Fala pessoal, acabei de finalizar o curso, já montei a estrutura e divisão de como quero montar minha carteira. O foco é a famosa independência financeira. Consigo aportar valores razoáveis e não tenho necessidade de me expor tanto a risco, mas gostaria de ter uma carteira equilibrada, foco maior em renda fixa, mas ainda sim bem distribuída, focando no longo prazo e com o mínimo de correlação possível entre os ativos. A distribuição ficou:
- 60% renda fixa
- 15% ações nacionais
- 15% ações internacionais (via ETF)
- 5% fundos imobiliários (ideia é aumentar quando tiver mais patrimônio)
- 5% cripto
Atualmente minha carteira está assim: (não inclui reserva de emergência, nem reserva de valor)
Então da pra ver que vou aportar bem até conseguir equilibrar essa renda fixa ai 😅
Sendo assim, pensei nessa seguinte distribuição:
Ações Brasileiras
Base:
- WEGE3 - Bens Industriais
- PETR3- Petróleo, Gás
- ITSA3 e BBAS3 - Bancos
- BBSE3 - Seguradoras
- TAEE3 - Energia
- SAPR3 - Agua
- KLABIN - Papel e Celulose
- RADL3 - Saúde
Pergunta
Humberto Elias Sousa De Jesus
Fala pessoal, acabei de finalizar o curso, já montei a estrutura e divisão de como quero montar minha carteira. O foco é a famosa independência financeira. Consigo aportar valores razoáveis e não tenho necessidade de me expor tanto a risco, mas gostaria de ter uma carteira equilibrada, foco maior em renda fixa, mas ainda sim bem distribuída, focando no longo prazo e com o mínimo de correlação possível entre os ativos. A distribuição ficou:
- 60% renda fixa
- 15% ações nacionais
- 15% ações internacionais (via ETF)
- 5% fundos imobiliários (ideia é aumentar quando tiver mais patrimônio)
- 5% cripto
Atualmente minha carteira está assim: (não inclui reserva de emergência, nem reserva de valor)
Então da pra ver que vou aportar bem até conseguir equilibrar essa renda fixa ai 😅
Sendo assim, pensei nessa seguinte distribuição:
Ações Brasileiras
Base:
- WEGE3 - Bens Industriais
- PETR3- Petróleo, Gás
- ITSA3 e BBAS3 - Bancos
- BBSE3 - Seguradoras
- TAEE3 - Energia
- SAPR3 - Agua
- KLABIN - Papel e Celulose
- RADL3 - Saúde
Meio:
- FLRY3 - Saúde
- MDIA3 - Alimentos
- ABEV3 - Bebidas
- VIVA3 e SMFT3 - Ciclicos
FIIs
- XPML11 - Shopping
- HGLG11 - Logistica
- BTLG11 - Hibrido
Ações Internacionais (VIA ETF)
- VTI - US, Big Techs, Firmas grandes
- QQQ - Nasdaq
- VEA - Desenvolvidos não-US, bancos
- MCHI - China
Qualquer ajuda será bem vinda, serei grato!
Top Posters For This Question
2
1
1
1
DIAS POPULARES
25/Abr
3
24/Abr
2
Top Posters For This Question
Humberto Elias Sousa De Jesus 2 posts
Fabio Augusto De Araujo 1 post
Eddy Paulini 1 post
Moroni Rolim 1 post
DIAS POPULARES
25/Abr 2025
3 posts
24/Abr 2025
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Humberto Elias Sousa De Jesus
Fala pessoal, acabei de finalizar o curso, já montei a estrutura e divisão de como quero montar minha carteira. O foco é a famosa independência financeira. Consigo aportar valores razoáveis e não tenh
Moroni Rolim
Olá @Humberto Elias Sousa De Jesus, me parece uma carteira bastante conservadora para o meu perfil, mas como disse que é isso que você quer, entendo que está bastante adequada. A única coisa que penso
Fabio Augusto De Araujo
Tirando os etf - PETR3 e FLRY3 oq tu escreveu é minha carteira (tenho outras porcarias mas deixarei de recordação) então sendo totalmente inviesado ta top parceiro 💪 bons estudos e
Posted Images
4 respostas para essa pergunta
Recommended Posts