Jump to content

Pergunta

Postado

Eu tinha entendido que a reserva tem que ser de liquidez diária e render no mínimo 100% do CDB/CDI, sendo que o tesouro direto não é uma boa opção pq mesmo sendo de liquidez diária pode acontecer  de precisar na sexta e conseguir o resgate apenas na segunda,(D+1) ou em tempos caóticos nem conseguir tirar (foi isso que entendi me corrijam se necessário)

AGR quero mudar para auvp capital porém no BTG tem apenas CDB pós-fixado rendendo 99.5% do CDI

A onde vcs colocam a reserva de vcs?

• Brabo 1

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Por enquanto, a minha está integralmente no Santander (em CDB de liquidez diária do próprio banco, rendendo 100% do CDI).

Eu sei que o recomendável é ter uma parte em espécie para o caso (talvez um pouco extremo) de bloqueio de CPF e/ou de conta corrente, mas eu pulei essa parte porque posso recorrer a parentes próximos num caso desses.

Lembro que numa live mais no início do ano (talvez final do ano passado), o Raul comentou que um CDB de liquidez diária era algo que estava faltando mesmo no BTG, mas que teríamos novidades em março.

Eu tenho acompanhado os avisos aqui na comunidade e, até o momento, não percebi nada a respeito.

Se alguém souber de alguma novidade nesse quesito, ou se por acaso tal CDB já existir e puder compartilhar como contratar/comprar, seria de grande ajuda.

Valeu!

• Brabo 1
  • 0
Postado

Tesouro Selic

Baixíssimo risco (título público do governo)

Liquidez "diária" com resgate em D+1 (você pede hoje e o dinheiro cai no dia útil seguinte)

Em condições normais, é seguro, mas em dias muito voláteis o preço pode oscilar e você pode perder um pouquinho se sacar antes do vencimento.

Pode usar uma parte da reserva, especialmente se for maior e você quiser diversificar um pouco.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Fala Marcio, boa tarde!! 

Cara, acho que pode seguir o que o Raul recomendou na aula, reserva não deve ser considerado para efeitos de investimento, o ideal é deixar em um banco tradicional, visto que tem facilidade em sacar o dinheiro quando bem entender. Pode fazer uma gestão de riscos e avaliar o quanto pode precisar de dinheiro nos próximos meses, isso pode ajudar a alocar esse capital. 

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)
1 hora atrás, Lucas Mateus Fernandes disse:

Eu tinha entendido que a reserva tem que ser de liquidez diária e render no mínimo 100% do CDB/CDI, sendo que o tesouro direto não é uma boa opção pq mesmo sendo de liquidez diária pode acontecer  de precisar na sexta e conseguir o resgate apenas na segunda,(D+1) ou em tempos caóticos nem conseguir tirar (foi isso que entendi me corrijam se necessário)

AGR quero mudar para auvp capital porém no BTG tem apenas CDB pós-fixado rendendo 99.5% do CDI

Considere deixar sua reserva de emergência em mais de um lugar, de modo que um seja um CDB de liquidez diária, que consiga sacar e o dinheiro caia na conta na mesma hora, e o outro seja uma parte menor em um banco grande com agência física que facilite o saque em caso de emergência.

Como sugestão: 
-Deixe parte dela no BTG mesmo (Lá tem CDB com liquidez diária com 100% do CDI também)
-Deixe outra parte em um banco de facil retirada, pra q em caso de emergência você consiga sacar.

No meu caso deixo uma pequena parte no bradesco (pra emergência mesmo, caso de saque urgente), e "o grosso" (como diria nosso presidente) fica no Nubank.

Só complementando aqui a resposta, deixando um print do CDB 100% CDI do BTG.

image.png.f401db84e9db27a154a8975c877a4699.png
Espero ter ajudado.

