Jump to content

Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
38 minutes ago, Vinicius Costa De Abreu disse:

estou tentando declarar minhas vendas através do GCAP, porem surgiu uma duvida, na aba adquirente eu devo colocar o cnpj de quem? da corretora que eu fiz a venda?

image.png.e299e62b0a5148e065421700dc2c8482.png

Fala Vinícius, eu acho que é da empresa que vendeu, mas lançaram um módulo novo de IR no curso, chegou a ver? Pode ajudar.

• Brabo 1
  • 0
Postado
8 minutes ago, Vinicius Costa De Abreu disse:

Sim eu vi, e lá não fala kkk, por isso fiquei em dúvida 

Do ChatGPT:

Ótima pergunta!

Sobre a tela que você enviou

Essa tela é do programa de declaração de Imposto de Renda da Receita Federal, na seção de Direitos/Bens Móveis - Adquirentes.

Qual CNPJ você deve informar

Ao declarar ações no Imposto de Renda, na aba “Adquirentes”, normalmente o CNPJ que você deve usar é o CNPJ da empresa emissora das ações.

Ou seja:
➡️ Use o CNPJ da empresa da ação, e não o da corretora onde você comprou.

Onde encontrar o CNPJ da ação?

Ele aparece normalmente no Informe de Rendimentos enviado pela corretora onde você investe (em fevereiro/março).

Outra forma é consultar no site da B3 (bolsa de valores) ou diretamente no site de relações com investidores da empresa.

Exemplo:
Se fosse declarar ações da Petrobras (PETR4), você usaria o CNPJ da Petrobras:

CNPJ da Petrobras: 33.000.167/0001-01

• 0
Postado
Just now, Artur Barbosa disse:

Do ChatGPT:

Ótima pergunta!

Sobre a tela que você enviou

Essa tela é do programa de declaração de Imposto de Renda da Receita Federal, na seção de Direitos/Bens Móveis - Adquirentes.

Qual CNPJ você deve informar

Ao declarar ações no Imposto de Renda, na aba “Adquirentes”, normalmente o CNPJ que você deve usar é o CNPJ da empresa emissora das ações.

Ou seja:
➡️ Use o CNPJ da empresa da ação, e não o da corretora onde você comprou.

Onde encontrar o CNPJ da ação?

Ele aparece normalmente no Informe de Rendimentos enviado pela corretora onde você investe (em fevereiro/março).

Outra forma é consultar no site da B3 (bolsa de valores) ou diretamente no site de relações com investidores da empresa.

Exemplo:
Se fosse declarar ações da Petrobras (PETR4), você usaria o CNPJ da Petrobras:

CNPJ da Petrobras: 33.000.167/0001-01

Como eu disse, empresas americanas não tem cnpj kk, agora piorou minha confusão kkk, tentei informar meu cpf como adquirente e também não deu certo pq o adquirente não pode ser quem está vendendo 

• 0
Postado
4 minutes ago, Vinicius Costa De Abreu disse:

Como eu disse, empresas americanas não tem cnpj kk, agora piorou minha confusão kkk, tentei informar meu cpf como adquirente e também não deu certo pq o adquirente não pode ser quem está vendendo 

Hum... não sabia que era empresa americana.

Vamos ver se o ChatGPT é bom para isso... Mas aguardaria alguém que já fez isso para ter certeza.

😁

🛠️ Como declarar ações de uma empresa internacional no GCAP

1. Acesse a Ficha Correta

No GCAP, vá na área de "Direitos/Bens Móveis".

Depois clique na aba "Adquirentes" — igual ao que está na sua imagem.

Aqui você vai informar quem comprou as ações, caso tenha vendido.

2. Preencha a Identificação do Bem

Na aba "Identificação/Aquisição", preencha:

Tipo de bem: Selecione Ações (inclusive no exterior).

Descrição do bem: Algo como: “Venda de ações SGOV negociadas na NYSE”.

País: Estados Unidos da América.

Data de aquisição: Quando você comprou as ações originalmente.

Valor de aquisição: Valor total em Reais (conversão pela cotação PTAX da data da compra).

3. Informar a Venda

No campo de venda (ainda na parte de Identificação/Aquisição), preencha:

Data da venda: Quando você vendeu as ações.

Valor de venda: Valor total recebido, em Reais (conversão pela cotação PTAX da data da venda).

4. Na Aba "Adquirentes"

Você não precisa preencher CPF/CNPJ de quem comprou.

Deixe em branco ou apenas selecione a opção “Adquirente não identificado” ou semelhante.

Isso é comum, pois numa bolsa americana (como NYSE ou NASDAQ) você não sabe quem comprou suas ações.

5. Apuração do Ganho de Capital

O GCAP automaticamente calculará se houve ganho de capital.

Se houve lucro:

Você pode pagar o imposto via DARF.

Se houve prejuízo:

Pode compensar futuramente.

• 0
Postado
3 minutes ago, Artur Barbosa disse:

4. Na Aba "Adquirentes"

Deixe em branco ou apenas selecione a opção “Adquirente não identificado” ou semelhante.

Isso é comum, pois numa bolsa americana (como NYSE ou NASDAQ) você não sabe quem comprou suas ações.

não tem como deixar em branco e nem existe essa opção :( o governo ta de brincadeira. Se estiver em branco não permite exportar o arquivo, que BOSTA

• Sad 1
  • 0
Postado
6 minutes ago, Artur Barbosa disse:

4. Na Aba "Adquirentes"

Cara funcionou de um jeito meio gambiarra aqui, eu abri a inserção de adquirente e escrevi essa frase ao inves do nome sem informar cnpj, e deu certo kkk. 

• Brabo 1
  • Criar novo...