Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde pessoal! Desde quando vim pro BTG eu já ativei o aluguel de ações mas nunca entendi 100% o funcionamento de algumas coisas e queria tirar essa duvida com vcs =) Obg desde já!!

1. Pq de todas as ações que eu tenho a única que eventualmente é alugada é a ABEV3 ? Preciso autorizar individualmente cada ação?
  2. Como funciona em relação à quantidade alugada ? por exemplo, o limite é diário ? Supondo que eu tenha 200 ações, podem vir a ser alugadas as minhas ações 200x/dia ?
  3. Vejo no painel data da operação e data de vencimento. Isso é o tempo que a ação ficará alugada ? então se alugam 50 por 1 mês eu só teria + 150 pra alugar ? 
  4. O que é taxa ano ? e pq ela varia mesmo sendo a mesma ação ? Imagino que quanto mais melhor certo ?
  5. O que é o preço de referência ? e pq ele ficou "travado" em 14,04 para todas as operações ? meu preço médio não é esse e a ação tb possui valor diferente em cada data... O que seria valor de repasse ? eu recebo quando chega na data de vencimento ?image.png.428a13c762a57d62bbd110232c8d2e8e.png
  • Brabo 1

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado

Boa tarde, @Alexandre Rocha Albino !

2 horas atrás, Alexandre Rocha Albino disse:

Pq de todas as ações que eu tenho a única que eventualmente é alugada é a ABEV3 ? Preciso autorizar individualmente cada ação?

Não. Quando ativamos o aluguel de ações, todas as ações ficam passíveis de aluguel. Aí é esperar que a ação seja procurada e alugada por outros investidores. Existem ações que tem mais chances pois envolvem mais o trade e outras nem tanto.

É questão de esperar mesmo.

Como funciona em relação à quantidade alugada ? por exemplo, o limite é diário ? Supondo que eu tenha 200 ações, podem vir a ser alugadas as minhas ações 200x/dia ?

Quando as ações são alugadas é formado um contrato de aluguel. Este contrato vai indicar quantas ações o tomador pegou da sua carteira como doador e o contrato também vai ter um período de vigência.

Por exemplo: eu sou trader e quero alugar ações de SARD3. Vi que você tem 1000 ações, mas eu quero fazer  catira com 600 cotas por um período de 40 dias. Ou seja, fico 600 cotas suas, você agora tem 400 ainda disponíveis para algum outro doido pegar elas e daqui a 40 dias eu te devolvo essas 600 que peguei.

Vejo no painel data da operação e data de vencimento. Isso é o tempo que a ação ficará alugada ? então se alugam 50 por 1 mês eu só teria + 150 pra alugar ? 

Sim, é o período do contrato conforme explicado anteriormente.

O que é taxa ano ? e pq ela varia mesmo sendo a mesma ação ? Imagino que quanto mais melhor certo ?

Sim, é a taxa que foi aplicada sobre o contrato. E quanto maior, melhor.

O que é o preço de referência ? e pq ele ficou "travado" em 14,04 para todas as operações ? meu preço médio não é esse e a ação tb possui valor diferente em cada data... O que seria valor de repasse ? eu recebo quando chega na data de vencimento ?

Foi o preço auferido por cota para se medir o volume negociado. Não tenho certeza, mas salvo engano é uma média dos valores negociados no dia anterior ao aluguel. Mas em resumo, vai interferir apenas como volume negociado para se aplicar taxas. Por exemplo: 50 cotas a R$ 14,14 cada uma, temos um contrato de aluguel de R$ 707.

O valor de repasse será o valor que será contabilizado para se gerar as remunerações e taxas para serem pagas ao doador e à corretora por ter feito o intermédio do aluguel. Normalmente ele é calculado no fim do contrato.

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...