Vinicius Costa De Abreu Postado ontem às 17:13 Postado ontem às 17:13 estou tentando declarar minhas vendas através do GCAP, porem surgiu uma duvida, na aba adquirente eu devo colocar o cnpj de quem? da corretora que eu fiz a venda?
0 Artur Barbosa Postado ontem às 17:53 Postado ontem às 17:53 38 minutes ago, Vinicius Costa De Abreu disse: estou tentando declarar minhas vendas através do GCAP, porem surgiu uma duvida, na aba adquirente eu devo colocar o cnpj de quem? da corretora que eu fiz a venda? Fala Vinícius, eu acho que é da empresa que vendeu, mas lançaram um módulo novo de IR no curso, chegou a ver? Pode ajudar. 1
0 Vinicius Costa De Abreu Postado 8 horas atrás Author Postado 8 horas atrás 20 horas atrás, Artur Barbosa disse: Fala Vinícius, eu acho que é da empresa que vendeu, mas lançaram um módulo novo de IR no curso, chegou a ver? Pode ajudar. Sim eu vi, e lá não fala kkk, por isso fiquei em dúvida
0 Artur Barbosa Postado 8 horas atrás Postado 8 horas atrás 8 minutes ago, Vinicius Costa De Abreu disse: Sim eu vi, e lá não fala kkk, por isso fiquei em dúvida Do ChatGPT: Ótima pergunta! Sobre a tela que você enviou Essa tela é do programa de declaração de Imposto de Renda da Receita Federal, na seção de Direitos/Bens Móveis - Adquirentes. Qual CNPJ você deve informar Ao declarar ações no Imposto de Renda, na aba “Adquirentes”, normalmente o CNPJ que você deve usar é o CNPJ da empresa emissora das ações. Ou seja: ➡️ Use o CNPJ da empresa da ação, e não o da corretora onde você comprou. Onde encontrar o CNPJ da ação? Ele aparece normalmente no Informe de Rendimentos enviado pela corretora onde você investe (em fevereiro/março). Outra forma é consultar no site da B3 (bolsa de valores) ou diretamente no site de relações com investidores da empresa. Exemplo: Se fosse declarar ações da Petrobras (PETR4), você usaria o CNPJ da Petrobras: CNPJ da Petrobras: 33.000.167/0001-01
0 Vinicius Costa De Abreu Postado 8 horas atrás Author Postado 8 horas atrás Just now, Artur Barbosa disse: Do ChatGPT: Ótima pergunta! Sobre a tela que você enviou Essa tela é do programa de declaração de Imposto de Renda da Receita Federal, na seção de Direitos/Bens Móveis - Adquirentes. Qual CNPJ você deve informar Ao declarar ações no Imposto de Renda, na aba “Adquirentes”, normalmente o CNPJ que você deve usar é o CNPJ da empresa emissora das ações. Ou seja: ➡️ Use o CNPJ da empresa da ação, e não o da corretora onde você comprou. Onde encontrar o CNPJ da ação? Ele aparece normalmente no Informe de Rendimentos enviado pela corretora onde você investe (em fevereiro/março). Outra forma é consultar no site da B3 (bolsa de valores) ou diretamente no site de relações com investidores da empresa. Exemplo: Se fosse declarar ações da Petrobras (PETR4), você usaria o CNPJ da Petrobras: CNPJ da Petrobras: 33.000.167/0001-01 Como eu disse, empresas americanas não tem cnpj kk, agora piorou minha confusão kkk, tentei informar meu cpf como adquirente e também não deu certo pq o adquirente não pode ser quem está vendendo
