Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Boa tarde, pessoal. Tudo certo? 

Estou montando ainda a base da minha carteira, iniciei na intenção e escolher 1 empresa de cada um dos setores mais perenes (bancos, energia, saneamento e seguro). 

Avaliando o geral do setor das seguradoras, cheguei nas duas finais pra serem comparadas e uma entrar na carteira. 

Me ajudem aí com as opiniões positivas e negativas de vocês sobre Porto Seguro (PSSA3) e BB Seguridade (BBSE3)

Uma observação sobre os números da BBSE é o ROE, é historicamente tão absurdo que parece mentira. Alguma coisa que eu não vi ou o retorno é realmente esse ai mesmo? (atualmente em 71% e uma média histórica de 62,70%)

Se tiverem outra empresa do setor como sugestão de análise também estou aceitando. 

Desde já o meu muito obrigado!  

Editado por Felipe Eduardo Fernandes Da Costa
  • Brabo 1

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
57 minutes ago, Felipe Eduardo Fernandes Da Costa disse:

Estou montando ainda a base da minha carteira, iniciei na intenção e escolher 1 empresa de cada um dos setores mais perenes (bancos, energia, saneamento e seguro). 

Avaliando o geral do setor das seguradoras, cheguei nas duas finais pra serem comparadas e uma entrar na carteira. 

Me ajudem aí com as opiniões positivas e negativas de vocês sobre Porto Seguro (PSSA3) e BB Seguridade (BBSE3)

Uma observação sobre os números da BBSE é o ROE, é historicamente tão absurdo que parece mentira. Alguma coisa que eu não vi ou o retorno é realmente esse ai mesmo? (atualmente em 71% e uma média histórica de 62,70%)

Se tiverem outra empresa do setor como sugestão de análise também estou aceitando. 

@Felipe Eduardo Fernandes Da Costa Boa tarde!
Espero que estejam tudo bem!

Vou deixar aqui o link do comparativo que fiz entre as três melhores empresas de seguros atualmente.
Espero que te ajude na escolha.

https://analitica.auvp.com.br/acoes/comparar?tickers=CXSE3,BBSE3,PSSA3

• Brabo 2
  • 0
Postado
1 hora atrás, Felipe Eduardo Fernandes Da Costa disse:

@Felipe Eduardo Fernandes Da Costa, beleza?

Sobre as duas seguradoras que você está comparando, vou dar minha visão:

A BB Seguridade (BBSE3) realmente tem números sensacionais, está na minha carteira desde 2019. O ROE de 71% atual (e média histórica de 62,7%) é muito acima da média do mercado, e não está errado. O que explica esse ROE extraordinário é o modelo de negócio da empresa:

1. A BBSE3 opera principalmente como uma holding que distribui produtos através dos canais do Banco do Brasil.
  2. Tem uma estrutura de capital muito leve (não precisa manter tantas reservas técnicas quanto seguradoras tradicionais).
  3. Usa o balcão do BB como canal de vendas, então tem custo de aquisição de clientes muito baixo.

Em comparação, a Porto Seguro (PSSA3) é uma seguradora mais tradicional:

1. Opera diretamente no mercado, assumindo mais riscos de sinistralidade.
  2. Precisa manter reservas técnicas maiores.
  3. Tem custos de aquisição de clientes e marketing mais elevados.
  4. Diversifica mais suas operações (auto, residencial, saúde, serviços).

Para sua carteira de setores perenes, ambas são boas escolhas, mas representam apostas diferentes:

• BBSE3: Mais focada em dividendos, estrutura mais leve, ROE extraordinário, mas dependente do canal BB.
  • PSSA3: Mais diversificada, menos dependente de um único canal, mas ROE menor e exposição direta aos riscos do setor.

Considerando sua estratégia de ter uma empresa de cada setor perene, sugiro avaliar qual perfil combina mais com o restante da sua carteira (Você chegará no Diagrama do Cerrado que ajudará bastante). Se você já tem empresas de crescimento nos outros setores, a BBSE3 pode complementar bem com seus dividendos. Se tem empresas mais pagadoras de dividendos, a PSSA3 pode trazer mais diversificação.

• Brabo 1
  • Criar novo...