Jump to content

Pergunta

Postado

Atualmente, estou bastante concentrado em ações de tecnologia internacionais, que ainda estão me rendendo um bom lucro, apesar da recente queda. Estou planejando um rebalanceamento da carteira e pretendo vender parte desses ativos, especialmente alguns ETFs. Minha dúvida é: no caso de venda de ativos internacionais com lucro, o imposto deve ser declarado agora, por meio de Carnê-Leão, DARF ou apenas na declaração anual do Imposto de Renda?

• Brabo 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
5 minutes ago, Felipe Torrens Braga disse:

Atualmente, estou bastante concentrado em ações de tecnologia internacionais, que ainda estão me rendendo um bom lucro, apesar da recente queda. Estou planejando um rebalanceamento da carteira e pretendo vender parte desses ativos, especialmente alguns ETFs. Minha dúvida é: no caso de venda de ativos internacionais com lucro, o imposto deve ser declarado agora, por meio de Carnê-Leão, DARF ou apenas na declaração anual do Imposto de Renda?

@Felipe Torrens Braga como assim vai vender para rebalancear carteira? As empresas ou ETFs perderam fundamentos?

Mas vamos lá, a partir de 01/01/2024 a tributação no ganho de capital em investimentos no exterior passou a ser feita na declaração anual do IRPF do ano seguinte ao fato gerador. Além disto, não temos mais a isenção dos R$35mil, mas temos agora como usar prejuízos passados em lucros futuros.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
18 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Felipe Torrens Braga como assim vai vender para rebalancear carteira? As empresas ou ETFs perderam fundamentos?

Mas vamos lá, a partir de 01/01/2024 a tributação no ganho de capital em investimentos no exterior passou a ser feita na declaração anual do IRPF do ano seguinte ao fato gerador. Além disto, não temos mais a isenção dos R$35mil, mas temos agora como usar prejuízos passados em lucros futuros.

Pois é, Flávio... Como diz o Raul, o buy é fácil, difícil é esse tal de hold.... (risos)
Pensei muito antes de decidir pela venda, mas a compra desses ativos foi feita antes de entrar na AUVP e me colocou muito exposto no mercado americano de tecnologia. Ainda vou manter uma boa posição, mas decidi dar uma rebalanceada.
Se o mercado continuar subindo, ainda aproveito, mas se cair não fico tão arrependido.
Ah, e obrigado pela resposta. 

• 0
Postado

Ótima pergunta! A venda de ativos internacionais com lucro realmente exige atenção especial com relação à tributação e obrigação de pagamento do imposto, especialmente se você estiver vendendo ETFs ou ações listadas no exterior.

Vamos por partes:

1. Qual é o imposto sobre lucro de ativos internacionais?

Para pessoas físicas no Brasil:

A alíquota padrão sobre ganhos de capital com ativos no exterior é:

15% sobre o lucro até R$ 5 milhões.

(As demais faixas crescem, mas para a maioria das pessoas físicas, os 15% são aplicáveis)

2. Isenção de até US$ 35.000/mês (apenas para ações, não ETFs)

Se você vender ações individuais no exterior (não ETFs), há uma isenção para vendas até US$ 35 mil por mês.

Porém:

ETFs estrangeiros não entram nessa isenção!

Se você vender um ETF com lucro, mesmo que seja abaixo de US$ 35 mil no mês, o lucro é tributável.

3. Como e quando pagar o imposto (DARF):

O imposto não é recolhido automaticamente.

Você deve apurar o lucro líquido da operação e emitir um DARF até o último dia útil do mês seguinte à venda.

O pagamento é feito pelo código 8523 – Ganhos de Capital na Alienação de Bens ou Direitos do Exterior.

Exemplo:
Vendeu ETF internacional com lucro em abril?
→ Pague o DARF até 31 de maio.

4. É Carnê-Leão.

Não.
Carnê-Leão é usado para receitas recorrentes do exterior (como aluguéis, trabalho remoto, etc.), não para ganho de capital com venda de ativos.
Você deve usar o GCAP (Ganhos de Capital) da Receita Federal para declarar a operação.

5. E na declaração anual do Imposto de Renda.

Sim, você também deve declarar:

A venda no campo de "Ganhos de Capital" (importando o GCAP).

Os ativos que ainda possuem (na ficha de Bens e Direitos – grupo 04).

Eventuais rendimentos (dividendos, juros) na ficha de Rendimentos Tributáveis ou Isentos, dependendo do caso.

Checklist resumido para você:

image.png.4f0a120debcf527b736c552719ae8e73.png

• Criar novo...