Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde, pessoal! Tudo bem?

Durante estes dias estava estudando a fundo algumas ações que gostei muito dos indicadores fundamentalistas e que, em sua maioria, se mostraram sólidas e perenes. No entanto, como sou iniciante no assunto, estou com medo de ter deixado algo despercebido e que pode prejudicar um pouco minha carteira futuramente.

Segue abaixo como ficou a composição da carteira:

BASE (75%)

• BPAC11 (nota 12 de 12 no meu Diagrama) - 13,9% da carteira
  • WEGE3 (nota 12 de 12 no meu Diagrama) - 13,6% da carteira
  • ITSA4 (nota 10 de 12 no meu Diagrama) - 11,5% da carteira
  • PSSA3 (nota 10 de 12 no meu Diagrama) - 11,2% da carteira
  • ODPV3 (nota 10 de 12 no meu Diagrama) - 11,5% da carteira
  • EGIE3 (nota 6 de 12 no meu Diagrama) - 6,8% da carteira
  • SAPR11 (nota 6 de 12 no meu Diagrama) - 6,7% da carteira

MEIO (21%)

• VIVA3 (nota 6 de 12 no meu Diagrama) - 6,9% da carteira
  • RANI3 (nota 4 de 12 no meu Diagrama) - 4,6% da carteira
  • PRIO3 (nota 4 de 12 no meu Diagrama) - 4,6% da carteira
  • INTB3 (nota 4 de 12 no meu Diagrama) - 4,5% da carteira

TOPO (4%)

• SLCE3 (nota 2 de 12 no meu Diagrama) - 2,3% da carteira
  • RDOR3 (nota 2 de 12 no meu Diagrama) - 2,1% da carteira

Composição da carteira por setor

image.png.e9f1cc2dfc58187e99f8ec54e5565780.png

Alguém poderia me dar uma opinião sobre o que achou da carteira?

Quero terminar a validação das ações para começar a estudar os FII`s, REITS e ETF`s.

• Brabo 3

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
20 minutes ago, Vinicius Romero De Oliveira disse:

Durante estes dias estava estudando a fundo algumas ações que gostei muito dos indicadores fundamentalistas e que, em sua maioria, se mostraram sólidas e perenes. No entanto, como sou iniciante no assunto, estou com medo de ter deixado algo despercebido e que pode prejudicar um pouco minha carteira futuramente.

BASE (75%)

MEIO (21%)

TOPO (4%)

Quero terminar a validação das ações para começar a estudar os FII`s, REITS e ETF`s.

Achei uma excelente carteira, muito bem deifnida e os ativos de muita qualidade tbm.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

@Marcio Rogerio Da Silva Essa é só a carteira de ações nacionais kk

Não coloquei o restante na publicação para não ficar muita informação.

Vou dividir da seguinte forma:

• Renda Fixa - 40% (vou tentar pegar alguns pré-fixados com vencimento mais longo, mesmo que esteja um pouco abaixo da selic hoje)
  • Ações Nacionais - 23% (totaliza 30% em renda variável nacional somando com os FII`s)
  • Ações Internacionais - 18% (totaliza 25% em renda variável internacional somando com os REITS)
  • Reits - 7%
  • FII`s - 7%
  • Cripto - 5% (apenas em BTC)

O que acha?

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

@Artur Barbosa É uma empresa com IPO recente na bolsa, portanto, não foi testado ao longo do tempo para tirarmos uma boa conclusão sobre a resiliência do ativo.

A empresa vem apresentando bons números nos últimos anos, mas quando fazemos um recorte um pouco maior, ela não apresentava bons resultados (ROE e alavancagem).

1 - ROE historicamente maior que 10%? (Últimos 5 anos). - Não atende;

2- CAGR superior a 5% nos últimos 5 anos? - Atende;

3 - A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? - Atende;

4 - Tem mais de 30 anos de mercado? - Atende;

5 - É líder nacional ou mundial no setor em que atua? Atende;

6 - O setor em que a empresa atua é perene? Atende;

7 - A empresa é uma BLUE CHIP? Não atende;

8 - A empresa tem uma boa gestão? Não atende (bem gerida, mas já teve escândalo de corrupção, portanto, há um risco);

9 - A empresa teve lucro nos últimos 10 anos ou desde início do IPO (se menor que 10 anos)? Atende;

10 - Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos? Atende;

11 - A empresa tem 100% de TAG Along? Atende;

12 - IPO foi feito há mais de 10 anos? Não atende.

