Jump to content

Pergunta

Postado

Olá pessoal, tudo bem?

Estou revendo diversas vezes as aulas do módulo 3, visto que o conteúdo é novidade pra mim e essencial para aprofundamento.

Dito isso, gostaria que pudessem me auxiliar na assimilação do Contrafluxo em renda fixa e a nota que é dada a cada ativo na carteira, baseado no cenário atual (que irão mudar ao longo dos anos).

Pelo que entendi, Tesouro Direto é a renda fixa mais segura para investir, porém está vinculada a SELIC (taxa de juros), IPCA+ (inflação). Nesse caso, existe pré e pós-fixado para SELIC e IPCA+, ou são apenas pós-fixados?

1 - Conforme o contrafluxo, com a SELIC a 14,25% (por exemplo), investir em Tesouro Direto SELIC (2031 por exemplo) seria menos rentável que outros investimentos ofertados pela plataforma (BTG no meu caso) e assim, para maior rentabilidade, o Tesouro Direto IPCA+ (inflação) poderia oferecer mais produtos rentáveis disponíveis na plataforma de investimento. É esse o raciocínio?

2 - Tratando-se das outras linhas de investimento, a SELIC a 14,25% (alta), o ideal é buscar CDBs pré-fixados (travando a taxa que se encontra alta) e caso a SELIC venha a cair, os títulos de CDI serão oferecidos com maior rentabilidade e é o momento a se investir? Ou CDI é um indexador e não uma linha de crédito igual ao CDB? Ficou meio confuso pra mim.

3 - Tratando-se do IPCA+, ele só é ofertado via Tesouro Direto IPCA+, ou existe CDB - IPCA+, LCI/LCA - IPCA+? E nesse caso, do IPCA+, onde é possível verificar se está "em alta" ou "em baixa" que nesse último caso (baixa), é o momento que as ofertas vinculadas a IPCA+ são mais rentáveis?

4 - Por fim, creio que a grande maioria de vocês irão me indicar a utilização da calculadora de comparador de renda fixa, porém eu gostaria de entender o contrafluxo em si e a partir disso, ter um norte para buscar, dentre as ofertas, aquelas que estarão ofertando maior rentabilidade e ai sim, realizar as comparações.

5 - Além disso, eu não consegui assimilar de forma satisfatória a utilização da calculadora. A opção "pré-fixada" eu consegui entender já que vem expressa nos títulos ofertados, mas as opções como "%CDI" e "taxa-fixada IPCA" está confuso pra mim. E quanto aos "pós-fixados" de alguns títulos ofertados que não há opção lá na calculadora?

Sei que são muitas perguntas, mas gostaria que quem puder responder, as faça identificando o número de cada pergunta e que seja o menos resumido possível para me auxiliar a assimilar esse conhecimento.

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado

Olá, @Luciano Sisconetto Borja, tudo bem?

On 27/04/2025 at 11:43, Luciano Sisconetto Borja disse:

Estou revendo diversas vezes as aulas do módulo 3, visto que o conteúdo é novidade pra mim e essencial para aprofundamento.

Dito isso, gostaria que pudessem me auxiliar na assimilação do Contrafluxo em renda fixa e a nota que é dada a cada ativo na carteira, baseado no cenário atual (que irão mudar ao longo dos anos).

Pelo que entendi, Tesouro Direto é a renda fixa mais segura para investir, porém está vinculada a SELIC (taxa de juros), IPCA+ (inflação). Nesse caso, existe pré e pós-fixado para SELIC e IPCA+, ou são apenas pós-fixados?

Primeiramente, vamos entender o que é pós-fixado: Pós-fixados são aqueles títulos que compramos sem saber qual será a rentabilidade final, no vencimento. Não sabemos qual será a rentabilidade do Tesouro Selic 2031, por exemplo. Já um título prefixado, tal como o Tesouro Prefixado, podemos calcular exatamente a rentabilidade do título no vencimento, pois ela já é anunciada e fixa no título: Um Tesouro Prefixado 2028 que renda 13,55% ao ano vai ter os 13,55%a.a que prometeu na data de vencimento. 

Dessa forma, observe que um Tesouro IPCA+ 2050 que rende IPCA + 7,13% está unindo uma taxa pós-fixada que não sabemos quanto vai render até o vencimento (IPCA) e uma taxa prefixada (7,13%). Dessa forma, podemos dizer que esse é um tipo de título híbrido ou misto.

