Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite, tudo bem?

Hoje eu fui testar como fazer o aporte no Diagrama de Cerrado e algo que não entendi aconteceu.

Eu atribui nota em todas as classes de ativos das metas e simulei o aporte de R$40.000,00, no entanto, o Diagrama me sugeriu o aporte de apenas R$29.749,16. Vale ressaltar que eu não possuia nenhum valor de ativo na carteira:

image.png.c8ff9fa8f89fd79ba83b97bd7c1b0db7.png

Seguem abaixo metas por classe ativo:

image.png.8ca48d8e0007e9c3402880cee64034a4.png

Segue comprovacão que não tenho valor alocado ainda em nenhum ativo, principalmente acões internacionais e REITS que o Diagrama não sugeriu aportar nada:

image.png.7e594b72a21350b612d337ec0673b2a4.png

Isto é normal de acontecer? Se sim, alguém consegue me explicar o porque?

Além disso, gostaria de tirar uma segunda dúvida: como o Diagrama calcula o rebalanceamento da carteira sem saber o seu preco médio da acão? Pois ele faz o balanceamento pela quantidade, o que muitas vezes não reflete a sua real posicão em valor na sua própria carteira.

Se puderem esclarecer estas dúvidas, agradeco demais!

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
3 horas atrás, Vinicius Romero De Oliveira disse:

Boa noite, tudo bem?

Hoje eu fui testar como fazer o aporte no Diagrama de Cerrado e algo que não entendi aconteceu.

Eu atribui nota em todas as classes de ativos das metas e simulei o aporte de R$40.000,00, no entanto, o Diagrama me sugeriu o aporte de apenas R$29.749,16. Vale ressaltar que eu não possuia nenhum valor de ativo na carteira:

image.png.c8ff9fa8f89fd79ba83b97bd7c1b0db7.png

Seguem abaixo metas por classe ativo:

image.png.8ca48d8e0007e9c3402880cee64034a4.png

Segue comprovacão que não tenho valor alocado ainda em nenhum ativo, principalmente acões internacionais e REITS que o Diagrama não sugeriu aportar nada:

image.png.7e594b72a21350b612d337ec0673b2a4.png

Isto é normal de acontecer? Se sim, alguém consegue me explicar o porque?

Além disso, gostaria de tirar uma segunda dúvida: como o Diagrama calcula o rebalanceamento da carteira sem saber o seu preco médio da acão? Pois ele faz o balanceamento pela quantidade, o que muitas vezes não reflete a sua real posicão em valor na sua própria carteira.

Se puderem esclarecer estas dúvidas, agradeco demais!

Oi Vinicius,

Você já inseriu algum ativo no Diagrama?

Pergunto pelo seguinte: não basta você "apenas" dividir entre as categorias de ativos (renda fixa, variável, internacional, etc.). É necessário que você tenha pelo menos um ativo cadastrado em cada uma destas categorias.

Por exemplo, você alocou 23% em renda variável. Suponha que você queira investir em WEG3, ITSA4, PRIO3 e SAPR11. Então você precisará cadastrar estas ações e indicar que você tem pelo menos uma ação de cada (mesmo que ainda não tenha) para que o sistema possa indicar a porcentagem que você vai investir em cada uma. Se você não fizer esta indicação inicial, o sistema não irá sugerir aportes em renda variável (porque ele entende que, como você não tem nada cadastrado, você não vai querer investir nesta categoria).

Já em relação à atualização dos preços dos ativos, o @Eddy Paulini comentou em outra postagem que o Diagrama atualiza diariamente por volta das 12h.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

Olá, boa tarde!

@Matheus P S Sim, eu havia cadastrado todos os ativos, mas como o @Anderson De Oliveira Silva comentou, eu não tinha dado nota para as ações internacionais e REITS. Fiz o teste aqui e agora deu certo (ficou um valor R$200,00 abaixo, mas provavelmente por conta de arredondamento das ações).

Me surgiram duas novas dúvidas:

• O diagrama me da o mesmo questionário de FII`s para fazer com os REITS. Entendo que são classes de ativos diferentes, então não acho prudente utilizar os mesmos parâmetros. Como vocês fazem nestes casos?
  • A mesma dúvida surge também para as ações internacionais, mas ainda pior, pois vou aportar em ETF. Como faço para distinguir as perguntas específicas para ETF, sendo que o diagrama me da o questionário das ações nacionais?

Eu pensei em fazer minhas próprias perguntas para REITS e ETF em um excel para ver quanto dá a pontuação. Depois eu simulo de qualquer forma no questionário só para dar a mesma pontuação. Seria esta a forma correta ou tem outro jeito?

@Raul Uma sugestão de melhoria seria disponibilizar uma opção de criar o questionário de REITS e ações internacionais no Diagrama.

@Matheus P S Em relação a atualização dos preços dos ativos acredito que você não tenha entendido minha pergunta. No meu caso, eu vou fazer o primeiro aporte das ações no Diagrama, portanto, não tenho preço médio das ações (o preço do Diagrama será consequentemente o meu PM). Para o segundo aporte, o Diagrama vai considerar o valor inicial cadastrado do primeiro aporte + valor das ações no dia ou vai levar em consideração somente os valores das ações no dia? Caso não tenha entendido, posso lhe citar um exemplo.

Editado por Vinicius Romero De Oliveira
Acréscimo de informações
  • 0
Postado

@Vinicius Romero De Oliveira no meu caso, não vou investir em REITS e nem selecionar ações internacionais. Minha exposição será através de ETFs (VT, IVV...). Para o meu contexto atual fica muito difícil acompanhar empresas lá fora. Então achei a sugestão do @Raul de se expôr através dos ETFs a melhor solução.

Ainda tenho apenas IVVB11 (que tinha antes do curso). Mas em breve estarei me expondo efetivamente no exterior.

Pra finalizar, sobre as notas dos ETFs, a minha ideia (Eu sei que é gambiarra 😂) é analisar o ETF (taxas, performance histórica, riscos país e etc), definir eu mesmo a nota, ignorar as perguntas em si e ir marcando elas em sequência até chegar na nota que anseio para aquele ETF.

Pelo que entendi as perguntas são importantes para dar sentindo a nota do ativo. Mas como ainda não domino essa questão das perguntas, somente no caso dos ETFs, penso em fazer desta forma. Mas se tiver o jeito certo, vou me adaptar 😃 Longe de mim sugerir que alguém faça as minhas "doidera" 😂

Tamo junto nessa caminhada!

Abraço.

• Criar novo...