Jump to content

Pergunta

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
2 horas atrás, Fernanda Carvalho De Azevedo disse:

Tenho visto alguns CDBs de rendimento mensal do nosso queridissimo banco master. E me surgiu uma dúvida: o IRRF será com base no vencimento do título 2030 e poucos, ou com base no rendimento (ficando em 22,5 todo mes)?

Oi, @Fernanda Carvalho De Azevedo, tudo bem?

O IRRF vai ser cobrado com base no tempo decorrido desde a aplicação até o recebimento dos juros, dessa forma, será de 22,5% durante os primeiros 180 dias após o aporte (6 meses), 20% entre 6 meses e um ano, 17,5% entre 1 a 2 anos e 15% para os rendimentos mensais após os dois primeiros anos. Esse é um dos motivos pelos quais consideramos que títulos com juros semestrais, anuais ou mensais não valem a pena, pelo menos não durante a construção do patrimônio.

Outro ponto de atenção sobre isso é o risco de não achar um título de rentabilidade suficiente ou superior para reinvestir o valor líquido recebido mensalmente. Esse é o famoso risco de reinvestimento, e ele existe aqui pois o pagamento mensal de juros freia o efeito de juros sobre juros (os juros compostos) que temos em títulos que pagam no vencimento, afinal, todo mês o valor onde os juros incidem voltam ao montante investido apenas, resultando no efeito de juros simples, não compostos.

• Brabo 1
  • 0
Postado
13 minutes ago, Fernanda Carvalho De Azevedo disse:

Tenho visto alguns CDBs de rendimento mensal do nosso queridissimo banco master. E me surgiu uma dúvida: o IRRF será com base no vencimento do título 2030 e poucos, ou com base no rendimento (ficando em 22,5 todo mes)?

Rendimentos ou juros mensais?

Os juros mensais não e bom, todo mês será cobrado o IR com a tabela progressiva.

• Criar novo...