Jump to content

Pergunta

Postado

Tenho uma duvida, se o BC regula os empréstimos oferecidos pelos bancos e instituições financeiras, não seria mais fácil restringir as ofertas de novos créditos por eles ao invés de subir a selic para tentar causar o mesmo efeito e muitas vezes tendo o governo jogando contra?

• Brabo 1

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
On 21/04/2025 at 19:06, Bruno Souza#5279 disse:

Tenho uma duvida, se o BC regula os empréstimos oferecidos pelos bancos e instituições financeiras, não seria mais fácil restringir as ofertas de novos créditos por eles ao invés de subir a selic para tentar causar o mesmo efeito e muitas vezes tendo o governo jogando contra?

Bom dia, @Bruno Souza#5279 !

Na minha opinião essa resposta não é tão simples assim. O efeito de restringir crédito pode gerar mais consequências. A começar que este é um dos principais meios de capitação de valores das instituições financeiras. Fazer uma restrição, poderia impactar não somente o banco em si em gerar suas receitas e lucros como mexer no aquecimento do mercado. Por mais que uma decisão assim impacte os bancos diretamente, os efeitos respingam em outros lugares. Um aumento da taxa de juros no meu entendimento faz um controle maior da economia como um todo e não apenas em alguma das pontas.

Entendo que o Banco Central como sendo uma instituição mais independente, ele busca um equilíbrio entre todas as pontas, tanto das instituições como do governo.

• Criar novo...