Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

tenho duas ações em minha carteira que tem nota 7 de 15 que são ODPV3 e EGIE3. Atualmente a Egie está com 8,86% positivo e ODPV3 está com 2,21% negativo, ja contando com os proventos. Quando informei um novo aporte de 2k para redistribuir entre meus ativos. percebi que ambos praticamente tiveram a mesma sugestão de aporte (2 ações para EGIE totalizando R$82,08 e 8 ações para ODPV3, totalizando R$86,16)

Eu imaginei que a diferença seria maior a favor de ODPV3 ja que ela está em queda, porém vi quase nenhuma diferença. Eu entendi que o diagrama do cerrado iria sugerir aportar em proporções maiores nas ações que estão em queda.

Tem algo que eu não estou entendendo?

Editado por Cristian Souza

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)
4 minutes ago, Cristian Souza disse:

tenho duas ações em minha carteira que tem nota 7 de 15 que são ODPV3 e EGIE3. Atualmente a Egie está com 8,86% positivo e ODPV3 está com 2,21% negativo, ja contando com os proventos. Quando informeu um novo aporte de 2k para redistribuir entre meus ativos. percebi que ambos praticamente tiveram a mesma sugestão de aporte (2 ações para EGIE totalizando R$82,08 e 8 ações para ODPV3, totalizando R$86,16)

Eu imaginei que a diferença seria maior a favor de ODPV3 ja que ela está em queda, porém vi quase nenhuma diferença. Eu entendi que o diagrama do cerrado iria sugerir aportar em proporções maiores nas ações que estão em queda.

Tem algo que eu não estou entendendo?

Fala Cristian, tudo bem?

Depende do valor que já tem apartado em cada uma delas, o sistema tenta balancear a sua carteira pela pontuação e não somente dividir o aporte pela pontuação.

Então imagina que você tem duas ações:

Ação1 - R$1.000,00 investido e 7 pontos

Ação2 - R$10,00 investido e 3 pontos

Nesse caso, a Ação1 deve representar 70% da sua carteira e a Ação2 30%, mas a Ação 1 está com 99% do valor investido, portanto o próximo aporte será mais na Ação2 do que na Ação1.

Pode ser que no seu caso, o cálculo de rebalancemento coincidiu com o aporte quase no mesmo valor.

Editado por Artur Barbosa
  • Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

certo, mas eu sempre aportei de acordo com o que o diagrama sugere, não acredito que haja desbalanceamento. nunca aportei em apenas 1 ação fora das datas. tenho menos de 1 ano de investimentos e sempre fiz da maneira correta. Você deu exemplo de ação com notas diferentes, no meu caso as duas tem a mesma nota

Editado por Cristian Souza
  • 0
Postado
10 horas atrás, Cristian Souza disse:

certo, mas eu sempre aportei de acordo com o que o diagrama sugere, não acredito que haja desbalanceamento. nunca aportei em apenas 1 ação fora das datas. tenho menos de 1 ano de investimentos e sempre fiz da maneira correta. Você deu exemplo de ação com notas diferentes, no meu caso as duas tem a mesma nota

Mas aí acontece que a ação se valoriza ou desvaloriza e isso não está no seu controle, logo o sistema tem que se ajustar.

10 horas atrás, Cristian Souza disse:

Eu imaginei que a diferença seria maior a favor de ODPV3 ja que ela está em queda,

Essa queda que ela está pode muito bem ser irrelevante, principalmente em aportes pequenos.

Fazendo os cálculos, você tá aportando uns 5% a mais em odonto, se fosse pela cotação devia ser 10% e pouco, porém não tem como comprar uma fração da ação. Para ficar uma quantidade certa, o diagrama sugere 2 ações de cada e não 2,2 ações, por exemplo.

• 0
Postado

Isso é bem simples... ambas com nota 7, então caso o aporte seja R$170, 50-50, 85 em EGIE e 85 em ODPV.

12 horas atrás, Cristian Souza disse:

Atualmente a Egie está com 8,86% positivo e ODPV3 está com 2,21% negativo, ja contando com os proventos. (2 ações para EGIE totalizando R$82,08 e 8 ações para ODPV3, totalizando R$86,16)

Já que a EGIE custa R$41, irá comprar 2 ações(R$82). A ODPV custa R$10, irá comprar 8(R$80)(ele não vai ultrapassar o aporte, então fica com uma parcela menor, pouca coisa).

Ele vai utilizar apenas a nota e % da ação em carteira pra balancear, ele vai olhar pro TOTAL do aporte e não quantidade de ações(entendi que a duvida seria essa).

Em NENHUM momento ele vai olhar qual caiu ou qual subiu ou se ta negativo ou positivo.

Imagino que no final a % da ação em carteira tenha ficado parecida, 50-50 ou 51-49. E isso vai ser ajustado com os aportes e valor da ação que o diagrama possui.

Caso a EGIE caia pra R$35 e a ODPV aumente pra R$15, quando for aportar os mesmo R$170:

Mesma nota, divide o aporte em partes iguais, mas precisa respeitar a nova proporção de 36-63, será aportado a mais em EGIE que ta % menor.

ficaria 3 ações EGIE(R$105) e 4 ações ODPV(R$60).

Aqui eu posso ta errado na conta, mas a ideia é essa. Dessa forma volta a 49-51.

• Criar novo...