Jump to content

Pergunta

Postado

Salve, pessoal! Cheguei no módulo 4, na parte de analisar ações qualitativamente, analizando o RI da empresa, a relação com os funcionários, o CAGR, etc etc, e escolhi a CGRA3 para analisar:

A questão é que a Grazziotin parece ser uma empresa meio diferente do geral, porque apesar de ser classificada como uma empresa de consumo cíclico, aparenta ter vários apoios que a tornam muito mais sólida ao meu ver.
   Dentre os fatores que a tornam mais sólida, tem (I) a dívida líquida negativa(Dív líq/EBITDA quase a -2), (II) os quatro ramos que ela atua, no caso o comércio varejista, uma financiadora, um shopping e uma empresa do ramo agropecuário e (III) a tradicionalidade, sendo essa uma empresa já estabelecida no Sul do Brasil desde 1950.

Apesar disso, a tradição(III motivo citado) parece ao meu ver um possível impeditivo de crescimento, tendo eu não encontrado nenhuma informação sobre expansão para além da região Sul.

No fim, fiquei meio indeciso sobre essa empresa, porém a analisei porque a tenho em carteira e a peguei em múltiplos aparentemente muito
bons(P/L 5 e P/VP 0,7)

Se alguém mais experiente puder me ajudar, agradeço!

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
On 03/05/2025 at 21:27, Arthur Pádua Durante disse:

Salve, pessoal! Cheguei no módulo 4, na parte de analisar ações qualitativamente, analizando o RI da empresa, a relação com os funcionários, o CAGR, etc etc, e escolhi a CGRA3 para analisar:

A questão é que a Grazziotin parece ser uma empresa meio diferente do geral, porque apesar de ser classificada como uma empresa de consumo cíclico, aparenta ter vários apoios que a tornam muito mais sólida ao meu ver.
   Dentre os fatores que a tornam mais sólida, tem (I) a dívida líquida negativa(Dív líq/EBITDA quase a -2), (II) os quatro ramos que ela atua, no caso o comércio varejista, uma financiadora, um shopping e uma empresa do ramo agropecuário e (III) a tradicionalidade, sendo essa uma empresa já estabelecida no Sul do Brasil desde 1950.

Apesar disso, a tradição(III motivo citado) parece ao meu ver um possível impeditivo de crescimento, tendo eu não encontrado nenhuma informação sobre expansão para além da região Sul.

No fim, fiquei meio indeciso sobre essa empresa, porém a analisei porque a tenho em carteira e a peguei em múltiplos aparentemente muito
bons(P/L 5 e P/VP 0,7)

Se alguém mais experiente puder me ajudar, agradeço!

@Arthur Pádua Durante Nunca analisei essa empresa, mas o que você falou pode ser considerado uma limitação ou um fator de risco, ou até um fundamento da empresa com o qual você não concorda. Nesse caso, tem que pesquisar pra entender melhor a estratégia da empresa e a perspectiva futura dela. Quais seus objetivos com ela? Vi que é uma empresa antiga, com IPO em 79, mas até hoje é ainda muito pequena. Se tiver espaço na sua carteira pra small caps e você gostar muito dela, basta ser honesto com os riscos na hora de avaliar os indicadores e as perguntas de segurança do Diagrama.

Não entendi muito bem em que ponto você gostaria de ajuda, mas em uma leitura extremamente rápida, é isso que posso dizer.

• Me ajudou 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Bolívar Luiz disse:

@Arthur Pádua Durante

Não entendi muito bem em que ponto você gostaria de ajuda, mas em uma leitura extremamente rápida, é isso que posso dizer.

Meu dilema é justamente em relação a essa aparente estagnação da empresa, mas você me deu um norte para continuar a pesquisar sobre ela

Quando a comprei, vi somente os múltiplos de P/L, P/VP, Dívida líquida/EBITDA e tag along, indicadores que mostraram a Grazziotin como uma possível empresa subvalorizada e com resultados consistentes, porém após essa primeira olhada mais aprofundada, seu lento crescimento me acendeu um pequeno alerta. Nesse caso, o que você recomenda fazer com ela?

• 0
Postado
28 minutes ago, Arthur Pádua Durante disse:

Meu dilema é justamente em relação a essa aparente estagnação da empresa, mas você me deu um norte para continuar a pesquisar sobre ela

Quando a comprei, vi somente os múltiplos de P/L, P/VP, Dívida líquida/EBITDA e tag along, indicadores que mostraram a Grazziotin como uma possível empresa subvalorizada e com resultados consistentes, porém após essa primeira olhada mais aprofundada, seu lento crescimento me acendeu um pequeno alerta. Nesse caso, o que você recomenda fazer com ela?

@Arthur Pádua Durante Nada. Rsrsrs

Vejo que você é da turma mais recente e nossa sugestão aqui na escola é que dê uma pausa nos aportes e não movimente sua carteira até que termine todas as aulas e digira bem o conteúdo delas. Por enquanto, quaisquer valores destinados a aportes futuros podem ficar no Tesouro Selic.

Ao terminar o módulo 8, vai ter uma noção mais clara de como proceder nessa nova fase na sua vida de investidor. A partir daí, existem diferentes caminhos que podem ser traçados, mas acredito ser um pouco cedo para falar sobre isso.
Admito, ainda fico com as aulas de análise de ações quando estou me aventurando a analisar novos ativos para compor minha carteira e não tenho vergonha alguma disso.

Forte abraço, amigo!

• Brabo 1
  • Criar novo...