Jump to content

Pergunta

Postado

Eu terminei o curso, eu tenho meu dinheiro todo no selic enquanto estudava, agora que terminei, defini um % para colocar em renda fixa, coisa de 150 mil reais mais ou menos. A Pergunta:

Estou tentado a colocar isso nesses titulos do master, seja pre fixado 18,80 A.A e IPCA+12%, mas não sei em que proporção fazer isso. Entendo que não há problema colocar tudo isso no master na minha renda fixa uma vez que atualmente é oque está pagando mais e tenho assegurado pelo FGC até 250 mil, opiniões?

Obrigado.

• Brabo 1

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
8 minutes ago, Renato Alexandre Silveira disse:

Eu terminei o curso, eu tenho meu dinheiro todo no selic enquanto estudava, agora que terminei, defini um % para colocar em renda fixa, coisa de 150 mil reais mais ou menos. A Pergunta:

Estou tentado a colocar isso nesses titulos do master, seja pre fixado 18,80 A.A e IPCA+12%, mas não sei em que proporção fazer isso. Entendo que não há problema colocar tudo isso no master na minha renda fixa uma vez que atualmente é oque está pagando mais e tenho assegurado pelo FGC até 250 mil, opiniões?

Obrigado.

Oi Renato,

Existem várias camadas aqui na sua pergunta, hehehe. Vou tentar ajudar em dois pontos.

1) Valor do investimento.

Você disse que tem R$ 150 mil para investir. Você pretende investir tudo de uma vez, ou pretende fazer aos poucos? Esta pergunta é relevante e deve ser respondida considerando-se o seu aporte mensal "normal". Ou seja, se você investe R$ 1.500 por mês, talvez não seja uma boa colocar todos estes R$ 150 mil de uma vez só, já que haveria uma discrepância enorme entre o que você tiraria do Tesouro e seus próximos investimentos nos meses seguintes. Por outro lado, se você vai investir R$ 50 mil todo mês, a diferença já não seria tão grande, ou seja, o impacto seria bem menor.

2) Tipos de títulos.

Você precisa identificar, na sua visão, qual o melhor título atualmente considerando-se o contrafluxo. Eu, pessoalmente, considero que títulos prefixados levam um pouco de vantagem em relação ao IPCA+, pelo menos considerando-se um horizonte de 3-5 anos. Mas para mais do que isso, eu já acho que os títulos vinculados ao IPCA têm vantagens. Não é recomendação, mas apenas minha visão.

Se eu estivesse no seu lugar (e deixando de lado o que coloquei no ponto 1 acima), antes de dividir nos tipos de títulos, eu dividiria conforme a minha estratégia: quanto eu iria querer em "curto/médio" prazo (até uns 5 anos), e quanto eu iria querer em "médio/longo" prazo (acima de 5 anos)? E a partir daí dividiria as porcentagens conforme esta estratégia.

Ou seja, não há muito como dizer "invista X% em pre e Y% no IPCA+" porque isso varia de pessoa para pessoa. Mas espero ter ajudado em relação ao raciocínio.

3) Bônus: FGC.

Entendo que você está "semi-correto" no raciocínio do FGC. Considerando-se estes R$ 150 mil e considerando-se o prazo de 4 anos (que é o prazo de "reset" da garantia do FGC), se você pegar o prefixado a 18,80% ao ano, você terá quase R$ 300 mil após estes 4 anos.

image.png.73b80e6b68e59f3d4bebe2eabf077e72.png

Na verdade, você começaria a correr riscos após o 3º ano, porque aí os rendimentos excederiam os R$ 250 mil:

image.png.3268f9408bd2185b4a09cdb94f24cc88.png

Então assim, cuidado quando for investir, porque se o prazo for maior, você poderia ter problemas e perder o que exceder os R$ 250 mil.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado

Po ajudou demais, vou planejar baseado em qual seria o valor no resgate. Não esse é meu aporte inicial e o maior porque é o dinheiro que juntei para colocar em renda fixa. depois vou seguir aportando de acordo com o diagrama cerca de 2,5k por mes. Eu não tenho objetivo de curto ou médio prazo que não seja acumular patrimonio com esta parte de renda fixa

• Criar novo...