Raimundo disse:

P/EBITDA ou P/EBIT

EV/EBITDA ou EV/EBIT

P/EBIT ou P/EBITDA

Para estes indicadores sim. Como são indicadores de valuation da empresa, é justo para o investidor que quanto menor melhor. Isso claro considerando que estamos falando de uma boa empresa, pois isso mostraria que ele está pagando mais barato pela empresa.

1 hour ago, Raimundo disse:

DÍVIDA LÍQUIDA / EBIT ou DÍVIDA LÍQUIDA / EBITDA

Estes indicadores na minha opinião podem ser relativo. Aqui não estamos de valuation mas sim do nível de endividamento e alavancagem da empresa. 

A priori até poderíamos dizer que quanto menor melhor, ou até mesmo abaixo de zero o que indicaria que a empresa tem mais caixa do que dívidas. Só que, olhando do ponto de vista empresarial por assim dizer, é saudável uma empresa ter um certo nível de endividamento pois pode ser sinal de que a empresa está buscando inovações, novos investimentos, melhorias e afins. 

Particularmente acho mais coeso uma empresa ter um certo nível de endividamento do que uma empresa que está praticamente sem dividas. Claro que isso não deve ser observado de maneira isolada. As vezes podemos olhar em um momento em que várias dívidas foram quitadas, lucros não recorrentes, etc.

Espero que ajude!

• Brabo 3
  • 0
Postado

O @Eddy Paulinijá disse quase tudo.

Apenas para contribuir com poucos centavos, eu diria sobre a parte de endividamento, que estes são apenas indicadores rápidos, que em caso de valores altos devem prender um pouco da atenção de quem está estudando a empresa para coisas como: porque e para que foi levantado um endividamento assim, e qual a situação desse endividamento (estável, crescente ou decrescente) e o que a administração diz sobre ele (se é que diz algo).

• Brabo 1
  • Criar novo...