Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite, pessoal!

Estou com uma dúvida sobre o mercado secundário de LCI/LCA e gostaria de entender melhor.

Fiz um investimento de R$10.000,00 em uma LCI com taxa de 103% do CDI. Na hora da compra, o sistema mostrava uma "taxa equivalente ao CDB" de 132,90%. O vencimento era em apenas dois dias e, no fim das contas, o rendimento foi muito baixo, não compensando.

Minha dúvida é:

Por que o rendimento foi tão pequeno, mesmo com essa “taxa equivalente ao CDB” aparentemente alta?

Existe um tempo mínimo que faz mais sentido manter o título para aproveitar melhor essa rentabilidade?

E como interpretar melhor essas taxas do mercado secundário para tomar uma decisão mais vantajosa?

Agradeço quem puder dar uma luz!

• Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
12 horas atrás, Rodrigo Moraes#9744 disse:

Boa noite, pessoal!

Estou com uma dúvida sobre o mercado secundário de LCI/LCA e gostaria de entender melhor.

Fiz um investimento de R$10.000,00 em uma LCI com taxa de 103% do CDI. Na hora da compra, o sistema mostrava uma "taxa equivalente ao CDB" de 132,90%. O vencimento era em apenas dois dias e, no fim das contas, o rendimento foi muito baixo, não compensando.

Minha dúvida é:

Por que o rendimento foi tão pequeno, mesmo com essa “taxa equivalente ao CDB” aparentemente alta?

Existe um tempo mínimo que faz mais sentido manter o título para aproveitar melhor essa rentabilidade?

E como interpretar melhor essas taxas do mercado secundário para tomar uma decisão mais vantajosa?

Oi Rodrigo, tudo bem?

Que rentabilidade estava esperando, pois 103% do CDI ao ano nos dá, hoje, algo como 0,037% ao dia.

Forte abraço.

• Brabo 1
  • 0
Postado
22 horas atrás, Rodrigo Moraes#9744 disse:

Boa noite, pessoal!

Minha dúvida é:

Vamos a um cálculo rápido, não sei se totalmente preciso mas acredito que próximo.

Se é 103% do CDI e o CDI hoje é 14,15% ao ano, então temos:

1,03x14,15 = 14,57% ao ano ou 1,21% ao mês ou 0,04% ao dia. 

Se ficou dois dias aplicado, o rendimento esperado seria de 2x0,04 = 0,08%.

Então seus 10.000 x 0,08% dariam um rendimento de uns 8 reais nesses dois dias. Foi isso que deu? Se foi algo próximo a isso acredito que tá tudo certo.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
On 30/04/2025 at 19:28, Rodrigo Moraes#9744 disse:

Boa noite, pessoal!

Minha dúvida é:

Tem a regressiva do IOF, retirada em 2 dias você paga 93% de IOF sobre o rendimento, realmente vai te dar nada. O IOF só é isento após 30 dias, segue a tabela:

A tabela regressiva é a seguinte:

1 dia = 96%

2 dias = 93%

3 dias = 90%

4 dias = 86%

5 dias = 83%

6 dias = 80%

7 dias = 76% 

8 dias = 73%

9 dias = 70%

10 dias = 66%

11 dias = 63%

12 dias = 60%

13 dias = 56%

14 dias = 53%

15 dias = 50%

16 dias = 46%

17 dias = 43%

18 dias = 40%

19 dias = 36%

20 dias = 33%

21 dias = 30%

22 dias = 26%

23 dias = 23%

24 dias = 20%

25 dias = 16%

26 dias = 13%

27 dias = 10%

28 dias = 6%

29 dias = 3%

30 dias = 0%

• Brabo 1
  • 0
Postado

Boa Noite @Rodrigo Moraes#9744

Só complementando o pessoal acima, o "taxa equivalente ao CDB" de 132,90% está levando em consideração o IOF e o IR que vc paga tbm que no caso seria 22,5% por causa do vencimento em 2 dias e no caso de LCI/LCA vc não paga o IR. 

Se vc olhar os titulos de LCI/LCA com prazo curto normalmente vai ter uma taxa de equivalencia ao CDB alta, por causa da isenção de IR. 

• Brabo 2
  • Criar novo...