Jump to content

Pergunta

Postado

Pessoal, conclui o modulo 4 e já mexi bastante no meu diagrama na área de Fiis e Ações nacionais. Eu já tinha uma carteira antes de entrar no curso que eu aplicava vez ou outra. Agora com o curso vejo que quero dar uma remodelada nela, retirar alguns ativos bomba e colocar outros que acredito estarem no meu perfil. Quero opiniões sobre essa carteira:

Fiis: HGLG11, MALL11, BTLG11, GGRC11, VILG11, KNRI11, VISC11, TRXF11, XPML11, ALZR11 (sim, só Fii de tijolo, só coisa boa e segura, com bons imóveis e bem localizados)

Ações: SAPR4, EGIE3, AGRO3 (quis colocar algo um pouco mais arriscado porém do Agro, que é um setor que cresce muito no Brasil, além da empresa ter bons múltiplos), WIZC3, UNIP6, BBAS3, B3SA3 (é uma empresa mais consolidada sem muito upside, mas passou em boa parte dos meus critérios do diagrama, então ele está pedindo pra eu aportar), CPFE3 (números excelentes e um bom dividendo), ITSA4, LEVE3, BBSE3

Essa carteira de ações eu vou formar ela esses próximos tempos. Em minha carteira atual, eu tenho boa parte dessas ações, mas vou retirar CPLE6, ELET6 e TUPY3, reprovaram totalmente aqui no meu diagrama e quero me desfazer, até pq todas estão na alta, então estarei vendendo com uma boa valorização e vou pegar esse valor para colocar em empresas com bons números reais.

Meu objetivo é aliar um bom dividendo (pelo menos 5%) com um bom potencial de valorização futura (sendo que eu avaliei setor e os numeros dessas empresas pra saber se esses meus critérios estariam sendo atendidos).

Enfim, é isso, o que vocês acham dessa carteira? Tem alguma sugestão de ativos para acrescentar ou até pra eu trocar algum desses ai?

• Brabo 1

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
6 horas atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Gustavo César Melo Tavares !

Você vai ter uma noção muito maior no que tange seu perfil e uma visão macro de uma carteira ao final do curso no módulo 8 que inclusive tem ferramentas para ajudar nestes pontos.

Achei legal as escolhas. Só deixaria o adendo de se ater a quantidade o qual falarei mais adiante.

Quando você diz que as empresas passaram pelos critérios do diagrama, acredito que aqui haja uma ponto a ser trabalhado. O que dá a entender é que você está colocando as empresas no seu diagrama e de acordo com a nota que elas ficam você decide se vai continuar investindo nelas ou não. E isso pode gerar equívocos.

Por exemplo, UNIP6 não passa nas premissas básicas de viabilidade que aprendemos sobre investir em uma empresa. Logo, ela nem entraria sequer para ser estudada.

Outro ponto aqui é se ater a uma correlação positiva. Você está com empresas que são correlacionadas por setor. Duas seguradoras, duas empresas de energia e dois bancos (Itausa é uma holding mas a maior parte de suas receitas vem do Banco Itaú).

E isso pode ser um problema por conta do que chamamos de risco não sistemático, que é o risco inerente a uma empresa em específico e a um setor. Isso em suma significa que quanto maior uma exposição temos dentro de um setor (em outras palavras, quanto mais empresas temos na carteira dentro de um mesmo setor) o nosso risco sistemático aumenta. Por exemplo, um cenário que afete empresas do setor de energia, você terá em tese uma parte maior do seu patrimônio sendo oscilado e entrando em risco pois tem duas empresas nele. Outro ponto que se contempla o risco não sistemático é a competição pelo mesmo marketshare. Isso gera como consequencia que normalmente para uma empresa crescer ela toma o espaço de crescimento da outra e isso pode acontecer mesmo que não haja uma aparente correlação. Por exemplo, muitos dizem que o Banco do Brasil não teria correlação com o Itaú/Itausa por conta que o Banco do Brasil foca no agro. Sim, é uma verdade que seu foco é o agro, mas não altera o fato que ambos ainda competem pelo mesmo espaço de oferecer produtos e serviços para quaisquer pessoas ou empresas que buscam serviços bancários: empréstimos, abertura de contas, cartão, conta PJ, etc.

