Jump to content

Financiamento imobiliário comprometendo a capacidade de investir


Recommended Posts

Bom dia, pessoal, tudo bem com vocês?
Ontem na live acabei não conseguindo tirar minha dúvida sobre imobiliário, se alguem se sentir a vontade pra me responder e oferecer sua opinião, ficaria agradecido.
Minha esposa e eu morávamos numa casa pequena e resolvemos dar ela de entrada num apê. Como a grana não era suficiente, financiamos os 215mil restantes numa cooperativa de crédito, em 360 meses, no sistema SAC e taxa pós fixada (olha a merda) atrelada à poupança + TR.
Como é um financiamento pós fixado, e com a alta da SELIC, o financiamento extrapolou nossos limites e tivemos que sair da zona de conforto. Como sou contador, resolvi me cadastrar nos Tribunais de Justiça pra realizar trabalhos periciais na minha área de atuação, e acabei descobrindo uma nova paixão que vai me tirar da CLT no médio prazo.
Acontece que essa renda extra ainda não é recorrente, e a parcela do financiamento hoje é muito maior (e volátil, já que SELIC e TR estão oscilando freneticamente) que um aluguel razoável na cidade onde moro. Já fizemos alguns abatimentos, e em menos de 2 anos abatemos +/- 25\% da dívida, mas mesmo assim a parcela consome nossa capacidade de investir. Temos uma renda média de 4500, e a parcela é na casa dos 2000~2200.
Raul Sena e colegas, na força do ódio sei que conseguiremos pagar esse financiamento em menos de 8 anos, mas acredito que a venda desse imóvel seria a opção mais inteligente. Compartilham desse pensamento?
Sim, o imóvel ja está a venda, interessados em morar em MG podem me procurar no privado!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Guilherme Antonio Wellington Wasem quanto está dando ao ano a taxa? Uma opção seria verificar a possibilidade de uma portabilidade do financiamento para conseguir condições melhores. Com relação à venda, como você disse, com os níveis atuais da Selic, a correção da parcela ficou pesada e fez com que o aluguel ficasse mais barato que a parcela, porém vale analisar que em um futuro próximo (ou nem tanto rsrsrsrs) que a Selic baixe, e aí a correção do aluguel pode fazer com que o valor do aluguel passe a ser maior que o valor da parcela do financiamento.
Link para compartilhar
Share on other sites

Sinceramente eu não sei se a melhor opção é vender, você já pagou uma boa parte do juros, se em 8 anos você consegue quitar, porém você tem que analisar bem isso aí, eu tentaria conseguir uma renda extra, para pode pagar isso mais rápido e começar a investir, você terá problemas esses 8 anos, mas se conseguir pagar antes morar em uma casa própia pode ser até bom, como o Raul Sena falou no vídeo do segundo módulo, mas talves alguém mais experiente possa te aconselhar melhor
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 semanas depois...
Com a venda voce quita a divida e lhe sobra quanto para investir. Falta 8 anos para quitar mas e sua saude mental, com essa divida alta moendo o casal. Hoje, estou em uma cidade que estava vendo imoveis, estão querendo 300k em imovel pequeno, e consegui alugar um lugar top por 1200. Se pegar os 300k colocar em FII pode conseguir 3k, logo conseguesse morar bem e ainda sobra 1800. Vejo se para ti não compensa um recomenço. Outra opção é ir morar na casa do sogro e alugar sua casa né! O golpe ta ai... =D Minha regra é não sofrer por boleto, prefiro adaptar minha vida e recomeçar com custo baixo e ir evoluindo, que sofrer num padrão pensando todo dia no boleto a ser pago. Então, comendo se conseguir quitar a divida e ainda sobrar uns 100k de grana, vende.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...