Jump to content

Pergunta

Postado

Olá! Quando compramos um CDB com liquidez apenas no vencimento significa que não podemos resgatar antes ou que só receberemos os juros no vencimento (se resgatar antes não recebe juros)? Não que eu vá resgatar antes, é só para eu entender direitinho o que significa cada coisa!

Outra coisa, tenho comprado CDBs de mercado secundário, com taxas boas! É ruim só ter CDBs de mercado secundário? Tem alguma desvantagem? Porque tenho avaliado apenas as taxas, que são atraentes...mas não sei se há alguma desvantagem em ter basicamente CDBs de mercado secundário

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
1 hour ago, Leidiane Fernandes disse:

Olá! Quando compramos um CDB com liquidez apenas no vencimento significa que não podemos resgatar antes ou que só receberemos os juros no vencimento (se resgatar antes não recebe juros)? Não que eu vá resgatar antes, é só para eu entender direitinho o que significa cada coisa!

Outra coisa, tenho comprado CDBs de mercado secundário, com taxas boas! É ruim só ter CDBs de mercado secundário? Tem alguma desvantagem? Porque tenho avaliado apenas as taxas, que são atraentes...mas não sei se há alguma desvantagem em ter basicamente CDBs de mercado secundário

Oi @Leidiane Fernandes,

Regra geral:  Liquidez diária, você restaga a qualquer momento.  Independente da taxa, vai incidir imposto de renda conforme o prazo investido, de acordo com a tabela regressiva do IR, variando de 22,5% para prazos menores que 180 dias a 15% para permanência maior que 2 anos.  Liquidez no vencimento, você só consegue vender antes do prazo via corretora e vai perder, com certeza, boa parte dos rendimentos.  Você será uma daquelas pessoas que oferecem so CDBs do secundário com taxas ótimas para quem quiser comprar o seu CDB.

Quanto ao comprar no secundário, não tem nenhuma desvantagem, mas fique atenta aos prazos para pagar o menor IR e pegar boas taxas.

Espero que essas informações te ajudem!!

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
54 minutes ago, Leidiane Fernandes disse:

Liquidez apenas no vencimento, normalmente, vc não pode resgatar esse título antes, é necessário esperar até o prazo estabelecido.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
20 horas atrás, Sergio Tanaka disse:

o problema é a aliquota regressiva do IR

entao se vc pegar cdbs com prazo mto curto, o ir vai comer um belo pedaco da rentabilidade

fiz ate uma conta vagabunda no gepeto, caso vc tenha pego um CDB de 1 ano a 18%
olha a diferenca (fiz a conta com 1k reais)

image.png.1e3ccc5a14d5003ec70c7608b4252f84.png

Legal! Eu tenho pegado acima de 2 anos, justamente para ter a menor alíquota do IR!! Como não pretendo resgatar antes do prazo e as taxas estão atrativas, acredito que então estou fazendo bom negócio! Obrigada pela ajuda

• Brabo 1
  • Criar novo...