Jump to content

Recommended Posts

Postado

Eu costumo dividir os aportes do mês em 2 ou 3 vezes, pois dependo do fluxo de recebimento de salário e aluguel, que ocorrem início do mês (salário) e perto do dia 20 (aluguel). Como tivemos feriados acabei esperando para fazer o segundo aporte este mês e a bolsa teve essa alta ontem e hoje!!!

O que fazem nestes casos, aguardam mais uns dias, compram mais caro mesmo ou aportam em RF?

Postado
8 horas atrás, Fabio Alves Joia disse:

Eu costumo dividir os aportes do mês em 2 ou 3 vezes, pois dependo do fluxo de recebimento de salário e aluguel, que ocorrem início do mês (salário) e perto do dia 20 (aluguel). Como tivemos feriados acabei esperando para fazer o segundo aporte este mês e a bolsa teve essa alta ontem e hoje!!!

O que fazem nestes casos, aguardam mais uns dias, compram mais caro mesmo ou aportam em RF?

E se esperar e subir mais? 🤪

• Brabo 2
Postado

A Regra é investir todo mês, um ou outro mês não vai fazer diferença no longo prazo.

Agora, vc pode até escolher pra investir parcelado. Metade agora e metade daqui 1 semana, se isso for te deixar mais tranquilo.

Outra coisa, por que vc não segura o aporte do salário para investir junto com o do aluguel no fim do mês? Dessa forma investe tudo de uma vez.

• Brabo 1
Postado

99% das resposta vão ser "tanto faz...é pro longo prazo"....

Mas, eu esperaria. Pq a alta recente foi boa mesmo, e o padrão é sempre dar uma corrigida antes de subir mais. (Muito mais provável do que seguir subindo)

E a mesma lógica de investir segunda ou sexta, já que é pro longo prazo, também serve. Então se você tem tempo e disposição pra acompanhar, não custa nada. o/

• Brabo 2
Postado

Bom dia meu caro,

Creio que na verdade a resposta virá do seu diagrama do Cerrado, pois irá depender de sua estratégia.

Com a alta do momento na bolsa, seu diagrama irá balancear sua carteira e irá indicar se deverá aportar em outros ativos ou não.

Abraço.

• Brabo 1
Postado

Não cheguei no nível de dividir então decidi aportar todo dia 1 (ou próximo a ele) e vi que estava tudo subindo kkkkkkkk fiquei igual você pensando mas vou aportar mesmo assim. Você se quiser pode aportar um valor um pouco mais baixo e deixar o restante para o próximo aporte ou para usar como uma reserva de oportunidade. Mas não deixe de aportar 1 mês sequer.

• Brabo 2
Postado
On 24/04/2025 at 21:31, Fabio Alves Joia disse:

Mesmo em alta continue investindo, seguindo o que o Diagrama te indica.

• Brabo 2
Postado

Eu já me acostumei com a ideia que toda vez que aporto em RV, os ativos que comprei caem....  Se eu penso em comprar e decido por esperar, eles sobem...

Por isso mesmo, uma vez que decido a classe de ativo e o ativo a aportar, em acordo com a minha estratégia, eu invisto logo e no longo prazo, isso tem se mostrado uma estratégia vencedora.

De forma geral, eu aporto todas as semanas (ou quase todas).  Do meio para o final do mês corrente, eu já tenho montado o meu fluxo de caixa do mes seguinte e tenho uma ideia aproximada do valor a aportar nas semanas seguintes e faço isso de forma regular.

Demorou um tempo para eu não me incomodar com o sobe/desce das cotações.

Fazendo um paralelo, quando preciso comprar algo novo (tipo uma TV ou eletrodoméstico, ou ainda vestuário), eu pesquiso o preço antes, para fazer a melhor compra e depois que compro, paro de olhar os preços daquele artigo.  Assim sendo, com os ativos acontece o mesmo.  Avalio antes da compra e depois que compro, não fico perdendo tempo em olhar se subiu ou desceu.  Isso me poupa tempo e frustração.

Resumindo, eu sofria, mas depois que me eduquei em não "olhar para trás", parei de sofrer.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...