Jump to content

Pergunta

Postado

Ola a todos!vivo na EU desde os mues 15 anos e nunca fiz a declaração de imposto nem tive nenhum tipo de relação com a Federal! Mas sempre desde que cheguei aqui sempre investi no Brasil, em terrenos,apartamentos e casas! Are que 3 anos atrás comecei a investir na Bolsa! Hoje tenho como patrimônio em acoes,fii’s etc cerca de 750mil, estou me informando para iniciar a declarar mas os 3 contadores que ouvi mi dizem pra parar de investir e ficar queto! Alguem aqui também tem esse problema?ou pode me dar uma ideia de como continuar?

• Brabo 1

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
3 minutes ago, Carlos De Araujo disse:

Ola a todos!vivo na EU desde os mues 15 anos e nunca fiz a declaração de imposto nem tive nenhum tipo de relação com a Federal! Mas sempre desde que cheguei aqui sempre investi no Brasil, em terrenos,apartamentos e casas! Are que 3 anos atrás comecei a investir na Bolsa! Hoje tenho como patrimônio em acoes,fii’s etc cerca de 750mil, estou me informando para iniciar a declarar mas os 3 contadores que ouvi mi dizem pra parar de investir e ficar queto! Alguem aqui também tem esse problema?ou pode me dar uma ideia de como continuar?

Bom dia, @Carlos De Araujo !

Um primeiro ponto a se entender é: você pretende voltar ao Brasil? 

Se pretende, não faria muito sentido vocês investir aqui. Além disso, tem um ponto que já vi pessoas aqui falarem sobre que é ser efetivado uma saída definitiva do Brasil automaticamente após um período fora. Não sei afirmar muita coisa sobre isso e um bom contador poderia informar mais sobre.

Caso pretenda voltar, aí a história muda mais pois seria necessário sim fazer declaração e entender o quanto você precisa regularizar toda sua situação.

• Brabo 2
  • 0
Postado (edited)

Estou assistindo o módulo de IR e vi uma informação que: para você pagar imposto de renda teria que passar 183 dias no Brasil por ano (não precisam ser consecutivos).

Eu também moro fora tem 2 anos e pouco, mas pretendo voltar. Eu sempre vou para o Brasil mas fico no máximo 4 meses (não consecutivos necessariamente também) e volto para a Europa e vai ser assim pelos próximos 3 anos. Não faço nenhuma renda no Brasil fora os investimentos e também não possuo nada no meu nome. Então ACHO que estou limpa de imposto.

Mas gostaria de entender mais sobre também

Editado por Luciana De Moura Afonso
  • Brabo 2
  • 0
Postado
1 hora atrás, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Carlos De Araujo !

Um primeiro ponto a se entender é: você pretende voltar ao Brasil? 

Se pretende, não faria muito sentido vocês investir aqui. Além disso, tem um ponto que já vi pessoas aqui falarem sobre que é ser efetivado uma saída definitiva do Brasil automaticamente após um período fora. Não sei afirmar muita coisa sobre isso e um bom contador poderia informar mais sobre.

Caso pretenda voltar, aí a história muda mais pois seria necessário sim fazer declaração e entender o quanto você precisa regularizar toda sua situação.

Bom Dia Eddi! Então eu não pretendo voltar a viver no Brasil! Mas tb quero manter meu nome limpo. O meu patrimônio em imobiliário já supera de muito o obrigatório para declarar mas antigamente nao estava nem aew pra isso…depois que comecei a estudar e investir estou mais conciente do que estou fazendo! Os contadores que falei mi dizem pra nao mexer mais com isso,manter oque tem como esta nao fazer mais aportes e ficar friu! Antes de sulerar 800k na B3 mas nesse ponto mesmo sem aportes o trem esta crescendo muito rapidamente e nao sei se ficar feliz ou triste! Em vez de joia tah sendo un pepino os meus investimentos!

• Brabo 1
  • 0
Postado

Oi, Carlos, Eu estou com uma situação parecida com a sua. Até o momento, tudo o que estudei aponta para a saída definitiva do país. Você, apresentando essa informação à corretora, não precisa liquidar sua posição, porém também não poderá fazer novos aportes.

Estou na fase de procurar um contador para realizar a minha saída. Se encontrar um, compartilho contigo o contato. Um advogado tributarista também saberia ajudar.

• Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
5 horas atrás, Carlos De Araujo disse:

Bom Dia Eddi! Então eu não pretendo voltar a viver no Brasil! Mas tb quero manter meu nome limpo. O meu patrimônio em imobiliário já supera de muito o obrigatório para declarar mas antigamente nao estava nem aew pra isso…depois que comecei a estudar e investir estou mais conciente do que estou fazendo! Os contadores que falei mi dizem pra nao mexer mais com isso,manter oque tem como esta nao fazer mais aportes e ficar friu! Antes de sulerar 800k na B3 mas nesse ponto mesmo sem aportes o trem esta crescendo muito rapidamente e nao sei se ficar feliz ou triste! Em vez de joia tah sendo un pepino os meus investimentos!

Neste caso, como comentei antes, normalmente investir no Brasil não valeria a pena já que você vai morar fora. O mercado no exterior é muito mais maduro e você já tem uma parte do seu patrimônio e custos todos em outra moeda.

Mas eu particularmente buscaria mais informações sobre essa questão de saída fiscal e se está mesmo certo "esquecer" o que você possui aqui. Entendi que foi o que os contadores falou, mas eu sinceramente acho isso meio esquisito. Não sou entendedor da área, mas a conversa parece estranha demais para o meu gosto  😅

• 0
Postado
7 horas atrás, Tuanny Couto Silva disse:

Oi, Carlos, Eu estou com uma situação parecida com a sua. Até o momento, tudo o que estudei aponta para a saída definitiva do país. Você, apresentando essa informação à corretora, não precisa liquidar sua posição, porém também não poderá fazer novos aportes.

Estou na fase de procurar um contador para realizar a minha saída. Se encontrar um, compartilho contigo o contato. Um advogado tributarista também saberia ajudar.

Boa Noite Tuanny! Entao eu nao quero fazer a saída fiscal, é boa soh pro  advogado, ou pra quer quer sair do Brasil com a grana! Eu me informei sobre isso tb e no meu caso achei muito ruin!

• Brabo 1
  • 0
Postado

Fala Carlos! Então, para o brasil se vocês está ausente do pais por mais de 12 meses vc é automaticamente não residente fiscal. Pelo que eu sei vc poderia tentar manter a residencia se vc tivesse continuado a declarar seu IR anual. No caso todos os anos que passou, vc simplesmente não cumpriu com sua obrigação fiscal e não pagou seus impostos. Seus contadores estão corretos. Eu evitaria movimentar qualquer coisa e ficaria orando a deus pra receita não me pegar kkkkkkkkk. Agora se vc tentar tirar tudo vai ser uma movimentação muito grande e se você aportar mais a receita pode te pegar. Se eles te pegarem vc vai ter q pagar o imposto devido dos ultimos 5 anos+ a multa. Uma vez eu tive que pagar uma multa pq esqueci de pagar alguns impostos, e eu perdi 40% doq eu tinha(imposto+multa) 

Para vc ter uma noção de como sua situação é complicada. se você tem um imóvel, e vc n é residente fiscal do BR(vc disse q ta 15 anos fora, entao automaticamente vc já é um nao residente) o povo q mora nos seus imóveis deveria ter pago o imposto do aluguel no lado deles.(acho q é uns 15%). Pode ter ctz q se a receita te pegar tu vai perder boa parte doq vc tem e se tu tiver eles podem ate penhorar oq tu tem pra pagar a divida. UM amigo meu teve uma complicação nesse sentido e tbm tomou uma lambada de uns 50%. Muito cuidado com seus proximos movimentos e converse bem com um bom advogado tributário. sua situação precisa de uma atenção melhor doq uma atenção de um contador.

• 0
Postado

Só para clarificar um pouco pq acho q ficou levemente confuso. O problema seria se a receita falasse q mesmo com vc fora do pais por tantos anos, vc ainda é residente fiscal do BR e deveria ter pago seu imposto. E te cobrar o imposto devido dos últimos 5 anos. E quem considera isso é a propria receita, eles vão te julgar se você manteve uma residencia fiscal no BR. Se vc movimentou muito suas contas bancarias(q vc nem deveria ter pq não residente n pode ter a maioria das contas), se vc comprou imoveis, carros e etc. Tudo isso conta para oq eles vao pensar sobre sua residencia fiscal. Vale lembrar q o imposto q eles vao cobrar é sobre tudo que vc ganhou, até fora do brasil. 

Com sorte, talvez eles não vão te considerar como residente fiscal, então pelo menos vão te cobrar o imposto dos alugueis q era para você ter pago. 

Mas novamente. eu confirmaria isso com um bom advogado. Um bom pode ter dar dicas de como vc pode se blindar a uma possível convocação pela receita.

• Criar novo...