Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia, galera! Espero que estejam bem

Tenho como uma das perguntas no diagrama do cerrado para FII's a pergunta "Os imóveis desse Fundo Imobiliário estão localizados em regiões nobres?"
Mas tenho alguns fundos de papel e na hora de marcar como sim ou não, fico perdido se marco ou não, pois se eu deixo de marcar, a FII pontua menos e na hora do novo aporte, não tem a mesma prioridade das outras, o que acham? 

• Brabo 3

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
14 minutes ago, Juliano Mello disse:

Tenho como uma das perguntas no diagrama do cerrado para FII's a pergunta "Os imóveis desse Fundo Imobiliário estão localizados em regiões nobres?"
Mas tenho alguns fundos de papel e na hora de marcar como sim ou não, fico perdido se marco ou não, pois se eu deixo de marcar, a FII pontua menos e na hora do novo aporte, não tem a mesma prioridade das outras, o que acham? 

marca como não, pois o diagrama vai te direcionar para fiis mais estáveis e com maior estabilidade, Fiis de papel é divida que corre risco de calote causando uma instabilidade, por isso

• Brabo 1
  • 0
Postado
40 minutes ago, Juliano Mello disse:

Boa tarde, @Juliano Mello !

O ideal é não considerar diretamente a pergunta se ela é compatível ou não com um FII de papel. 

O melhor é fazer a análise do FII de papel a parte. Quando falamos de FIIs de papel são sim diferentes dos FIIs de tijolo mas que no fim das contas acabam por ter uma análise semelhante ao que fazemos na renda fixa em vista que FIIs de papel investem em CRIs. Em outras palavras, avaliamos o risco do portfólio de títulos.

Para transpor isso ao diagrama em vista que as perguntas nele focam FIIs de tijolo, temos basicamente duas formas de proceder:

1 - cria-se perguntas duplas para responder também sobre os FIIs de papel. Por exemplo, "Vacância Física inferior a 5,00%? / Possui portfólio com indexadores diversificados?"

ou 

2 - avalia-se os FIIs por fora assim como fazemos na renda fixa elencando os critérios que julga importante e vai marcando perguntas como sim independente do que esteja escrito nelas até chegar a uma nota desejada para o ativo.

Espero que ajude!

• 0
Postado

@Juliano Mello se me permite uma sugestão complementando um pouco a resposta dos outros colegas que comentaram, o fundo de papel ele é um tipo de fundo muito complexo de ser analisado segundo o próprio Raul, que recentemente fez um vídeo sobre esses fundos, vale a pena dar uma conferida:

Ele explica justamente a questão dos fundos de papel.. mas como o intuito do seu tópico é ter perguntas específicas para o fundo de papel, tenho 2 perguntas que eu elaborei para um estudo no diagrama:
Eu faço uma terceira pergunta que no caso ela já é para ter um grau de risco já computado (penalizando o fundo de papel justamente pelo fator risco):

O fundo é de tijolo?
O fundo de papel possui diversificação nos CRIs? (Número de emissores, setores, regiões)
O fundo de papel possui LTV < 70%? 

Acho que esse último é fundamental para avaliar grande parte dos riscos do fundo de papel. Particularmente acho o LTV 70% muito elevado.. é considerado "arriscado"... e se fosse "EU" avaliando, eu optaria por um fundo que tivesse no máximo ai 50% de alavancagem sob o patrimônio, dessa forma e entre 40-50% é algo "normal" pelo mercado, então de qualquer forma acho bom você dar uma conferida nesses fatores. Existe também uma classificação dos riscos envolvendo os CRIs...mas como eu comentei anteriormente.. você precisa entender o que está fazendo.

Espero que tenha contribuído um pouco.

• Criar novo...