Jump to content

Pergunta

Postado

Fala Pessoal, infelizmente no ultimo domingo perdi o meu Pai!
- Primeiro queria reforçar a aula de reserva de emergência do do Raul, foi no meio de um feriado prolongado e graças a aula o dinheiro não estava na Selic, então escutem e sigam a aula, ter o dinheiro em um bancão (disponível e acessível a qualquer momento) foi essencial para que isso não fosse mais uma preocupação nesse momento doloroso.

- Segundo gostaria se saber qual seria o caminho agora, minha reserva de emergencia estava completa pro meu momento atual e gastei cerca de 70% dela com todas as despesas, dai queria uma orientação de qual seria a melhor opção: 1) Pausar os investimentos e refazer a reserva de emergência. 2) Diminuir o valor dos aportes e esse valor que diminuir ir refazendo a reserva devagar ex 50/50. 3) Alguma outra alternativa/método. 

Ps: invisto de 1000 a 1500 mês, tudo era investido seguindo o diagrama do cerrado, a reserva já tinha um valor de 6 meses do meu custo básico 

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)

qual a chance de ter outro imprevisto deste tamanho?

o ideal seria colocar tudo na reserva, mas se o seu psicologico via ficar abalado talvez vale a pena dar uma dividida mas ja colocando um prazo final pra terminar de repor

mas so vc conhece a sua vida e tem nocao do risco

agora q li a primeira frase, meus sentimentos, passei pela mesma coisa recentemente tb :(

Editado por Sergio Tanaka
  • Brabo 2
  • 0
Postado

Oi @Lucas Da Silva Lopes,

Antes de mais nada, meus sentimentos.

Quanto à sua dúvida, infelizmente um raio pode cair mais de uma vez no mesmo lugar.

Vou contar a experiência que tive recentemente:

Em setembro do ano passado eu estava em viagem, visitando minha filha e netos que moram na europa.  Essa viagem era programada.  Pouco antes de eu viajar, meu outro filho que mora nos Estados Unidos teve um acidente e rompeu os ligamentos do joelho e eu quis ir dar uma força para ele.  Isso me custou passagens e estada - não programados - para os Estados Unidos.  Passei 15 dias lá com ele, retornando numa segunda-feira em novembro.  Na 5a feira da mesma semana, a mãe dos meus filhos faleceu e meus filhos quiseram vir para os funerais e eu precisei ajudá-los com as passagens e com as despesas do funeral.

Resumindo, foram 3 eventos não previstos seguidos e, se não fosse a reserva de emergência, eu estaria ferrado.

Na prática, eu usei a reserva por poucos dias, pois consegui parcelar essas despesas todas de modo que coubessem dentro do valor que normalmente destino aos aportes todos os meses, mas precisei recorrer a parte dela para as despesas mais imediatas e repus os valores sacados rapidamente.

A mensagem que quis te transmitir com isso foi a de que você deve recompor a sua reserva o mais rapidamente possível, pois coisas não boas podem acontecer em sequência.  Não acho que você precisa parar com os seus aportes totalmente e focar 100% em recompor a reserva, mas talvez usar uma estratégia 80%/20% ou 75%/25%, sendo a menor parte para os investimentos.

Durante a fase de pagamento das passagens e despesas funerárias que fiz via parcelamento no cartão,  eu "sofri" por não poder aportar, uma vez que a grana que seria dos aportes foi e está ainda (parte) sendo usada para pagar as parcelas do cartão.

Cada um nós é quem melhor sabe de suas finanças e situação.  Espero que esse meu depoimento te ajude a tomar a melhor decisão. 

Mais uma vez, meus sentimentos.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Primeiro, meus sentimentos, nesses momentos é que conhecemos o que é realmente difícil.

1 hora atrás, Lucas Da Silva Lopes disse:

Segundo gostaria se saber qual seria o caminho agora, minha reserva de emergencia estava completa pro meu momento atual e gastei cerca de 70% dela com todas as despesas, dai queria uma orientação de qual seria a melhor opção: 1) Pausar os investimentos e refazer a reserva de emergência. 2) Diminuir o valor dos aportes e esse valor que diminuir ir refazendo a reserva devagar ex 50/50. 3) Alguma outra alternativa/método. 

Agora, no objetivo.

Eu faria um cálculo de quantos por cento do aporte mensal precisaria colocar na reserva para ter ela restabelecida em um prazo de 12, talvez 18 meses ou mais. Depende do teu feeling de risco/benefício.

• Brabo 1
  • Criar novo...