Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde.

Minha dúvida é sobre o contrafluxo... Como eu tenho a certeza que tal ativo esta fora da manada.

Seria o momento de IPCA+?

LCA/LCI com indice pré-fixado em IPCA+ é viável ou somente no tesouro direto

obs: lci/lca de 365 dias com IPCA+7,3% (números alternativos, somente para exemplo).

• Brabo 3

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
1 minute ago, Ruan disse:

Boa tarde.

Minha dúvida é sobre o contrafluxo... Como eu tenho a certeza que tal ativo esta fora da manada.

obs: lci/lca de 365 dias com IPCA+7,3% (números alternativos, somente para exemplo).

Boa tarde!

Assim de maneira BEM simplista seria +/- assim

• Selic alta = Preferir Pré-Fixados
  • Selic Baixa = % do CDI
  • Inflação fora do radar (pouca gente falando) = IPCA + X%
  • Inflação na moda = Produto a depender da selic (caso esteja alta ou baixa).

Espero ter ajudado!
  • Brabo 4
  • 0
Postado

Boa tarde, @Ruan !

Complementando nosso amigo @Mateus Souza.

9 minutes ago, Ruan disse:

Temos que fazer uma avaliação da expectativa e do que está sendo falado. No que tange expectativas, basicamente temos:

- Taxa de juros baixa com expectativa de alta, títulos indexados a Selic e ao CDI;
- Taxa de juros alta com expectativa de baixa, títulos prefixados para travar uma rentabilidade superior ao que poderá ser oferecido futuramente;
- Inflação baixa com expectativa de alta, títulos indexados ao IPCA.

Avaliando hoje, prefixados e IPCA+ são os que tem melhores taxas para se travar para o longo prazo.

10 minutes ago, Ruan disse:

Não tem uma resposta certa. É necessário sempre avaliar o risco X retorno dos títulos.

Uma ferramenta que pode ajudar nessa tomada de decisão é a calculadora da renda fixa do investidor sardinha:

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

Para prazos mais curtos, normalmente as LCIs e LCAs tem vantagem por conta da isenção do IR. Mas no longo prazo, mesmo com o IR, CDBs e títulos do Tesouro podem ser mais benéficos.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
12 minutes ago, Ruan disse:

Boa tarde.

Fala, @Ruan! Boa tarde, cara.

Complementando os nossos amigos @Eddy Paulini e o @Mateus Souza.

Eu fico feliz em ver alguém pensando em contrafluxo com essa clareza — é exatamente esse o espírito quando a gente fala de sair da manada e olhar para onde ninguém está indo... ainda.

É momento de IPCA+?
Se você está falando de alocação estratégica com cabeça de contrafluxo, a resposta tende a ser sim.
Agora que a Selic já deu sinal de que o ciclo de corte está perto do fim (ou pelo menos vai desacelerar), e a curva longa de juros começa a se estabilizar, os títulos atrelados à inflação com taxa real elevada estão mais “esquecidos” pelo mercado.
Isso cria uma janela interessante pra quem está olhando lá na frente, principalmente porque os preços dos IPCA+ ainda estão atrativos, e o mercado todo ainda está muito no “CDIzão”.

Vale IPCA+ via LCI/LCA ou só via Tesouro?
Aqui o ponto é: depende do horizonte e da taxa real.
Se você achou uma LCI ou LCA pagando IPCA+7,3% líquidos, isso é top de verdade. São raríssimos os papéis no mercado secundário com essa composição, ainda mais com isenção de IR.

• No Tesouro IPCA+, você paga IR regressivo. Então, numa taxa de IPCA+6,0% bruta, líquida ela vira algo perto de IPCA+5,1% (a depender do prazo).
  • Em LCI/LCA, por serem isentas de IR, uma taxa bruta é também líquida. Então se de fato você tem IPCA+7,3% em LCA/LCI de 1 ano, isso é muito mais interessante que Tesouro IPCA+ de mesmo duration.

Só cuidado com prazo muito curto, porque a inflação pode te penalizar na comparação com um CDB que paga 110% do CDI. E olhar o Emissor - essas taxas agressivas às vezes vêm de bancos pequenos. Checa se o FGC cobre e se o risco de liquidez faz sentido pra você.

No fim, o ativo pode até estar fora da manada, mas se você souber onde está pisando, é exatamente aí que a margem de segurança mora.

Forte abraço e espero ter te ajudado.

• Brabo 2
  • Criar novo...