Jump to content

Pergunta

Postado

Olá pessoal, tudo bem?

Estou revendo diversas vezes as aulas do módulo 3, visto que o conteúdo é novidade pra mim e essencial para aprofundamento.

Dito isso, gostaria que pudessem me auxiliar na assimilação do Contrafluxo em renda fixa e a nota que é dada a cada ativo na carteira, baseado no cenário atual (que irão mudar ao longo dos anos).

Pelo que entendi, Tesouro Direto é a renda fixa mais segura para investir, porém está vinculada a SELIC (taxa de juros), IPCA+ (inflação). Nesse caso, existe pré e pós-fixado para SELIC e IPCA+, ou são apenas pós-fixados?

1 - Conforme o contrafluxo, com a SELIC a 14,25% (por exemplo), investir em Tesouro Direto SELIC (2031 por exemplo) seria menos rentável que outros investimentos ofertados pela plataforma (BTG no meu caso) e assim, para maior rentabilidade, o Tesouro Direto IPCA+ (inflação) poderia oferecer mais produtos rentáveis disponíveis na plataforma de investimento. É esse o raciocínio?

2 - Tratando-se das outras linhas de investimento, a SELIC a 14,25% (alta), o ideal é buscar CDBs pré-fixados (travando a taxa que se encontra alta) e caso a SELIC venha a cair, os títulos de CDI serão oferecidos com maior rentabilidade e é o momento a se investir? Ou CDI é um indexador e não uma linha de crédito igual ao CDB? Ficou meio confuso pra mim.

3 - Tratando-se do IPCA+, ele só é ofertado via Tesouro Direto IPCA+, ou existe CDB - IPCA+, LCI/LCA - IPCA+? E nesse caso, do IPCA+, onde é possível verificar se está "em alta" ou "em baixa" que nesse último caso (baixa), é o momento que as ofertas vinculadas a IPCA+ são mais rentáveis?

4 - Por fim, creio que a grande maioria de vocês irão me indicar a utilização da calculadora de comparador de renda fixa, porém eu gostaria de entender o contrafluxo em si e a partir disso, ter um norte para buscar, dentre as ofertas, aquelas que estarão ofertando maior rentabilidade e ai sim, realizar as comparações.

5 - Além disso, eu não consegui assimilar de forma satisfatória a utilização da calculadora. A opção "pré-fixada" eu consegui entender já que vem expressa nos títulos ofertados, mas as opções como "%CDI" e "taxa-fixada IPCA" está confuso pra mim. E quanto aos "pós-fixados" de alguns títulos ofertados que não há opção lá na calculadora?

Sei que são muitas perguntas, mas gostaria que quem puder responder, as faça identificando o número de cada pergunta e que seja o menos resumido possível para me auxiliar a assimilar esse conhecimento.

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
38 minutes ago, Luciano Sisconetto Borja disse:

Pelo que entendi, Tesouro Direto é a renda fixa mais segura para investir, porém está vinculada a SELIC (taxa de juros), IPCA+ (inflação). Nesse caso, existe pré e pós-fixado para SELIC e IPCA+, ou são apenas pós-fixados?

Fala Luciano, tem Tesouso Selic, IPCA+, Préfixado, Renda+ e Educa+ com algumas variações de pagamento de juros semestrais.

Sobre a segurança, isso pode te ajudar:

image.png.c94d2c1cd288c9a3583d24a5f3757744.png

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
41 minutes ago, Luciano Sisconetto Borja disse:

1 - Conforme o contrafluxo, com a SELIC a 14,25% (por exemplo), investir em Tesouro Direto SELIC (2031 por exemplo) seria menos rentável que outros investimentos ofertados pela plataforma (BTG no meu caso) e assim, para maior rentabilidade, o Tesouro Direto IPCA+ (inflação) poderia oferecer mais produtos rentáveis disponíveis na plataforma de investimento. É esse o raciocínio?

Se a Selic está alta com tedência de baixa, o melhor é o préfixado.

Imagina uma hipótese de a SELIC daqui 3 anos cair pela metade, ou seja, chegar a 7%. O préfixado continuará pagando a mesma rentabilidade, por exemplo 15%aa, mas o SELIC estará pagando 7%aa.

No caso do IPCA+ o ideal é quando não se fala em inflação com a SELIC baixa, pois a tendência é no longo prazo o IPCA subir e você estará seguro contra a inflação.

• Me ajudou 1
  • 0
Postado (edited)
48 minutes ago, Luciano Sisconetto Borja disse:

3 - Tratando-se do IPCA+, ele só é ofertado via Tesouro Direto IPCA+, ou existe CDB - IPCA+, LCI/LCA - IPCA+? E nesse caso, do IPCA+, onde é possível verificar se está "em alta" ou "em baixa" que nesse último caso (baixa), é o momento que as ofertas vinculadas a IPCA+ são mais rentáveis?

Sim, CDB, LCI/LCA, CRI/CRA e Debêntures também são ofertados com IPCA+, %CDI e Préfixados.

Para comparação, pode usar a calculadora:

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

Para as tendências, pode procurar o Relatório Focus.

image.png.4e790be760c1225d5c83925ef54a94c1.png

Editado por Artur Barbosa
  • 0
Postado
49 minutes ago, Luciano Sisconetto Borja disse:

4 - Por fim, creio que a grande maioria de vocês irão me indicar a utilização da calculadora de comparador de renda fixa, porém eu gostaria de entender o contrafluxo em si e a partir disso, ter um norte para buscar, dentre as ofertas, aquelas que estarão ofertando maior rentabilidade e ai sim, realizar as comparações.

5 - Além disso, eu não consegui assimilar de forma satisfatória a utilização da calculadora. A opção "pré-fixada" eu consegui entender já que vem expressa nos títulos ofertados, mas as opções como "%CDI" e "taxa-fixada IPCA" está confuso pra mim. E quanto aos "pós-fixados" de alguns títulos ofertados que não há opção lá na calculadora?

Bingo!

Pósfixado é %CDI, IPCA+ e SELIC, ou seja, você não sabe, daqui meses, como estarão os rendimentos, só chegando lá no futuro mesmo. Já o préfixado, é sempre o mesmo durante os anos.

Sobre o contrafluxo, você precisa pensar qual a tendência e avaliar os diferentes investimentos para entender se tendência de baixa ou de alta, se o rendimento irá acompanhar ou não. 

Imagina que você investiu em um pósfixado, por exemplo IPCA+. Se a inflação subir muito você está coberto, certo? Mas se a inflação cair muito? Se comparar com um préfixado, será que não é melhor?

Se usarmos os números, imagina um préfixado à 10% e um IPCA+5% com inflação à 5%. Inicialmente os dois tem o mesmo rendimento, mas se a inflação cair à 3%, o préfixado continua com 10%aa, mas o IPCA+5% vai render 8%aa. Já o contrário, se a inflação subir à 8%, o préfixado continua com 10%aa e o IPCA+5% vai pagar 13%aa.

A questão do contrafluxo é isso.

Em resumo:

• SELIC baixa com expectativa de alta, títulos indexados a Selic e ao CDI;
  • SELIC alta com expectativa de baixa, títulos prefixados para travar uma rentabilidade superior ao que poderá ser oferecido futuramente;
  • Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA.

Pegue cada um desses cenários, e simule os títulos alterando as variáveis SELIC e Inflação para cima e para baixo, vai entender o que acontece.

Forte abraço.

😁

• Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...