Editado por Marcelo Ferraz Dos Santos
  • Brabo 1
  • 0
Postado

Oi @Lucas Mateus Fernandes,

Para reserva de emergência, o BeTeGê não se qualifica, pois como não tem agências físicas, fica difícil você "ir lá" resolver o problema, caso precise.  Ideal e se restringir a Itau, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Caixa ou similares.

Quanto ao tesouro selic, é seguro e paga mais de 100% do CDI. Como você mesmo mencionou, não serve para deixar toda a reserva, mas você pode deixar grande parte lá e uma outra parte para eventualmente te socorrer 24x7 no bancão rendendo 100% do CDI.

Quanto à liquidez diária, tenho visto até 104% do CDI no BeTeGê, mas acho que tem que procurar antes das 15hs.  Fique atento só que o prazo do CDB era de 1 ano apenas, então, vai sempre pagar pelo menos 20% de IR sobre a rentabilidade.  Itau eu sei que paga 100% do CDI, mas o prazo do CDB é de 5 anos, assim se o dinheiro ficar "mofando" lá por mais de 2 anos, o IR vai cair para 15% e aí a diferença entre 104% ou 100% some.

• Brabo 2
  • 0
Postado
3 horas atrás, Lucas Mateus Fernandes disse:

Boa tarde, @Lucas Mateus Fernandes

Como os colegas apontaram, cuidado para não confundir a reserva de emergência com investimento. Ela nada mais é do que um valor de fácil acesso para imprevistos e emergências.

Dito isso, não há problema em diversificar ela. A maior parte (eu diria pelo menos uns 50%) deve estar em conta corrente em um bancão varejo com um número abundante de agências físicas espalhadas pelo território nacional.

O resto você pode escolher entre dinheiro físico, Tesouro Selic, Poupança, Caixinha de bancos com liquidez imediata ou diária e/ou CDB de liquidez diária emitido por um bancão (não custodiado. Emitido).

• 0
Postado
3 horas atrás, Lucas Mateus Fernandes disse:

@Lucas Mateus Fernandes

O correto é deixar essa reserva de emergência de forma que você tem acesso a ela de imediato.

Deixa um ou dois meses em dinheiro, bem guardados em casa... uns 4 meses em conta corrente mesmo sem rendimento algum... e o restante dos outros 6 meses, pode até deixar na selic ou cdb de líquidez diária...

Não se arrisca querendo ganhar rendimento com dinheiro de reserva de emergência, pois esse não faz parte dos seus investimentos.

Espero ter ajudado.

• 0
Postado
On 17/04/2025 at 13:30, Lucas Mateus Fernandes disse:

Fala aí Lucas Mateus... Beleza?

• Faça o cálculo do seus custos fixos (Aluguel, Água, Gás) + custos com o seu conforto e de sua família e os multiplique por 6 a 12 meses ou mais (Isso vai depender da maneira como você se relaciona com o seu dinheiro);
  • Na teoria deveríamos montar primeiramente a nossa reserva de emergência antes de começar a investir... mas como é uma missão que dificilmente conseguimos cumprir, o Raul cita que podemos destinar 50% dos nossos investimentos para a reserva de emergência e outros 50% você já pode ir investindo de acordo com o que você for aprendendo nas aulas (caso você já tenha concluído o Módulo 4, não é o meu caso RS!);
  • Monte a sua reserva de emergência nos Bancões aí (Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil) - Facilidade de acesso aos seus recursos;
  • Você não deve se importar com a remuneração da sua reserva de emergência... ela não tem a finalidade de render;
  • Mantenha parte da sua Reserva de Emergência em Cash na sua casa;
  • Mantenha a outra parte da sua Reserva de Emergência na conta corrente.

Espero que eu tenha conseguido contribuir para sua dúvida... Abraço!

• 0
Postado
On 17/04/2025 at 12:30, Lucas Mateus Fernandes disse:

Qualquer banco digital vai lhe oferecer um CDB com rendimento 100% CDI.

• Criar novo...