0 Artur Barbosa Postado 7 horas atrás Postado 7 horas atrás 4 minutes ago, Vinicius Costa De Abreu disse: Como eu disse, empresas americanas não tem cnpj kk, agora piorou minha confusão kkk, tentei informar meu cpf como adquirente e também não deu certo pq o adquirente não pode ser quem está vendendo Hum... não sabia que era empresa americana. Vamos ver se o ChatGPT é bom para isso... Mas aguardaria alguém que já fez isso para ter certeza. 😁 🛠️ Como declarar ações de uma empresa internacional no GCAP 1. Acesse a Ficha Correta No GCAP, vá na área de "Direitos/Bens Móveis". Depois clique na aba "Adquirentes" — igual ao que está na sua imagem. Aqui você vai informar quem comprou as ações, caso tenha vendido. 2. Preencha a Identificação do Bem Na aba "Identificação/Aquisição", preencha: Tipo de bem: Selecione Ações (inclusive no exterior). Descrição do bem: Algo como: “Venda de ações SGOV negociadas na NYSE”. País: Estados Unidos da América. Data de aquisição: Quando você comprou as ações originalmente. Valor de aquisição: Valor total em Reais (conversão pela cotação PTAX da data da compra). 3. Informar a Venda No campo de venda (ainda na parte de Identificação/Aquisição), preencha: Data da venda: Quando você vendeu as ações. Valor de venda: Valor total recebido, em Reais (conversão pela cotação PTAX da data da venda). 4. Na Aba "Adquirentes" Você não precisa preencher CPF/CNPJ de quem comprou. Deixe em branco ou apenas selecione a opção “Adquirente não identificado” ou semelhante. Isso é comum, pois numa bolsa americana (como NYSE ou NASDAQ) você não sabe quem comprou suas ações. 5. Apuração do Ganho de Capital O GCAP automaticamente calculará se houve ganho de capital. Se houve lucro: Você pode pagar o imposto via DARF. Se houve prejuízo: Pode compensar futuramente.
0 Vinicius Costa De Abreu Postado 7 horas atrás Author Postado 7 horas atrás 3 minutes ago, Artur Barbosa disse: 4. Na Aba "Adquirentes" Você não precisa preencher CPF/CNPJ de quem comprou. Deixe em branco ou apenas selecione a opção “Adquirente não identificado” ou semelhante. Isso é comum, pois numa bolsa americana (como NYSE ou NASDAQ) você não sabe quem comprou suas ações. não tem como deixar em branco e nem existe essa opção :( o governo ta de brincadeira. Se estiver em branco não permite exportar o arquivo, que BOSTA 1
0 Vinicius Costa De Abreu Postado 7 horas atrás Author Postado 7 horas atrás 6 minutes ago, Artur Barbosa disse: 4. Na Aba "Adquirentes" Você não precisa preencher CPF/CNPJ de quem comprou. Deixe em branco ou apenas selecione a opção “Adquirente não identificado” ou semelhante. Isso é comum, pois numa bolsa americana (como NYSE ou NASDAQ) você não sabe quem comprou suas ações. Cara funcionou de um jeito meio gambiarra aqui, eu abri a inserção de adquirente e escrevi essa frase ao inves do nome sem informar cnpj, e deu certo kkk. 1
Pergunta
Vinicius Costa De Abreu
estou tentando declarar minhas vendas através do GCAP, porem surgiu uma duvida, na aba adquirente eu devo colocar o cnpj de quem? da corretora que eu fiz a venda?
Top Posters For This Question
5
3
DIAS POPULARES
27/Abr
6
26/Abr
2
Top Posters For This Question
Vinicius Costa De Abreu 5 posts
Artur Barbosa 3 posts
DIAS POPULARES
27/Abr 2025
6 posts
26/Abr 2025
2 posts
Os mais famosos desse tópico
Artur Barbosa
Fala Vinícius, eu acho que é da empresa que vendeu, mas lançaram um módulo novo de IR no curso, chegou a ver? Pode ajudar.
Vinicius Costa De Abreu
não tem como deixar em branco e nem existe essa opção :( o governo ta de brincadeira. Se estiver em branco não permite exportar o arquivo, que BOSTA
Vinicius Costa De Abreu
Cara funcionou de um jeito meio gambiarra aqui, eu abri a inserção de adquirente e escrevi essa frase ao inves do nome sem informar cnpj, e deu certo kkk.
Posted Images
7 respostas para essa pergunta
Recommended Posts