Jump to content

Curiosidade - Títulos de Renda Fixa Fisicos


Recommended Posts

Boa tarde pessoal, acabamos de fechar o Módulo de Renda Fixa onde é falado sobre títulos que pagam cupons periódicos, vocês sabiam que antigamente esses títulos eram fisícos? E que haviam de fato Cupons que precisavam ser destacados para trocar pelo dinheiro???
Além do mais esses títulos eram direito ao portador, logo caso você perdesse seu cupom e outro achasse ele poderia trocar pelo dinheiro.
Pensei em compartilhar com vocês a título de curiosidade essas duas fotos de títulos que pagavam cupons de antigamente.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Desculpem eu me expressei muito mal no post e não consigo mais editar:
O que quis dizer é que antigamente os títulos de AÇÕES eram fisícos e possuiam Cupons que davam direito ao portador para serem trocados por $ no caso da venda dos mesmo.
Por algum motivo eu estava com Renda Fixa na cabeça e escrevi tudo errado, tentei de todo jeito recriar o post, apagar ou editar e não consegui, falha minha.

Mas espero que a curiosidade seja interessante.
Link para compartilhar
Share on other sites

Na biografia do jornalista Samuel Weiner ele conta que quando a CSN foi criada, pessoas ligadas ao Estado criavam CNPJs de CSNs falsas e intimidavam imigrantes a comprar ações, principalmente alemães e italianos, para que eles demonstrassem seu "patriotismo" sob pena de deportação para seus países em plena segunda guerra...
Link para compartilhar
Share on other sites

Pois eh nossa geração já está com tudo digitalizado, mas o fato interessante e que na confusão toda que fiz acabei esquecendo de comentar eh que quando se fala que vai comprar papel de uma empresa (ação) a referência vem desses títulos que de fato eram de papel antigamente e cada cupom valia 100 unidades (1 lote).
Acredito que todos que são mais jovens (eu inclusive) não pegamos essa época onde os títulos eram assim em papel, e por isso achei que seria interessante compartilhar as fotos para saberem de onde vem a expressão.
Link para compartilhar
Share on other sites

Sim, eu lembro, papai tinha ações ao portador da companhia telefônica. Antes disso tinham até ações nominais, eu já vi os títulos, mas só depois de serem extintas.
Outro fato interessante é que já tivemos mais de uma bolsa de valores, eu cheguei até a fazer excursão na época de colégio lá na boverj quando ainda tinha o pregão presencial, foi antes de 2000 isso.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...