Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia, boa tarde, ou boa noite. Finalmente voltei a aportar depois de terminar o curso e estou indeciso sobre a diversificação nos etfs.  Comprei ate o momento 2 etfs sendo o SMIN (mercado indiano) e VWO(Mercado emergente) vcs acham que devo diversificar em futuros aportes em mais etfs globalizados ou etfs de países específicos ? Tendo em conta que meus stocks estão focados no mercado tecnológico dos EUA

• Brabo 1

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
5 horas atrás, Jose Artur Lamarck Dantas Vilar disse:

@Eddy Paulini Bem vamos lá, meu patrimônio e pequeno ainda esta abaixo dos 5 mil, minha carteira esta desbalanceada por causa de uma grande participação em fies comprados antes do curso, mas novamente como e pouco dinheiro consigo realocar os ativos nos próximos 2 a 3 meses para ficar dentro da porcentagem ideal. Minhas acoes brasileiras sao na minha visão bem solidas (segue o print)

Carteira voltada a acumulação de patrimônio 

NACIONAL

23% da carteira atual. Meta 20%
image.png.5c8e24ef5d8b6deb77056c09019c5218.png 
Quanto a fiis segue a lista atual da minha carteira (38,17% atual meta 10%). A maioria comprada antes do curso por isso esta assim.
Mais de 60% esta alocado em  HGRU11  oque gerou desbalanço na carteira, ja estou a corrigir.
image.png.7af3c65c8244aff1e1ef5f3e8c3cf91a.png
image.png.9c80de1c2e520429b0dc9dd6a34997e1.png

Exterior

Stocks atual 17% meta 20% esta lista tende a cresce focado no setor tecnológico dos eua, pretendo adicionar novamente nvcd, meta e tsmc(empresa de semicondutores) no futuro dependendo do mercado.
image.png.72496ae6b2607f22665ea00be56f9d5b.png

ETF atual 18% meta 20% da carteira. atualmente pretendo deixar o Smin como uma aposta fazendo aportes menores no futuro, os próximos aportes em etfs vão ser menos arriscados focados em mercados consolidados Globalizados ou localizados em diferentes países oque ainda precisa de estudo.

image.png.e218233f61dc2f5be455dab07f0672d8.png

O resto da carteira esta entre renda fixa brasileira e cripto.  E uma carteira pequena que esta a crescer agora. Pensei em arriscar um  pouco nos etfs ja que considero minha carteira nacional bem segura, logicamente riscos que considero aceitáveis. 

@Jose Artur Lamarck Dantas Vilar você já concluiu o curso?

Considerando seu patrimônio atual e seguindo o que é sugerido no curso, ainda não valeria muito a pena se expor no exterior. Investir no exterior "é caro" por assim dizer, pois existem taxas de corretagem, spread, câmbio etc. Quando o patrimônio ainda é pequeno e queremos nos expor no exterior, acabaríamos desprendendo um valor relativamente considerável para dolarizar uma parte ainda muito pequena.

Sua ideia é bacana, os ativos na parte de ações estão interessantes na minha opinião. Mas seguindo este preceito de dolarizar o patrimônio a partir de um determinado valor, talvez seja mais interessante.

• Aí cê deu aula... 1
  • 1
Postado
25 minutes ago, Jose Artur Lamarck Dantas Vilar disse:

Bom dia, boa tarde, ou boa noite. Finalmente voltei a aportar depois de terminar o curso e estou indeciso sobre a diversificação nos etfs.  Comprei ate o momento 2 etfs sendo o SMIN (mercado indiano) e VWO(Mercado emergente) vcs acham que devo diversificar em futuros aportes em mais etfs globalizados ou etfs de países específicos ? Tendo em conta que meus stocks estão focados no mercado tecnológico dos EUA

Bom dia, @Jose Artur Lamarck Dantas Vilar !

Não tem uma resposta certa aqui pois tem diversos pontos que você precisa avaliar. Qual o tamanho da sua carteira e do patrimônio, quantos ativos você já possui hoje tanto no Brasil como no exterior, qual a correlação entre estes ativos e exposição, o quanto você quer se expor no exterior (percentual da sua carteira em ativos internacionais), medir os riscos (um ETF de países emergentes tendem a ser muito mais arriscados do que um ETF inserido em um mercado mais consolidado).

Se quiser contar mais sobre seus objetivos e seu cenário atual, podemos destrinchar um pouco mais o tema!

• 0
Postado

@Eddy Paulini Bem vamos lá, meu patrimônio e pequeno ainda esta abaixo dos 5 mil, minha carteira esta desbalanceada por causa de uma grande participação em fies comprados antes do curso, mas novamente como e pouco dinheiro consigo realocar os ativos nos próximos 2 a 3 meses para ficar dentro da porcentagem ideal. Minhas acoes brasileiras sao na minha visão bem solidas (segue o print)

Carteira voltada a acumulação de patrimônio 

NACIONAL

23% da carteira atual. Meta 20%
image.png.5c8e24ef5d8b6deb77056c09019c5218.png 
Quanto a fiis segue a lista atual da minha carteira (38,17% atual meta 10%). A maioria comprada antes do curso por isso esta assim.
Mais de 60% esta alocado em  HGRU11  oque gerou desbalanço na carteira, ja estou a corrigir.
image.png.7af3c65c8244aff1e1ef5f3e8c3cf91a.png
image.png.9c80de1c2e520429b0dc9dd6a34997e1.png

Exterior

Stocks atual 17% meta 20% esta lista tende a cresce focado no setor tecnológico dos eua, pretendo adicionar novamente nvcd, meta e tsmc(empresa de semicondutores) no futuro dependendo do mercado.
image.png.72496ae6b2607f22665ea00be56f9d5b.png

ETF atual 18% meta 20% da carteira. atualmente pretendo deixar o Smin como uma aposta fazendo aportes menores no futuro, os próximos aportes em etfs vão ser menos arriscados focados em mercados consolidados Globalizados ou localizados em diferentes países oque ainda precisa de estudo.

image.png.e218233f61dc2f5be455dab07f0672d8.png

O resto da carteira esta entre renda fixa brasileira e cripto.  E uma carteira pequena que esta a crescer agora. Pensei em arriscar um  pouco nos etfs ja que considero minha carteira nacional bem segura, logicamente riscos que considero aceitáveis. 

• Brabo 1
  • Criar novo...