Jump to content

Pergunta

Postado

Fala pessoal, espero que estejam bem! Eu acabei de terminar o Modulo 3, na aula 14 se confirmou uma suspeita que eu já tinha em relação a fundos de investimentos 😅, lá o Raul comenta sobre até vender se for o caso, aproveitei pra fazer uma analise mais detalhada dos fundos que me foram empurrados a um tempo atrás por um accessor bem intencionado. Me parece que o movimento mais interessante pra mim agora é vender esses ativos e deixar na Selic até terminar o curso e ver onde aportar. Faz sentido? Algum desses fundos faria sentido manter? Queria confirmar se minha leitura está de acordo. Grato, desde já 

CleanShot 2025-04-18 at 18.59.30@2x.png

• Brabo 2
  • Sad 1

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Olá,

no geral como ja foi posicionado por vc mesmo, fundo de investimento raramente valerá a pena.

Aprenda com o erro e bola pra frente. Vc não foi o primeiro a fazer isso , antes de conhecer a AUVP.

Sugestão: entender o pq desse fundo q está com a queda tão expressiva caiu tanto. Não conheço ele.

Os outros, sairia de todos e deixaria no tesouro selic até terminar o curso.

Eu antes do curso estava com várias bombas por falta de conhecimento e de uma metodologia. Vendi grande parte, algumas , como ações, mantive até hoje, pra olhar e aprender com a cagada! Tá lá até hj. 

Mas tem coisas q eu realmente optei por fazer a limpa, mesmo no prejuizo. 

Mas isso é algo muito pessoal. Agora, as outras eu venderia sem pensar 2x.

Pague as taxas pra vc mesmo, invista com seu conhecimento. :)

• Brabo 4
  • 0
Postado
2 horas atrás, Humberto Elias Sousa De Jesus disse:

Fala pessoal, espero que estejam bem! Eu acabei de terminar o Modulo 3, na aula 14 se confirmou uma suspeita que eu já tinha em relação a fundos de investimentos 😅, lá o Raul comenta sobre até vender se for o caso, aproveitei pra fazer uma analise mais detalhada dos fundos que me foram empurrados a um tempo atrás por um accessor bem intencionado. Me parece que o movimento mais interessante pra mim agora é vender esses ativos e deixar na Selic até terminar o curso e ver onde aportar. Faz sentido? Algum desses fundos faria sentido manter? Queria confirmar se minha leitura está de acordo. Grato, desde já 

Rapaz, eu não conheço nenhum, mas só pelas taxas de ADM e performance abusivas, eu já cairia fora.

Mas vi que tem um que vc tá levando uma porrada grande, esse aí teria que avaliar melhor o que tá acontecendo, mas os demais eu sairia só pelas taxas absurdas...mas pode ter algum bom aí pelo meio... hehehehe

• Brabo 3
  • 0
Postado
12 horas atrás, Humberto Elias Sousa De Jesus disse:

Bom dia Humberto

Realmente isso é coisa de outro mundo!!!

Precisa verificar quais as possíveis taxas aplicadas para sua saída destes fundos, afinal perder nunca é agradável.

Os fundos que estão no "positivo" avalie e se não perder muito para as taxas compensaria sair o quanto antes.

Agora este Versa me preocupa, foi muita desvalorização, precisa verificar o que houve, analisar a fundo os motivos e se for o caso, assumir o prejuízo, e cair fora. Afinal está "quase tudo perdido" (cerca de 80% de desvalorização)

Espero ter ajudado 2 centavinhos. Como diria @Raul vá e não peques mais!!

• Brabo 2
  • 0
Postado
12 horas atrás, Humberto Elias Sousa De Jesus disse:

Bom dia, @Humberto Elias Sousa De Jesus !

Apenas complementando nossos amigos.

