Jump to content

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
23 horas atrás, Humberto Elias Sousa De Jesus disse:

Fala pessoal, acabei de finalizar o curso, já montei a estrutura e divisão de como quero montar minha carteira. O foco é a famosa independência financeira. Consigo aportar valores razoáveis e não tenho necessidade de me expor tanto a risco, mas gostaria de ter uma carteira equilibrada, foco maior em renda fixa, mas ainda sim bem distribuída, focando no longo prazo e com o mínimo de correlação possível entre os ativos. A distribuição ficou:

- 60% renda fixa
- 15% ações nacionais
- 15% ações internacionais (via ETF)
- 5% fundos imobiliários (ideia é aumentar quando tiver mais patrimônio)
- 5% cripto

Atualmente minha carteira está assim: (não inclui reserva de emergência, nem reserva de valor)

CleanShot2025-04-24at10_15_59.png.786f2dbdaaaa91e1cae55c42b430f15c.png

Então da pra ver que vou aportar bem até conseguir equilibrar essa renda fixa ai 😅

Sendo assim, pensei nessa seguinte distribuição:

Ações Brasileiras

Base:
- WEGE3 - Bens Industriais
- PETR3- Petróleo, Gás
- ITSA3 e BBAS3 - Bancos
- BBSE3 - Seguradoras
- TAEE3 - Energia
- SAPR3 - Agua
- KLABIN - Papel e Celulose
- RADL3 - Saúde

Meio:
- FLRY3 - Saúde
- MDIA3 - Alimentos
- ABEV3 - Bebidas
- VIVA3 e SMFT3 - Ciclicos

FIIs

- XPML11 - Shopping
- HGLG11 - Logistica
- BTLG11 - Hibrido

Ações Internacionais (VIA ETF)

- VTI - US, Big Techs, Firmas grandes
- QQQ - Nasdaq
- VEA - Desenvolvidos não-US, bancos
- MCHI - China

Qualquer ajuda será bem vinda, serei grato!

Bom dia, @Humberto Elias Sousa De Jesus !

Apenas para confirmar que sua carteira está boa Huahuha

No que diz respeito as ações, está tudo bem diversificado, poucos ativos de maior risco, uma diversificação legal no exterior que inclusive complementa bem sua carteira.

Rapaz, dá pra ver que você fez o dever de casa e está no caminho!

Reservas de emergência e de valor realmente não entram no diagrama e nas nossas metas pois elas não são investimentos. Elas ficam de fora mesmo e são controladas a parte.

Por quanto anos mais você pretende investir? Já calculou quanto de patrimônio você precisa para viver de renda?

Está no caminho e parabéns aí pelos estudos!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
4 horas atrás, Humberto Elias Sousa De Jesus disse:

Fala pessoal, acabei de finalizar o curso, já montei a estrutura e divisão de como quero montar minha carteira. O foco é a famosa independência financeira. Consigo aportar valores razoáveis e não tenho necessidade de me expor tanto a risco, mas gostaria de ter uma carteira equilibrada, foco maior em renda fixa, mas ainda sim bem distribuída, focando no longo prazo e com o mínimo de correlação possível entre os ativos. A distribuição ficou:

- 60% renda fixa
- 15% ações nacionais
- 15% ações internacionais (via ETF)
- 5% fundos imobiliários (ideia é aumentar quando tiver mais patrimônio)
- 5% cripto

Atualmente minha carteira está assim: (não inclui reserva de emergência, nem reserva de valor)

CleanShot2025-04-24at10_15_59.png.786f2dbdaaaa91e1cae55c42b430f15c.png

Então da pra ver que vou aportar bem até conseguir equilibrar essa renda fixa ai 😅

Sendo assim, pensei nessa seguinte distribuição:

Ações Brasileiras

Base:
- WEGE3 - Bens Industriais
- PETR3- Petróleo, Gás
- ITSA3 e BBAS3 - Bancos
- BBSE3 - Seguradoras
- TAEE3 - Energia
- SAPR3 - Agua
- KLABIN - Papel e Celulose
- RADL3 - Saúde

Meio:
- FLRY3 - Saúde
- MDIA3 - Alimentos
- ABEV3 - Bebidas
- VIVA3 e SMFT3 - Ciclicos

FIIs

- XPML11 - Shopping
- HGLG11 - Logistica
- BTLG11 - Hibrido

Ações Internacionais (VIA ETF)

- VTI - US, Big Techs, Firmas grandes
- QQQ - Nasdaq
- VEA - Desenvolvidos não-US, bancos
- MCHI - China

Qualquer ajuda será bem vinda, serei grato!

Tirando os etf  - PETR3 e FLRY3 oq tu escreveu é minha carteira 
(tenho outras porcarias mas deixarei de recordação)

então sendo totalmente inviesado 

ta top parceiro 💪
bons estudos e bons investimentos

hahaha

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
  • 0
Postado (edited)

Olá @Humberto Elias Sousa De Jesus, me parece uma carteira bastante conservadora para o meu perfil, mas como disse que é isso que você quer, entendo que está bastante adequada. A única coisa que penso é que deu o mesmo peso para FIIs e Cripto. Pensando no perfil mais conservador da sua carteira, talvez 8% em FIIs e 2% em cripto fizesse mais sentido. Mas se quer ter um pouco mais de emoção e a cripto ser a “pimenta” da sua carreira, acho que está bom. Se dentro desses 60% de renda fixa você conseguir trabalhar bem a marcação a mercado, sua carteira pode ser muito rentável. 
abraço e sucesso nos investimentos. 

Editado por Moroni Rolim
  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

No que diz respeito as ações, está tudo bem diversificado, poucos ativos de maior risco, uma diversificação legal no exterior que inclusive complementa bem sua carteira.

Rapaz, dá pra ver que você fez o dever de casa e está no caminho!

@Eddy Paulini fico muito feliz! obrigado man

Por quanto anos mais você pretende investir? Já calculou quanto de patrimônio você precisa para viver de renda?

entre 8-10 anos, tenho um custo de vida baixo e meus aportes em media são altos, tem meses que costuma ser o dobro do sugerido la pelo "metas", sendo conservador, uns 3 milhões de patrimônio ja consigo viver de renda, mas to botando uma gordurinha de 5 milhões ai, mas vou ajustando caso a realidade mude.

@Moroni Rolim e @Fabio Augusto De Araujo obrigado pelas respostas e contribuições também!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...