Guilherme Wasem Postado 2 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 2 de Agosto de 2022 Bom dia, pessoal, tudo bem com vocês? Ontem na live acabei não conseguindo tirar minha dúvida sobre imobiliário, se alguem se sentir a vontade pra me responder e oferecer sua opinião, ficaria agradecido. Minha esposa e eu morávamos numa casa pequena e resolvemos dar ela de entrada num apê. Como a grana não era suficiente, financiamos os 215mil restantes numa cooperativa de crédito, em 360 meses, no sistema SAC e taxa pós fixada (olha a merda) atrelada à poupança + TR. Como é um financiamento pós fixado, e com a alta da SELIC, o financiamento extrapolou nossos limites e tivemos que sair da zona de conforto. Como sou contador, resolvi me cadastrar nos Tribunais de Justiça pra realizar trabalhos periciais na minha área de atuação, e acabei descobrindo uma nova paixão que vai me tirar da CLT no médio prazo. Acontece que essa renda extra ainda não é recorrente, e a parcela do financiamento hoje é muito maior (e volátil, já que SELIC e TR estão oscilando freneticamente) que um aluguel razoável na cidade onde moro. Já fizemos alguns abatimentos, e em menos de 2 anos abatemos +/- 25\% da dívida, mas mesmo assim a parcela consome nossa capacidade de investir. Temos uma renda média de 4500, e a parcela é na casa dos 2000~2200. Raul Sena e colegas, na força do ódio sei que conseguiremos pagar esse financiamento em menos de 8 anos, mas acredito que a venda desse imóvel seria a opção mais inteligente. Compartilham desse pensamento? Sim, o imóvel ja está a venda, interessados em morar em MG podem me procurar no privado! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Renzo Nogueira Margotto Postado 2 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 2 de Agosto de 2022 Guilherme Antonio Wellington Wasem As taxas de financiamento de imóveis são assim mesmo... As outras opções provavelmente seriam INCC ou CUB, tudo pós fixado... Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Flavio Prado Postado 2 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 2 de Agosto de 2022 Guilherme Antonio Wellington Wasem quanto está dando ao ano a taxa? Uma opção seria verificar a possibilidade de uma portabilidade do financiamento para conseguir condições melhores. Com relação à venda, como você disse, com os níveis atuais da Selic, a correção da parcela ficou pesada e fez com que o aluguel ficasse mais barato que a parcela, porém vale analisar que em um futuro próximo (ou nem tanto rsrsrsrs) que a Selic baixe, e aí a correção do aluguel pode fazer com que o valor do aluguel passe a ser maior que o valor da parcela do financiamento. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gilson Dos Santos Leite Postado 2 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 2 de Agosto de 2022 Sinceramente eu não sei se a melhor opção é vender, você já pagou uma boa parte do juros, se em 8 anos você consegue quitar, porém você tem que analisar bem isso aí, eu tentaria conseguir uma renda extra, para pode pagar isso mais rápido e começar a investir, você terá problemas esses 8 anos, mas se conseguir pagar antes morar em uma casa própia pode ser até bom, como o Raul Sena falou no vídeo do segundo módulo, mas talves alguém mais experiente possa te aconselhar melhor Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
James Da Silva Desiderio Postado 11 de Agosto de 2022 Compartilhar Postado 11 de Agosto de 2022 Com a venda voce quita a divida e lhe sobra quanto para investir. Falta 8 anos para quitar mas e sua saude mental, com essa divida alta moendo o casal. Hoje, estou em uma cidade que estava vendo imoveis, estão querendo 300k em imovel pequeno, e consegui alugar um lugar top por 1200. Se pegar os 300k colocar em FII pode conseguir 3k, logo conseguesse morar bem e ainda sobra 1800. Vejo se para ti não compensa um recomenço. Outra opção é ir morar na casa do sogro e alugar sua casa né! O golpe ta ai... =D Minha regra é não sofrer por boleto, prefiro adaptar minha vida e recomeçar com custo baixo e ir evoluindo, que sofrer num padrão pensando todo dia no boleto a ser pago. Então, comendo se conseguir quitar a divida e ainda sobrar uns 100k de grana, vende. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts