Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite, tudo bem?

Estou assistindo a aula sobre marcação a mercado Modulo 3 aula 7 e quando o Raul apresenta o gráfico com os valores do seu Tesouro Prefixado 2029 notamos que o valor real atingiu o pico em 30/01/2024 onde segundo o site do bcb a taxa selic vigente naquele momento era de 11,65. No entanto em 09/05/2024 a taxa caiu ainda mais para 10,40. Sabendo disso não entendi porque o pico foi em janeiro quando a taxa teoricamente estava mais alta do que em maio quando a taxa caiu ainda mais. Na minha cabeça seguindo a analogia da gangorra amplamente usada nas explicações o pico não deveria ser em maio com a taxa ainda mais baixa da selic?

Imagem 1: print do gráfico de valor real e teórico

Imagem 2: print do bcb com a taxa nas duas datas que pontuei

Screenshot 2025-04-20 at 23.30.11.png

Screenshot 2025-04-20 at 23.30.29.png

• Brabo 1

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Bom dia meu querido!

Basicamente, é o mercado precificando a queda e a alta antes delas acontecerem, o mesmo que acontece com todos os ativos do mercado financeiro.

Quando o mercado começou a prever estabilidade os títulos seguiram uma constante. E quando o bc e governo deram sinais de que a selic ia voltar a subir as taxas já começaram a cair antes mesmo da selic voltar a subir de fato.

Algum moderador vai te explicar isso mais tecnicamente eu creio. 😁

espero ter ajudado pelo menos um pouquinho.

• Brabo 2
  • 0
Postado
On 20/04/2025 at 23:33, Marcelo Vilas Boas Correa Filho disse:

notamos que o valor real atingiu o pico em 30/01/2024 onde segundo o site do bcb a taxa selic vigente naquele momento era de 11,65. No entanto em 09/05/2024 a taxa caiu ainda mais para 10,40. Sabendo disso não entendi porque o pico foi em janeiro quando a taxa teoricamente estava mais alta do que em maio quando a taxa caiu ainda mais. Na minha cabeça seguindo a analogia da gangorra amplamente usada nas explicações o pico não deveria ser em maio com a taxa ainda mais baixa da selic?

🎯 O preço do prefixado depende da "curva de juros futura", não da Selic atual

• A "Selic atual" (por exemplo, 10,40% em maio) é apenas o juros do momento.
  • O que mexe no preço dos títulos é a expectativa de juros futuros (os juros de mercado negociados no DI futuro, NTN-F etc).
  • Se o mercado acredita que a Selic vai cair mais ou menos nos próximos meses/anos, o preço dos prefixados sobe ou desce.
  • Brabo 1
  • Criar novo...