Jump to content

Pergunta

Postado

Olá meus amigos, estou aqui ouvindo as aulas, e não consegui compreender essa informação...

Quando o Raul comenta sobre uma oportunidade de investimento em renda fixa ele fala sobre o valor do título chegar os R$ 1.000,00 ou passar ou ficar proximo... Essa informação é o que? É só uma suposição, ou é apenas um exemplo...

Não consegui associar essa informação aos títulos... Todos os títulos no final tem que valer mil reais? Sei que posso estar me adiantando aqui e essa questão seja resolvida em alguma outra aula...

Mas aproveitando que estou tirando essa dúvida, com relação a compra de títulos...

Neste mês comprei um Tesouro Selic IPCA+ 2027 

No mês seguinte se eu for fazer um novo aporte eu vou ter que pegar um outro Tesouro Selic IPCA+ 2027 ou outra coisa do tipo...
Mas e aquela marcação de fazer recorrente o que ela vai fazer? Ela vai escolher um titulo automático pra mim exatamente igual ou o que?

Obrigado desde já...

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
On 30/04/2025 at 19:33, Felipe Bomer Togashi disse:

Olá meus amigos, estou aqui ouvindo as aulas, e não consegui compreender essa informação...

Quando o Raul comenta sobre uma oportunidade de investimento em renda fixa ele fala sobre o valor do título chegar os R$ 1.000,00 ou passar ou ficar proximo... Essa informação é o que? É só uma suposição, ou é apenas um exemplo...

Não consegui associar essa informação aos títulos... Todos os títulos no final tem que valer mil reais? Sei que posso estar me adiantando aqui e essa questão seja resolvida em alguma outra aula...

Olá, @Felipe Bomer Togashi

Essa é uma dúvida muito comum, inclusive quebrei minha cabeça pra entender também. Rsrsrs

Acontece que essa regra considera o valor nominal R$1mil em 15 de Julho de 2000. Por causa da inflação desde então, esses R$1.000,00 dessa época equivalem a R$6.582,12 hoje.

Se a inflação tivesse sido de 0% desde então e você tivesse comprado um título naquela data, você veria o valor de R$1mil hoje.

Mas ela rendeu, e hoje o que deveria ser R$1.000,00 é na verdade R$6.582,12. Da mesma forma, se você comprar hoje um IPCA+ e a inflação nunca mais subisse nem descesse até o vencimento do seu título, você resgataria R$6.582,12 que equivale a R$1.000,00 da data-base do título, mas ela vai existir, por isso inclusive o IPCA+ é um título misto, onde o rendimento do IPCA é pós-fixado e a taxa contratada é prefixada.

On 30/04/2025 at 19:33, Felipe Bomer Togashi disse:

Neste mês comprei um Tesouro Selic IPCA+ 2027 

No mês seguinte se eu for fazer um novo aporte eu vou ter que pegar um outro Tesouro Selic IPCA+ 2027 ou outra coisa do tipo...
Mas e aquela marcação de fazer recorrente o que ela vai fazer? Ela vai escolher um titulo automático pra mim exatamente igual ou o que?

Obrigado desde já...

Não sei se entendi bem essa dúvida. 

Foi um Tesouro Selic ou um IPCA+?

Você quer aportar no mesmo Tesouro no mês seguinte? O título vai ser diferente, pois eles mudam diariamente.

Se você tiver mais de um título IPCA+ 2027, a venda vai sempre ser do título mais antigo, o mesmo serve para os outros títulos do Tesouro Direto.

• Brabo 2
  • Criar novo...