Não entenda como ser implicitamente ruim ter mais de uma empresa no mesmo setor. Mas acho importante o investidor ter ciência do que ele tem como ônus e bônus aplicando essa estratégia.

E por fim, falando em ter empresas de um mesmo setor na carteira, podemos também sobre quantidade total de ativos em carteira que comentei lá no começo. Um ponto importante para se pensar é ver se temos uma quantidade ativos na carteira que consigamos acompanhar. E acompanhar não é abrir broker e ver cotação, ver se está na alta ou na baixa. É abrir relatórios das empresas, olhar resultados, interpretar números, ver se os fundamentos se mantém. Aí a pergunta é: tomando como base os ativos seus neste momento de 10 FIIs e 11 ações, você vai ter tempo e paciência para ler e acompanhar 21 relatórios?

Aqui novamente voltamos ao meu comentário anterior que você aparentemente está usando o diagrama para tomar uma decisão se vai investir na empresa ou não e está levando também como base o quesito de preço. Aqui acho que está faltando mais embasamento para tomadas de decisão bem como também no módulo 8 você terá mais bagagem para tomar essas decisões pois existem aulas que abordam justamente como tratar ativos que não fazem mais sentido na carteira.

Na minha opinião, o melhor a se fazer é ainda não investir nessas empresas ou vender nada até concluir o curso e também revisar o módulo 4. Este módulo 4 por conta de ser o mais denso que tem no curso, muita coisa no começo pode ficar não muito claro. É comum fazermos este módulo pelo menos umas duas ou três vezes antes de seguir para o próximo módulo. Acho que todo mundo aqui fez o mesmo  😅

Espero que ajude!

Entendi!! Vou seguir a sugestão de terminar o curso. Outro ponto: ter 21 ativos na carteira é considerado muito então? Pois realmente é complicado acompanhar 21 relatorios de empresas

Outra coisa, Unip6 vc considera ruim por conta do segmento e do tag along né? Fora o segmento de listagem na bolsa tbm. Fora esse ativo em específico, tem algum outro ai que vc considere ruim? Pra eu entender o seu raciocínio 

Desde já agradeço as sugestões!

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Gustavo César Melo Tavares disse:

Entendi!! Vou seguir a sugestão de terminar o curso. Outro ponto: ter 21 ativos na carteira é considerado muito então? Pois realmente é complicado acompanhar 21 relatorios de empresas

É considerado muito se vc não conseguir acompanhar todos eles, como vc já admitiu, mas caso vc tivesse tempo não teria problema algum ter essa quantidade, ainda mais dependendo do montante investido.

• Brabo 1
  • 0
Postado
3 horas atrás, Gustavo César Melo Tavares disse:

Não tem um número certo na verdade. Há quem consiga acompanhar numa boa, há quem não consiga.

Mas vale lembrar que normalmente na parte de ações, acompanhamos os relatórios anuais. Há quem goste de ler cada balanço trimestral mas não acho que seja necessário. Assim já economiza um bom tempo.

Para os FIIs é mais interessante este acompanhamento trimestral por conta do modelo de funcionamento destes ativos que podem ter variações mais sensível em uma fatia de tempo menor. 

E no mais, ficar de olho quando tem fatos relevantes ou comunicados a mercado.

3 horas atrás, Gustavo César Melo Tavares disse:

Outra coisa, Unip6 vc considera ruim por conta do segmento e do tag along né? Fora o segmento de listagem na bolsa tbm. Fora esse ativo em específico, tem algum outro ai que vc considere ruim? Pra eu entender o seu raciocínio 

O tag along normalmente já o suficiente para nos fazer ficar de fora da empresa  😅

O setor dela também é meio complexo, mas não enxergo como principal problema. Bem como o segmento de listagem. Não acho que influencia muito e ao menos nas minhas análises não levo em consideração este ponto de segmento de listagem. 

• Brabo 1
  • Criar novo...