Este foram os critérios que estabeleci para todas as empresas da carteira que desenhei, ou seja, não menti o Diagrama kkk Vale lembrar que estes foram critérios que achei válido para mim, alterei algumas questões.

Eu acredito que ela é uma aposta que pode trazer um grande retorno, mas ainda assim é bem arriscada versus as outras ações que tenho em carteira.

Editado por Vinicius Romero De Oliveira
  • Brabo 2
  • 0
Postado
18 horas atrás, Vinicius Romero De Oliveira disse:

BASE (75%)

MEIO (21%)

TOPO (4%)

Achei a carteira top sim, 
pergunta sincera, como vc faz para analisar todos os ativos? é de ano a ano ?
pq 13 so no brasil fora as outras classes de ativos,
deve dar um trabalho danado, tu so acompanha por site de analise ou faz buscas mais profundas?

não to querendo te indagar ou ir contra seu raciocinio so queria ver o modo para aplicar em minha carteira 

depois que fiz o curso tenho algumas empresas que quero adicionar na carteira mas to com receio de ficar muita coisa para estudar 

• 0
Postado

@Fabio Augusto De Araujo Os outro ativos ainda não comecei a pesquisar, mas estes 13 deram um belo trabalho.

Alguns foram até que tranquilos como Itausa, WEG, BTG, Porto Seguro, porque são empresas muito sólidas. Agora as empresas do meio e base eu utilizei o ChatGPT, fiz a análise do RI, vi alguns sites e vídeos de análises.

Enfim, fui pegando informacões de vários lugares diferentes e comparando com o RI da empresa. A maior parte estava conversando muito bem, só encontrei algumas divergências, que no caso segui com a informacão do RI.

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Fabio Augusto De Araujo disse:

Achei a carteira top sim, 
pergunta sincera, como vc faz para analisar todos os ativos? é de ano a ano ?
pq 13 so no brasil fora as outras classes de ativos,
deve dar um trabalho danado, tu so acompanha por site de analise ou faz buscas mais profundas?

não to querendo te indagar ou ir contra seu raciocinio so queria ver o modo para aplicar em minha carteira 

depois que fiz o curso tenho algumas empresas que quero adicionar na carteira mas to com receio de ficar muita coisa para estudar 

só dando um pitaco. Há empresas que basta vc analisar o anual, 4 a 5 gráficos com as informações principais e pronto. Pra essas "jóias da carteira" não se usa 5 minutos. Para outros 10 estourando. No mais é ficar ligado com noticias pelo ano todo, principalmente quando a empresa começa a se meter em rolo.

Eu tenho mais de 20 ações nacionais e próximo a 18 FIIS. Nunca deixei de adicionar algum ativo por achar que não vou ter tempo, 1 sabado vc mata todas as empresas viáveis no Brasil.

• Brabo 1
  • 0
Postado
47 minutes ago, Juliano Batistela Nicoletti disse:

só dando um pitaco. Há empresas que basta vc analisar o anual, 4 a 5 gráficos com as informações principais e pronto. Pra essas "jóias da carteira" não se usa 5 minutos. Para outros 10 estourando. No mais é ficar ligado com noticias pelo ano todo, principalmente quando a empresa começa a se meter em rolo.

Eu tenho mais de 20 ações nacionais e próximo a 18 FIIS. Nunca deixei de adicionar algum ativo por achar que não vou ter tempo, 1 sabado vc mata todas as empresas viáveis no Brasil.

eu concordo, empresas gigantescas eu vou direto no grafico de receita x lucro liquido, pois sei que os fundamentos nao mudam do dia pra noite e quando mudam, explode de noticias em todo canto.

se no ultimo trimestre o lucro foi bonito, eu sei que ela nao vai falir nos proximos 3 meses.

vc acaba q vai otimizando a analise e fora q no carro to sempre ouvindo o yt entao geralmente eu escuto as analises de RI e com isso vamos acompanhando tudo o q temos

sou desses tb q tem uma kctada de ativos, pois minha estrategia eh ter um % mto baixo de cada ativo representando o total da carteira,

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Juliano Batistela Nicoletti disse:

caraca é pensando nisso é deve ser mais simples quando a empresa é boa e não rola muita coisa né 

mas 20 açoes e 18 fii n tenho nem espaço pra por na minha planilha hahahha

• HAHAHAHA 1
  • Criar novo...