Ruan Postado 23 horas atrás Postado 23 horas atrás Boa tarde. Minha dúvida é sobre o contrafluxo... Como eu tenho a certeza que tal ativo esta fora da manada. Seria o momento de IPCA+? LCA/LCI com indice pré-fixado em IPCA+ é viável ou somente no tesouro direto obs: lci/lca de 365 dias com IPCA+7,3% (números alternativos, somente para exemplo). 3
0 Mateus Souza Postado 23 horas atrás Postado 23 horas atrás 1 minute ago, Ruan disse: Boa tarde. Minha dúvida é sobre o contrafluxo... Como eu tenho a certeza que tal ativo esta fora da manada. Seria o momento de IPCA+? LCA/LCI com indice pré-fixado em IPCA+ é viável ou somente no tesouro direto obs: lci/lca de 365 dias com IPCA+7,3% (números alternativos, somente para exemplo). Boa tarde! Assim de maneira BEM simplista seria +/- assim Selic alta = Preferir Pré-Fixados Selic Baixa = % do CDI Inflação fora do radar (pouca gente falando) = IPCA + X% Inflação na moda = Produto a depender da selic (caso esteja alta ou baixa). Espero ter ajudado! 4
0 Eddy Paulini Postado 23 horas atrás Postado 23 horas atrás Boa tarde, @Ruan ! Complementando nosso amigo @Mateus Souza. 9 minutes ago, Ruan disse: Minha dúvida é sobre o contrafluxo... Como eu tenho a certeza que tal ativo esta fora da manada. Temos que fazer uma avaliação da expectativa e do que está sendo falado. No que tange expectativas, basicamente temos: - Taxa de juros baixa com expectativa de alta, títulos indexados a Selic e ao CDI; - Taxa de juros alta com expectativa de baixa, títulos prefixados para travar uma rentabilidade superior ao que poderá ser oferecido futuramente; - Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA. Avaliando hoje, prefixados e IPCA+ são os que tem melhores taxas para se travar para o longo prazo. 10 minutes ago, Ruan disse: LCA/LCI com indice pré-fixado em IPCA+ é viável ou somente no tesouro direto obs: lci/lca de 365 dias com IPCA+7,3% (números alternativos, somente para exemplo). Não tem uma resposta certa. É necessário sempre avaliar o risco X retorno dos títulos. Uma ferramenta que pode ajudar nessa tomada de decisão é a calculadora da renda fixa do investidor sardinha: https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/ Para prazos mais curtos, normalmente as LCIs e LCAs tem vantagem por conta da isenção do IR. Mas no longo prazo, mesmo com o IR, CDBs e títulos do Tesouro podem ser mais benéficos. Espero que agregue ao tema! 2 1
0 Carlos Filho Postado 23 horas atrás Postado 23 horas atrás 12 minutes ago, Ruan disse: Boa tarde. Minha dúvida é sobre o contrafluxo... Como eu tenho a certeza que tal ativo esta fora da manada. Seria o momento de IPCA+? LCA/LCI com indice pré-fixado em IPCA+ é viável ou somente no tesouro direto obs: lci/lca de 365 dias com IPCA+7,3% (números alternativos, somente para exemplo). Fala, @Ruan! Boa tarde, cara. Complementando os nossos amigos @Eddy Paulini e o @Mateus Souza. Eu fico feliz em ver alguém pensando em contrafluxo com essa clareza — é exatamente esse o espírito quando a gente fala de sair da manada e olhar para onde ninguém está indo... ainda. É momento de IPCA+? Se você está falando de alocação estratégica com cabeça de contrafluxo, a resposta tende a ser sim. Agora que a Selic já deu sinal de que o ciclo de corte está perto do fim (ou pelo menos vai desacelerar), e a curva longa de juros começa a se estabilizar, os títulos atrelados à inflação com taxa real elevada estão mais “esquecidos” pelo mercado. Isso cria uma janela interessante pra quem está olhando lá na frente, principalmente porque os preços dos IPCA+ ainda estão atrativos, e o mercado todo ainda está muito no “CDIzão”. Vale IPCA+ via LCI/LCA ou só via Tesouro? Aqui o ponto é: depende do horizonte e da taxa real. Se você achou uma LCI ou LCA pagando IPCA+7,3% líquidos, isso é top de verdade. São raríssimos os papéis no mercado secundário com essa composição, ainda mais com isenção de IR. No Tesouro IPCA+, você paga IR regressivo. Então, numa taxa de IPCA+6,0% bruta, líquida ela vira algo perto de IPCA+5,1% (a depender do prazo). Em LCI/LCA, por serem isentas de IR, uma taxa bruta é também líquida. Então se de fato você tem IPCA+7,3% em LCA/LCI de 1 ano, isso é muito mais interessante que Tesouro IPCA+ de mesmo duration. Só cuidado com prazo muito curto, porque a inflação pode te penalizar na comparação com um CDB que paga 110% do CDI. E olhar o Emissor - essas taxas agressivas às vezes vêm de bancos pequenos. Checa se o FGC cobre e se o risco de liquidez faz sentido pra você. No fim, o ativo pode até estar fora da manada, mas se você souber onde está pisando, é exatamente aí que a margem de segurança mora. Forte abraço e espero ter te ajudado. 2
Pergunta
Ruan
Boa tarde.
Minha dúvida é sobre o contrafluxo... Como eu tenho a certeza que tal ativo esta fora da manada.
Seria o momento de IPCA+?
LCA/LCI com indice pré-fixado em IPCA+ é viável ou somente no tesouro direto
obs: lci/lca de 365 dias com IPCA+7,3% (números alternativos, somente para exemplo).
Top Posters For This Question
1
1
1
1
DIAS POPULARES
29/Abr
4
Top Posters For This Question
Eddy Paulini 1 post
Carlos Filho 1 post
Mateus Souza 1 post
Ruan 1 post
DIAS POPULARES
29/Abr 2025
4 posts
Os mais famosos desse tópico
Ruan
Boa tarde. Minha dúvida é sobre o contrafluxo... Como eu tenho a certeza que tal ativo esta fora da manada. Seria o momento de IPCA+? LCA/LCI com indice pré-fixado em IPCA+ é viável ou
Mateus Souza
Boa tarde! Assim de maneira BEM simplista seria +/- assim Selic alta = Preferir Pré-Fixados Selic Baixa = % do CDI Inflação fora do radar (pouca gente falando) = IPCA +
Eddy Paulini
Boa tarde, @Ruan ! Complementando nosso amigo @Mateus Souza. Temos que fazer uma avaliação da expectativa e do que está sendo falado. No que tange expectativas, basicamente temos: - T
3 respostas para essa pergunta
Recommended Posts