Jump to content

Recommended Posts

Postado

Estava divagando aqui agora e pensando se, por exemplo, uma empresa X, ao crescer, tem como um dos objetivos aumentar sua base de clientes. Seguindo esse raciocínio, com o envelhecimento e a consequente redução populacional já esperada, não seria correto pensar que, em um certo ponto, não haverá mais para onde a empresa X se expandir? Mesmo que ela invista em capacidade produtiva, reduzindo custos, em algum momento não terá mais para onde crescer, pois já estaria no seu auge e, dali para frente, com a redução de clientes devido a óbitos, essa empresa teria números cada vez menores. Estou sendo meio lunático aqui, mas será que os grandes players do mercado não podem chegar a esse ponto um dia? E, com isso, quem sabe os investidores, em vez de lucrar com essa ação, veriam seu patrimônio se diluir? É só uma besteira da minha mente ou isso pode se tornar realidade algum dia?

• Brabo 1
Postado
12 minutes ago, Vitor Henrique Alves Pereira disse:

Estava divagando aqui agora e pensando se, por exemplo, uma empresa X, ao crescer, tem como um dos objetivos aumentar sua base de clientes. Seguindo esse raciocínio, com o envelhecimento e a consequente redução populacional já esperada, não seria correto pensar que, em um certo ponto, não haverá mais para onde a empresa X se expandir? Mesmo que ela invista em capacidade produtiva, reduzindo custos, em algum momento não terá mais para onde crescer, pois já estaria no seu auge e, dali para frente, com a redução de clientes devido a óbitos, essa empresa teria números cada vez menores. Estou sendo meio lunático aqui, mas será que os grandes players do mercado não podem chegar a esse ponto um dia? E, com isso, quem sabe os investidores, em vez de lucrar com essa ação, veriam seu patrimônio se diluir? É só uma besteira da minha mente ou isso pode se tornar realidade algum dia?

Boa noite, @Vitor Henrique Alves Pereira !

Não apenas por conta de envelhecimento de população, mas por outros N fatores uma empresa pode sim entrar em uma fase complicada. 

As empresas possuem em teoria quatro fases que são: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Este exemplo hipotético que você comentou é quando a empresa está na fase de maturidade. Ela já tem seu produto/serviço amplamente difundido, provavelmente já tem sua base de clientes conquistada e agora vem a briga para se manter com estes patamares. Ela começa a enfrentar dificuldades, provavelmente precisa reajustar margens, enfrentar concorrentes e efetivar melhorias de produto/serviço para segurar seus clientes ou conseguir novos se reinventando de certa forma. Isso tudo para não entrar na fase de declínio que é onde ela começar a ficar mal das pernas até deixar de existir.

Claro que este tema não é tão simples, tem diversos por menores que poderiam ser levados em conta. Mas entenda a ideia de que isso é normal. Na verdade, ouso dizer que falando de empresas que temos aqui no Brasil listadas em bolsa, as maiores provavelmente estão exatamente nessa fase de maturidade. Algumas conseguem se sair melhor outras penam um pouquinho mais.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
Postado
30 minutes ago, Vitor Henrique Alves Pereira disse:

Então, em minhas pesquisas, me deparei pensando que, em certo momento, o topo é o limite, e daí para frente, o que resta? Não é nenhuma preocupação nem nada, e sim uma indagação sobre o depois. Obrigado pela interação. 

• Brabo 1
Postado
15 minutes ago, Vitor Henrique Alves Pereira disse:

Então, em minhas pesquisas, me deparei pensando que, em certo momento, o topo é o limite, e daí para frente, o que resta? Não é nenhuma preocupação nem nada, e sim uma indagação sobre o depois. Obrigado pela interação. 

Na minha opinião, o topo não é um limite, mas sim uma nova fase de desafio. Mais do que conquistar um novo cliente é como manter o meu fiel, mais do que conquistar espaço de mercado é impedir que outros concorrentes tomem espaço. Ao menos enxergo que o mantimento é algo necessário pois envolverá muita reinvenção qualidade daquilo que se é oferecido para que não seja esquecido e apagado do mercado. 

• Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...