Jump to content
  • 0

Pergunta

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
5 minutes ago, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

Uma coisa que todos olham, quando o assunto é aquela graninha que fica investida com liquidez diária pois podemos precisar dela a qualquer momento, é a taxa que pagam pelo nosso suado dinheirinho.

• Tenho visto que 100% do CDI tem em praticamente todos os bancos;
  • Tem bancos que oferecem 102% do CDI
  • Outros oferecem 104% do CDI
  • Ainda outros 105% do CDI e por aí vai.

Um detalhe que nem todo mundo presta atenção, mas deveria, é o prazo dos CDBs.

• Banco A te oferece 100% do CDI num título que vence em 4, 5 ou mais anos;
  • Banco B oferece pagar 102% do CDI, mas num título que vence em 3 anos;
  • Banco C paga 105% do CDI, com título vencendo em 1 ano;
  • Fintech te paga 110% do CDI, mas por 90 dias.

Qual o melhor cenário?  Depende.

• Considere que quem te paga 110% do CDI por 90 dias, sua rentabilidade vai sofrer desconto de 22,5% de IR;
  • Quem te paga os 100% do CDI por 4, 5 ou mais anos, vai descontar 15% do rendimento ao final de 4, 5 ou mais anos;
  • Quem te paga 102% do CDI por 3 anos vai descontar 15% de IR e após esse periodo vai precisar reinviestir (não há garantia de fixação da taxa e o prazo/percentual de imposto vai voltar ao zero (22,5%) após os 3 anos;
  • Quem te paga 105% do CDI por 1 ano, vai descontar, 17,5% de imposto na hora do resgate...

Então, na hora de investir a sua suada graninha, considere o prazo pelo qual pretende deixar a grana aplicada e pense sempre no longo prazo na hora de fazer as contas de quem te paga mais.

Espero que essa informação ajude!!

Muito bom, uma coisa simples, mas muito importante e me faz refletir: como é difícil investir quando estamos no início do aprendizado. Acho que com o tempo essas variáveis ficarão mais palatáveis.

• Brabo 2
  • 0
Postado
2 minutes ago, Artur Barbosa disse:

Muito bom, uma coisa simples, mas muito importante e me faz refletir: como é difícil investir quando estamos no início do aprendizado. Acho que com o tempo essas variáveis ficarão mais palatáveis.

oi @Artur Barbosa,

Antes fosse.. a RF que aparentemente é fácil, é dos investimentos mais complexos.  Toda vez que precisamos aportar são inúmeros fatores a considerar.  Por outro lado, a RV que parece complexa, com o tempo, depois que você escolheu bem os seus ativos, aí é só comprar mais dos mesmos (seguindo sua estratégia e diagrama), pois apesar de difícil de analisar no início, depois não tem tanta mudança assim.

• Brabo 2
  • 0
Postado
2 minutes ago, William Redig disse:

oi @Artur Barbosa,

Antes fosse.. a RF que aparentemente é fácil, é dos investimentos mais complexos.  Toda vez que precisamos aportar são inúmeros fatores a considerar.  Por outro lado, a RV que parece complexa, com o tempo, depois que você escolheu bem os seus ativos, aí é só comprar mais dos mesmos (seguindo sua estratégia e diagrama), pois apesar de difícil de analisar no início, depois não tem tanta mudança assim.

Faz todo sentido. 😁

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, William Redig disse:

oi @Artur Barbosa,

Concordo, eu invisto meu conhecimento praticamente só na rv sendo que na renda fixa eu prefiro só aportar no tesouro

Simplesmente pela quantidade de títulos diferentes q são poucos, demandando menos estudo/variáveis pra mim

Tô gostando dos resultados até entao

• Brabo 2
  • 0
Postado
20 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

Uma coisa que todos olham, quando o assunto é aquela graninha que fica investida com liquidez diária pois podemos precisar dela a qualquer momento, é a taxa que pagam pelo nosso suado dinheirinho.

• Tenho visto que 100% do CDI tem em praticamente todos os bancos;
  • Tem bancos que oferecem 102% do CDI
  • Outros oferecem 104% do CDI
  • Ainda outros 105% do CDI e por aí vai.

Um detalhe que nem todo mundo presta atenção, mas deveria, é o prazo dos CDBs.

• Banco A te oferece 100% do CDI num título que vence em 4, 5 ou mais anos;
  • Banco B oferece pagar 102% do CDI, mas num título que vence em 3 anos;
  • Banco C paga 105% do CDI, com título vencendo em 1 ano;
  • Fintech te paga 110% do CDI, mas por 90 dias.

Qual o melhor cenário?  Depende.

• Considere que quem te paga 110% do CDI por 90 dias, sua rentabilidade vai sofrer desconto de 22,5% de IR;
  • Quem te paga os 100% do CDI por 4, 5 ou mais anos, vai descontar 15% do rendimento ao final de 4, 5 ou mais anos;
  • Quem te paga 102% do CDI por 3 anos vai descontar 15% de IR e após esse periodo vai precisar reinviestir (não há garantia de fixação da taxa e o prazo/percentual de imposto vai voltar ao zero (22,5%) após os 3 anos;
  • Quem te paga 105% do CDI por 1 ano, vai descontar, 17,5% de imposto na hora do resgate...

Então, na hora de investir a sua suada graninha, considere o prazo pelo qual pretende deixar a grana aplicada e pense sempre no longo prazo na hora de fazer as contas de quem te paga mais.

Espero que essa informação ajude!!

@William Redig como sempre ótimas reflexões, e complementando, ainda tem aqueles bancos como o Mercado Pago e o Banco iTi (atual Banco Itaú) que pagam 100% do CDI ou mais, porém com aplicação e resgate todos os dias, ou seja, vamos pagar eternamente 22,50% todos os dias, e a bola de neve dos juros compostos ficam prejudicados.

• Brabo 2
  • 0
Postado
1 hora atrás, Flavio Prado disse:

@William Redig como sempre ótimas reflexões, e complementando, ainda tem aqueles bancos como o Mercado Pago e o Banco iTi (atual Banco Itaú) que pagam 100% do CDI ou mais, porém com aplicação e resgate todos os dias, ou seja, vamos pagar eternamente 22,50% todos os dias, e a bola de neve dos juros compostos ficam prejudicados.

OI @Flavio Prado, bancos adoram lucros abusivos, mais ainda que o Raul..  Única coisa que eles dão de graça é corda para os clientes se enforcarem.  Até há uns 4 anos atrás eu era o cliente perfeito de bancos e cartões de crédito, corda ilimitaada para eu me enforcar e ficar bancando os lucros abusivos do bradesco e seus sócios.  Tem 4 anos, completa agora 28/4 (não que tenha alguém contando...) que eu estava -200k, mas para pagar p-a-r-c-e-l-a-d-o.  Consegui pagar e, já com um básico de educação financeira que eu nunca tinha aprendido ou prestado atenção até antes da pandemia, quando comecei a ver vídeos no youtube, fiz alguns cvrsos, li alguns vídeos até que caí por aqui na turma 7.  Minha vida nunca mais foi a mesma e o bradesco acabando entrando na crise que está (se é que se pode chamar isso de crise) porque a maior fonte de renda dele (eu) deixou de pingar....

Hoje eu aqui preocupado com quanto IR vou pagar na RF de liquidez diária e pensando que em outras épocas, eu pegava aquela grana de cheque especial sem pena e sem pensar....

Faz a gente refletir.

• Criar novo...