Jump to content
  • 0

Dúvidas relacionadas ao módulo de renda fixa - Live de hoje (08/08/22)


Fabio Aragone

Pergunta

Prezados colegas,
Este módulo de renda fixa suscitou algumas dúvidas. Todavia, não posso participar das aulas ao vivo nas segundas-feiras à noite, visto que sou professor universitário e leciono justamente nesse horário.
Por isso, gostaria de pedir um favor. Ficaria muito grato se alguém da Turma 12 puder me representar na Live de hoje (08/08/22), apresentando as seguintes dúvidas para o Raul:

1ª dúvida: em termos de rentabilidade e liquidez, há alguma desvantagem do TESOURO SELIC em relação a um CDB atrelado ao CDI?
2ª dúvida: tratando-se de TESOURO DIRETO (seja SELIC, seja IPCA+ etc.), há alguma tarifa cobrada por grandes bancos que não seria cobrada por corretoras?
3ª dúvida: considerando que a taxa básica de juros costuma ficar um pouco acima (não muito) da inflação e, em alguns anos, até mesmo abaixo da inflação, seria correto afirmar que os títulos do TESOURO IPCA+ teriam uma rentabilidade superior a investimentos atrelado à taxa SELIC (no longo prazo)?
4ª dúvida: os títulos do TESOURO IPCA+ atualmente oferecidos (com rentabilidade de 5-6\% acima da inflação) representam uma boa oportunidade para uma futura marcação à mercado? Para esta finalidade, seriam melhores os títulos com prazos maiores ou menores?

5ª dúvida: deixando um pouco de lado a questão da marcação à mercado, o momento atual é oportuno para adquirir títulos do TESOURO IPCA+ com prazos maiores, objetivando "amarrar" essa rentabilidade e procrastinar a incidência do IRPF (potencializando, desde modo, o poder dos juros compostos)?
Acredito que as respectivas informações são de interesse de todos. Gostaria muito de ouvir a opinião do Raul.

Posso contar com vocês?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1- Vai de preferência, se o cdb for de liquidez imediata você tem que fazer análise, se a instituição emissora pode quebrar o que vai te dar dor de cabeça pra acionar o FGC, e tem que ler a lâmina do cdb, porque tem muitos cdbs que não é 100\% tesouro, as vezes tem 1\%, 2\% ou mais em outras coisas, ai pode retornar mais ou menos que o tesouro direto, vai da análise mesmo.
2- Vai de cada banco também, tem que ver com a instituição, mas tem vários lugares sem taxa, como seu dinheiro não fica na instituição, não tem diferença por onde você compra no final.
3- Eu prefiro diversificar, eu aplico tanto em selic quanto em ipca+, mas nunca fiz um estudo aprofundado disso.
4- Minha análise é que estamos próximo ao teto da SELIC, o Copom sinalizou que talvez faça só mais um pequeno ajuste, já não to achando mais nada de renda fixa dando +8\%, 8,5\% como tinha até mês passado, então acho que sim é a hora de comprar pro longo prazo e deixar estacionado.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...