Dentro do Tesouro Direto, temos:

• Títulos Pós-fixados: Tesouro Selic
  • Títulos Prefixados: Tesouro Prefixado e Tesouro Prefixado com juros semestrais
  • Títulos Híbridos/Mistos: Tesouro IPCA+; Tesouro RendA+ e Tesouro EducA+ (que são basicamente variações do IPCA+ para investidores mais "leigos")

1 - Conforme o contrafluxo, com a SELIC a 14,25% (por exemplo), investir em Tesouro Direto SELIC (2031 por exemplo) seria menos rentável que outros investimentos ofertados pela plataforma (BTG no meu caso) e assim, para maior rentabilidade, o Tesouro Direto IPCA+ (inflação) poderia oferecer mais produtos rentáveis disponíveis na plataforma de investimento. É esse o raciocínio?

Se bem entendi o que você quis dizer, minha resposta é: Não exatamente.

A começar que o Tesouro Selic não entra na lógica do Contrafluxo, pois ele não oferece um prêmio acima da rentabilidade da Selic, independente do momento que ela esteja.

A metodologia do contrafluxo visa pegar títulos que no momento do aporte oferecem taxas melhores para se beneficiar no futuro. O Tesouro Selic não trava nenhum tipo de rentabilidade futura, (no máximo um deságio bem pequeno quando a procura está baixa).

Por exemplo: Se a taxa Selic cair para 2% como durante a pandemia e compro um Tesouro Selic e um CDB 140% do CDI, algum tempo depois a taxa Selic vai voltar a subir e, apenas como um exemplo ilustrativo, bate 16%. Dessa forma, o Tesouro Selic rende os exatos 16% enquanto o CDB vai render 22,6%. Também vale ressaltar que, por esses motivos, o contrafluxo é uma estratégia que visa o longo prazo, enquanto investimento no Tesouro Selic serve mais para investimentos de curto ou médio prazo (como guardar dinheiro para alguma meta ou guardar uma parte da reserva de emergência).

2 - Tratando-se das outras linhas de investimento, a SELIC a 14,25% (alta), o ideal é buscar CDBs pré-fixados (travando a taxa que se encontra alta) e caso a SELIC venha a cair, os títulos de CDI serão oferecidos com maior rentabilidade e é o momento a se investir? Ou CDI é um indexador e não uma linha de crédito igual ao CDB? Ficou meio confuso pra mim.

CDI é uma taxa pós-fixada que segue a rentabilidade da Selic menos 0,1% dela. Atualmente, com a Selic em 14,25%, o CDI é de 14,15%. É um indexador. CDBs são títulos de empréstimos para bancos "Certificados de Depósitos Bancários". 
Exemplo: CDB Banco SARD rende 100% do CDI (ou seja, rende o exato mesmo tanto que o CDI está rendendo: 14,15% atualmente, seguindo a Selic se ela cair ou aumentar. Se ela for pra 15%, o CDI vai render 14,90% e o CDB vai seguir esse indexador, se cair para 14%, vai render 13,9%, e por aí vai) ou CDB Banco SARD rende 105% do CDI (Atualmente, com o CDI em 14,15% esse CDB estaria rendendo uns 14,85% e, claro, esse valor de 14,85% oscilaria junto com a Selic/CDI)

3 - Tratando-se do IPCA+, ele só é ofertado via Tesouro Direto IPCA+, ou existe CDB - IPCA+, LCI/LCA - IPCA+? E nesse caso, do IPCA+, onde é possível verificar se está "em alta" ou "em baixa" que nesse último caso (baixa), é o momento que as ofertas vinculadas a IPCA+ são mais rentáveis?

Existem outros títulos além do Tesouro Direto que ofertam IPCA+ sim. CDBs, LCIs, LCAs, Debêntures, CRIs, CRAs... É um indexador como qualquer outro.

A melhor forma de saber como está a situação no momento e as expectativas futuras é pelo Boletim Focus, o relatório de mercado disponibilizado pelo Banco Central. Você pode acessar o relatório pelo site https://www.bcb.gov.br/publicacoes/focus ou acompanhar aqui na comunidade que o @Flavio Prado posta um print toda Segunda-Feira. Rsrs

4 - Por fim, creio que a grande maioria de vocês irão me indicar a utilização da calculadora de comparador de renda fixa, porém eu gostaria de entender o contrafluxo em si e a partir disso, ter um norte para buscar, dentre as ofertas, aquelas que estarão ofertando maior rentabilidade e ai sim, realizar as comparações.

