Jump to content

Pergunta

Postado

Olá a todos! Estou com uma dúvida que acredito alguns também podem ter durante a jornada de investimentos...
Já finalizei todo o curso da AUVP, realizei o PIAR e o Diagrama, e estou preenchendo as notas de acordo dentro da ferramenta da AUVP. Eu gostei bastante da teoria da pirâmide invertida que o Raúl explica a qual também estou utilizando.
No momento, minha carteira de ações BR está com 13 ativos, e estou me questionando se estou diversificado ou pulverizado...
Recentemente estava a analizar algumas empresas e estou considerando incluir as mesmas em minha carteira, mas esse sentimento de pulverização acabou sendo reforçado...

No momento, tenho por exemplo 2 bancos, os quais considero os mesmos dentro do setor financeiro, e analisei uma empresa interessante que cogito adicionar a carteira, a qual é do setor de seguridade, um tanto parecido com o setor financeiro também... 
O mesmo ocorreu com o setor de "indústria", já tenho duas empresas desse setor em minha carteira e analisei recentemente uma nova empresa na qual pareceu interessante ser adicionada.

Para outros setores que não tenho ainda na carteira, entendo que seria uma boa adição. Mas ao mesmo tempo, vale a pena ter ao menos uma boa empresa de todos os setores? ou não preciso me preocupar em ter empresas de todos os setores e posso deixar alguns de fora? e adicionando mais uma pergunta, 13 empresas já é um número grande? é pequeno? ou não interessa tanto... 

• Brabo 1

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)
13 minutes ago, André Rashid Yasin disse:

Para outros setores que não tenho ainda na carteira, entendo que seria uma boa adição. Mas ao mesmo tempo, vale a pena ter ao menos uma boa empresa de todos os setores? ou não preciso me preocupar em ter empresas de todos os setores e posso deixar alguns de fora? e adicionando mais uma pergunta, 13 empresas já é um número grande? é pequeno? ou não interessa tanto... 

André, indo direto as perguntas. Não acho que é necessário ter todos os setores numa carteira, prefiro focar em empresas boas que englobam vários setores (mas não todos). 

13 é um número grande?? depende da sua alocação em renda variável. Caso represente um % alto da sua carteira, ainda é pouco. Prefiro avaliar a % que cada ativo representa na carteira do que a quantidade de ativos.

No Brasil a gente tem algumas "jabuticabas" que valem a pena serem usadas, e me refiro ao sistema bancário/financeiro. Eu até tentei, mas achei impossível, vendo os números ano a ano, me prender a 2 ou 3 empresas dessa área. Tenho 3 bancões e 2 seguradoras. Escolha minha, de um fraco que não pode ver empresa dar tanto lucro há mais de 10 anos... kkkk...

Editado por Juliano Batistela Nicoletti
  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
6 horas atrás, André Rashid Yasin disse:

Olá a todos! Estou com uma dúvida que acredito alguns também podem ter durante a jornada de investimentos...
Já finalizei todo o curso da AUVP, realizei o PIAR e o Diagrama, e estou preenchendo as notas de acordo dentro da ferramenta da AUVP. Eu gostei bastante da teoria da pirâmide invertida que o Raúl explica a qual também estou utilizando.
No momento, minha carteira de ações BR está com 13 ativos, e estou me questionando se estou diversificado ou pulverizado...
Recentemente estava a analizar algumas empresas e estou considerando incluir as mesmas em minha carteira, mas esse sentimento de pulverização acabou sendo reforçado...

No momento, tenho por exemplo 2 bancos, os quais considero os mesmos dentro do setor financeiro, e analisei uma empresa interessante que cogito adicionar a carteira, a qual é do setor de seguridade, um tanto parecido com o setor financeiro também... 
O mesmo ocorreu com o setor de "indústria", já tenho duas empresas desse setor em minha carteira e analisei recentemente uma nova empresa na qual pareceu interessante ser adicionada.

Boa noite, @André Rashid Yasin !

Vamos começar reforçando que um número certo, um número mágico de ações não existe. O que você deve se atentar é dois quesitos:

- Quantos ativos você consegue acompanhar? Lembrando que acompanhar os ativos não é abrir um broker ou google e ver a cotação, mas sim ler relatórios, entender os números, avaliar os fundamentos da empresa, etc. E isso vale tanto para ações como para FIIs. Apenas um exemplo hipotético. Se você tiver em sua carteira com 20 ações e 15 FIIs, você terá paciência e tempo para estudar 35 relatórios?

- Quanto mais ativos tivermos em carteira, mais correlação podemos ter entre os ativos e isso tem ônus e bônus. Um ônus é o aumento do risco não sistemático da carteira que é o risco inerente a um ativo ou a um setor como um todo. E quanto mais exposição temos em ativos de um setor, maior será o impacto na nossa carteira pois teremos mais ativos sendo afetados por efeitos adversos daquele setor.

Não existe um problema implícito em não ter todos os setores na carteira. A começar que tem setores que não tem sentido ter como, por exemplo, aviação, varejo e construção civil que tendem a ser problemáticos. Seguindo a metodologia do Santo Graal dos investimentos de Ray Dalio, seria bom uma boa diversificação entre setores. Mas particularmente não vejo como uma obrigação.

Espero que agregue ao tema!

• Aí cê deu aula... 2
  • Criar novo...