Veja se os fundos possuem condições de saída. As vezes, mesmo assumindo algum prejuízo saindo dos fundos pode compensar. Muito melhor ter um dinheiro bem alocado do que um dinheiro mal alocado mesmo supostamente rendendo. Já vi alguns dos fundos que você possui aí e são de investimentos em cotas de outros fundos. Isso é péssimo. Além disso, aqui vai um detalhe que muitas vezes passa despercebido. Estes fundos que possuem uma cadeia de come cotas e de taxas de administração (fundos que investem em outros fundos que podem investir em outros fundos e assim por diante) tem a rentabilidade muito deduzida. Em outras palavras, as rentabilidades que vemos nos gráficos dos fundos é a bruta e não a real, pois eles normalmente não consideram essas deduções.

Espero que ajude!

• Brabo 3
  • 0
Postado

Senhores muito obrigado!

Realmente essa comunidade é top. Agradeço as informações e respostas de todos. Irei fazer como sugerido e vender todos os positivos por agora, eles são fundos antigos, ultimo aporte foi em 2021. Em relação ao Versa Tracker ele ia bem, mas mudaram totalmente a distribuição na pandemia e foi ladeira abaixo. As vezes ele reage um pouco e como já dei como dinheiro "perdido" vou dar uns 2 meses pra ver se sobe um pouco mais, depois disso foi vender também. Ficou o aprendizado e bola pra frente

• Brabo 2
  • 0
Postado
On 19/04/2025 at 07:59, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Humberto Elias Sousa De Jesus !

Apenas complementando nossos amigos.

Veja se os fundos possuem condições de saída. As vezes, mesmo assumindo algum prejuízo saindo dos fundos pode compensar. Muito melhor ter um dinheiro bem alocado do que um dinheiro mal alocado mesmo supostamente rendendo. Já vi alguns dos fundos que você possui aí e são de investimentos em cotas de outros fundos. Isso é péssimo. Além disso, aqui vai um detalhe que muitas vezes passa despercebido. Estes fundos que possuem uma cadeia de come cotas e de taxas de administração (fundos que investem em outros fundos que podem investir em outros fundos e assim por diante) tem a rentabilidade muito deduzida. Em outras palavras, as rentabilidades que vemos nos gráficos dos fundos é a bruta e não a real, pois eles normalmente não consideram essas deduções.

Espero que ajude!

Boa noite, @Eddy Paulini.
Aproveitando o gancho do colega... Eu fiquei com bastante dúvidas em relação a essa aula... Tem algum material aqui na comunidade que explica de forma desenhada o que seria de fato esse come-cotas?
Sobre as taxas, elas são anuais? A principal desvantagem são as taxas dos fundos que estão no fundo principal investido?

• Brabo 1
  • 0
Postado
29 minutes ago, Sheila Vasconcelos disse:

Boa noite, @Eddy Paulini.
Aproveitando o gancho do colega... Eu fiquei com bastante dúvidas em relação a essa aula... Tem algum material aqui na comunidade que explica de forma desenhada o que seria de fato esse come-cotas?
Sobre as taxas, elas são anuais? A principal desvantagem são as taxas dos fundos que estão no fundo principal investido?

Boa noite, @Sheila Vasconcelos !

Nos fundos de investimento de renda fixa e multimercado existe uma mecânica de antecipação do pagamento do IR que é o que chamamos de come cotas. Nos meses de maio e novembro, esse imposto é cobrado diminuindo o número de cotas do investidor (como se pagamento do imposto fosse feito através dessa diminuição da quantidade de cotas), mesmo sem ele ter efetuado um resgate. Essa seria uma das desvantagens, se não a maior desvantagem em se investir em fundos de investimento, já que com esta diminuição do seu montante aportado trás como consequência a diminuição do efeito dos juros compostos.

Além disso, as taxas de administração e de performance quando houver, também prejudicam a rentabilidade obtida nos fundos. E isso soma-se quando falamos que os fundos tem benchmarks (metas) para serem almejadas. O problema é que normalmente os fundos performam abaixo dessas metas e não por isso as taxas de administração deixam de existir.

Espero que tenha ficado claro!

• Criar novo...