A calculadora? Claro, mas indico para você principalmente uma leitura obrigatória aqui na comunidade sobre o contrafluxo, em que o @Eddy Paulini ensina "tintim por tintim" o tema:

https://comunidade.auvp.com.br/topic/19181-entendendo-sobre-o-contrafluxo/#comment-157783

5 - Além disso, eu não consegui assimilar de forma satisfatória a utilização da calculadora. A opção "pré-fixada" eu consegui entender já que vem expressa nos títulos ofertados, mas as opções como "%CDI" e "taxa-fixada IPCA" está confuso pra mim. E quanto aos "pós-fixados" de alguns títulos ofertados que não há opção lá na calculadora?

O comparador já considera um valor para o CDI e para o IPCA na base de dados dele. Dessa forma:

• Para títulos IPCA+ você só precisa escrever a taxa prefixada do título. Por exemplo, para registrar um título que renda IPCA + 5% você marca a opção "taxa fixada + ipca" e digita só os 5,00.
  • Para títulos de % do CDI, você escreve a porcentagem do CDI que o título promete. Por exemplo, em um título de 110% do CDI, você marca a opção "% do cdi" e digita 110,00

Sei que são muitas perguntas, mas gostaria que quem puder responder, as faça identificando o número de cada pergunta e que seja o menos resumido possível para me auxiliar a assimilar esse conhecimento.

Agora que vi essa parte. Hahaha

Bem, espero que minhas explicações + o texto do Eddy tenham deixado tudo mais claro. Caso surjam novas dúvidas, ou alguma não tenha ficado saciada, por favor, me pergunte, minha explicação pode ter ficado insuficiente ou confusa e ninguém aqui quer isso. Rs

• 1
Postado
38 minutes ago, Luciano Sisconetto Borja disse:

Fala Luciano, tem Tesouso Selic, IPCA+, Préfixado, Renda+ e Educa+ com algumas variações de pagamento de juros semestrais.

Sobre a segurança, isso pode te ajudar:

image.png.c94d2c1cd288c9a3583d24a5f3757744.png

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
  • 1
Postado
41 minutes ago, Luciano Sisconetto Borja disse:

Se a Selic está alta com tedência de baixa, o melhor é o préfixado.

Imagina uma hipótese de a SELIC daqui 3 anos cair pela metade, ou seja, chegar a 7%. O préfixado continuará pagando a mesma rentabilidade, por exemplo 15%aa, mas o SELIC estará pagando 7%aa.

No caso do IPCA+ o ideal é quando não se fala em inflação com a SELIC baixa, pois a tendência é no longo prazo o IPCA subir e você estará seguro contra a inflação.

• Me ajudou 1
  • 1
Postado (edited)
48 minutes ago, Luciano Sisconetto Borja disse:

Sim, CDB, LCI/LCA, CRI/CRA e Debêntures também são ofertados com IPCA+, %CDI e Préfixados.

Para comparação, pode usar a calculadora:

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

Para as tendências, pode procurar o Relatório Focus.

image.png.4e790be760c1225d5c83925ef54a94c1.png

Editado por Artur Barbosa
  • 1
Postado
49 minutes ago, Luciano Sisconetto Borja disse:

Bingo!

Pósfixado é %CDI, IPCA+ e SELIC, ou seja, você não sabe, daqui meses, como estarão os rendimentos, só chegando lá no futuro mesmo. Já o préfixado, é sempre o mesmo durante os anos.

Sobre o contrafluxo, você precisa pensar qual a tendência e avaliar os diferentes investimentos para entender se tendência de baixa ou de alta, se o rendimento irá acompanhar ou não. 

Imagina que você investiu em um pósfixado, por exemplo IPCA+. Se a inflação subir muito você está coberto, certo? Mas se a inflação cair muito? Se comparar com um préfixado, será que não é melhor?

Se usarmos os números, imagina um préfixado à 10% e um IPCA+5% com inflação à 5%. Inicialmente os dois tem o mesmo rendimento, mas se a inflação cair à 3%, o préfixado continua com 10%aa, mas o IPCA+5% vai render 8%aa. Já o contrário, se a inflação subir à 8%, o préfixado continua com 10%aa e o IPCA+5% vai pagar 13%aa.

A questão do contrafluxo é isso.

Em resumo:

• SELIC baixa com expectativa de alta, títulos indexados a Selic e ao CDI;
  • SELIC alta com expectativa de baixa, títulos prefixados para travar uma rentabilidade superior ao que poderá ser oferecido futuramente;
  • Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA.

Pegue cada um desses cenários, e simule os títulos alterando as variáveis SELIC e Inflação para cima e para baixo, vai entender o que acontece.

Forte abraço.

😁

• Aí cê deu aula... 2
  • Criar novo...