Jump to content

Pergunta

Postado

Olá, pessoal.
Na aula 6, módulo 3, o Raul menciona sobre o perigo da hiperinflação em títulos do IPCA+ e eu entendi que o motivo é pelo imposto maior a pagar se houver hiperinflação. Mas levando-se em consideração o TS, TP e o IPCA+, se houver hiperinflação, não seria esse o investimento que mais protegeria nosso patrimônio? 

• Brabo 2

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
1 hora atrás, Sheila Vasconcelos disse:

Olá, pessoal.
Na aula 6, módulo 3, o Raul menciona sobre o perigo da hiperinflação em títulos do IPCA+ e eu entendi que o motivo é pelo imposto maior a pagar se houver hiperinflação. Mas levando-se em consideração o TS, TP e o IPCA+, se houver hiperinflação, não seria esse o investimento que mais protegeria nosso patrimônio? 

Boa noite, @Sheila Vasconcelos !

Olhando do ponto de vista de proteção, sim. Os título indexados ao IPCA+ são os que nos protegem pois eles são corrigidos de acordo com a inflação. Onde estes títulos podem pecar é no ganho de rentabilidade acima da inflação. Isso se deve à dedução no imposto de renda que é incidido sobre o ganho de capital. Quanto maior o ganho, maior o valor a ser deduzido. Dessa forma, o ganho real acima da inflação fica baixo, mas não perdemos nosso poder de compra.

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado

Boa tarde, @Eddy Paulini.
Obrigada pela ajuda e esclarecimento. Mas nesse caso, acredito que ainda possa ser a melhor opção, pois as outras modalidades poderiam até aprensentar uma rentabilidade maior, porém o poder de comprar seria diluído dada a alta da inflação ou não?
Se bem que se a inflaçaõ tiver alta, é pq a taxa de juros pode estar baixa... Na verdade não sei.. rs
Desculpa a insistência, mas entrei no curso por ter inúmeras dúvidas e esse é um assunto complexo pra mim.

• Brabo 1
  • 0
Postado
29 minutes ago, Sheila Vasconcelos disse:

Obrigada pela ajuda e esclarecimento. Mas nesse caso, acredito que ainda possa ser a melhor opção, pois as outras modalidades poderiam até aprensentar uma rentabilidade maior, porém o poder de comprar seria diluído dada a alta da inflação ou não?

Raciocínio certeiro, Sheila! Os títulos indexados ao IPCA já são naturalmente protegidos da inflação, Quaisquer outros títulos, é necessário fazer o desconto da inflação o que pode ocasionar sim perdas maiores em cenários mais catastróficos por assim dizer  😅

Realmente os títulos IPCA+ são os melhores nestes casos.

30 minutes ago, Sheila Vasconcelos disse:

Se bem que se a inflaçaõ tiver alta, é pq a taxa de juros pode estar baixa... Na verdade não sei.. rs

Sim e não  😅

Quando temos uma taxa de juros baixa, abre-se sim margens para o aumento da inflação. 

Mas mesmo com uma taxa de juros elevada, a inflação pode seguir subindo. Pode ser que  taxa de juros em determinado patamar ainda não seja suficiente para conter a inflação ou serve como apoio enquanto tomam-se outras medidas de controle. Vamos nos lembrar que a elevação da taxa de juros é um dos mecanismos de controle da inflação e não o único. 

32 minutes ago, Sheila Vasconcelos disse:

Desculpa a insistência, mas entrei no curso por ter inúmeras dúvidas e esse é um assunto complexo pra mim.

Não tem nada do que se desculpar! Estamos aqui é parar tirar dúvidas mesmo e trocar ideia. Suas dúvidas são pertinentes (na verdade todas as dúvidas aqui na comunidade são válidas e bem vindas) e vamos trabalhar para lhe dar os esclarecimentos  =)

Se tiver mais dúvidas, manda bala Haha

• Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...