Jump to content
  • 0

Metodo Scuttlebutt


Thiago Alves

Pergunta

Aprendemos na Aula 6 parte 2 o metodo do Peter Lynch (inclusive comprei o livro hoje) respondendo as 15 perguntas certo...
Estou utilizando esse tipo de analise. é uma analise dificil por nao chegar a respostas precisas, mais em certos pontos fica ate dificil responder a elas EX: a numero 9 - A empresa vai a fundo na sua administração? uma pergunta que o proprio Raul fala que é dificil de descobrir por investigar particularidades de dentro da gestao.
Basicamente a minha pergunta seria se voces usam esse metodo de Analise e como voces chegam as resposta.
Tenho Duvidas sobre as Perguntas
3- Quão efetivos são os esforços da empresa, em pesquisa e desenvolvimento, em relação a seu porte ?
Uma pergunta que acredito ser dificl saber se esta sendo efetivo seus investimento em P&D apesar de eu olhar seus RELEASE passados pra descobrir se alguns investimentos passados estao sendo bons para ela.
10- A empresa tem uma boa analise de gastos e controle de custos ?
Essa pergunta nao sei como proceder na analise o Raul fala que as empresas costuma liberar resultados preliminares bem antes dos resultados do fechamento. mais nao consigo encontrar esse resultados preliminares.
13- No futuro, é provavel que o crescimento da empresa necessitara da emissão de mais ações para financiar seu negocio, de maneira que o grande numero de ações ira anular o beneficio dos acionistas que se anteciparam a esse crescimento ?
Essa acho um tanto dificil tbm pois como saberei se a empresa esta para fazer emissao. oque geralmente olho se a empresa fez recompra de ações isso me da uma base de que se a empresa recomprou ações muito pouco provavel ela ira fazer emissoes pelo menos pelos proximos 2 3 anos.
14- A empresa fala abertamente a seus acionistas, mas “se fecha” em situações conturbadas e diante de decepções ?
Essa tambem acho dificil. geralmente olho o grafico de cotação e procuro por quedas e vejo se a empresa se pronuncia sobre suas quedas o por que das quedas e tal.
Queria saber de voces como fazem essas analises. Geralmente eu fico lendo os Releases e Relatorios anuais mais muitas das vezes as empresas so falam coisas boas. e como sempre é bom ter uma pulga atras da orelha como saberei se ela fala a verdade ? Bom espero alguem poder me ajudar ou discutirmos os metodos de analise pra agregar algo um para o outro.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Bom complementando aqui. eu estou fazendo as analises com respostas proximas sem muita precisão sei que cada um chegara em respostas diferentes mais muitas vezes minhas respostas ficam muito positivas e tenho medo de isso acabar enviesando minha analise e qualquer empresa acabar passando pela analise sem que eu veja algo.
em algumas perguntas que nao consigo responder acabo eliminando elas tambem nao sei se faço certo em eliminar elas

vamos discutir...


Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Thiago Alves Antes de mais nada vale ponderar que o Fisher não era um investidor pessoa física que tinha uma profissão em outra área e usava o que economizava mensalmente para fazer aportes como a maioria de nós aqui.
Ele vivia disso, junto com dois dos seus filhos, aplicando uma quantidade muito grande de dinheiro, não só dele como de muitos clientes. Esse foi um método que ele desenvolveu e aprimorou durante toda a vida. E por estar há anos nesse meio, tinha bom trânsito de informações com funcionários das empresas, com clientes e fornecedores.
E aplicar o scuttlebutt depende diretamente desse tipo de contato. Algo que, para maioria de nós, está longe da realidade do dia a dia. Ainda mais num momento de início de aprendizado.
Tuas dúvidas são completamente ok para maioria de nós aqui, que somos "amadores" e iniciantes. O final do módulo 8 é o início da nossa jornada e cada um vai ter seu próprio caminho... Ler relatórios é o caminho por onde a maioria de nós começa. Eu também comecei assim, mas percebi que faltava muita coisa para avaliar aquilo tudo de modo correto.
Estou estudando agora avaliação de empresas e de investimentos, nos livros do Damoradan. Mas como não tenho formação em administração/economia/contabilidade, o progresso ainda está lento... O caminho até conseguir uma resposta ok a todas essas dúvidas ainda é longo... Pelo menos para mim...
Nesse momento, eu procuro fazer mais o beabá das aulas, observando indicadores fundamentalistas... P/L, P/VP, PSR, ROI, ROIC, CAGR, Cash yeld, dividend yeld, tudo dentro de um contexto temporal, combinado com o tipo de setor e suas características, bem como as demais empresas que atuam nesse setor.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...