Jump to content

Recommended Posts

Postado

Olá peixinhos e peixinhas!

As vezes nas aulas do Raul começo a ficar dispersa e começo a pensar na morte da bezerra e me perco em pensamentos aleatórios. Pior ainda se eu pegar o celular, ai lascou.

As vezes eu escrevo anotações? Sim, claro. Meu caderno do curso é todo organizadinho. Mas ainda assim acabo me distraindo as vezes.

Comecei a colorir enquanto fazia as aulas para fazer algo com as mãos sabe? É ótimo porque ai eu acabo fumando menos também.

Mas adivinhem? agora estou com dor no pulso de tanto ficar colorindo. Ai desgraça....

Alguém tem mais soluções? Dicas? Relatos dos distraídos de plantão? 😂

• Brabo 3
  • HAHAHAHA 1
Postado
7 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

As vezes nas aulas do Raul começo a ficar dispersa e começo a pensar na morte da bezerra e me perco em pensamentos aleatórios. Pior ainda se eu pegar o celular, ai lascou.

As vezes eu escrevo anotações? Sim, claro. Meu caderno do curso é todo organizadinho. Mas ainda assim acabo me distraindo as vezes.

Comecei a colorir enquanto fazia as aulas para fazer algo com as mãos sabe? É ótimo porque ai eu acabo fumando menos também.

Mas adivinhem? agora estou com dor no pulso de tanto ficar colorindo. Ai desgraça....

Eu sou extremamente distraída e demorei a concluir o curso, só terminei depois de 8 meses. Eu tentei me cobrar menos pra conseguir concluir e aproveitar o ritmo da coragem kkkk

Também anotava alguns pontos principais, mas depois não anotei mais, eu começava e parava logo. Ai preferi só ouvir mesmo as aulas.

• Brabo 3
Postado
12 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

Eu estou a 1 mês no módulo 4, acho que é o módulo mais pesado do curso todo, o que eu tenho feito é utilizar a técnica Pomodoro, 20 minutos focado e 5 minutos de pausa, depois eu volto, sempre anotando para não perder o foco.

Foca em aprender, e não se cobrar em ter que terminar o curso em 3 meses, e começar a assistir como se fosse uma série.

• Brabo 4
Postado
2 horas atrás, Ludmyla Cruz Da Silva disse:

Também anotava alguns pontos principais, mas depois não anotei mais, eu começava e parava logo. Ai preferi só ouvir mesmo as aulas.

Raul mostra tanta coisa em algumas aulas que não tem como só ouvir, tem que ficar encarando mesmo se for pegar uma água na cozinha já perdeu toda a linha de pensamento. É foda 😂

• Brabo 2
Postado

Boa tarde Luciana.

Meu problema é o celular, sempre que quero, ou preciso, fazer algo que necessite de foco eu deixo o celular no modo avião. Assisti todas as aulas e fiz as provas pelo computador.

Terminei o curso em 1 semana, depois voltei nas aulas mais densas, como o módulo 4 todo. Tenho facilidade com foco, principalmente em temas que gosto, como no caso do curso. Na verdade meu problema é o oposto, é o hiperfoco. Devo ter TDAH não diagnosticado. 

• Brabo 3
Postado

A primeira coisa que eu fiz foi aumentar a velocidade do video, quanto mais rapido mais atencao eu preciso prestrar e menos vezes eu me distraio, outra coisa que da muito certo e colocar um intervalo de 5 - 10 min a cada 25 min ouvindo as aulas, e nesse intervalo levantar pra andar ou beber agua mas deixar celular, tablet e afins bem longe.

Se nada disso funcionar, talvez  o problema seja a janela de atencao, dificil manter isso na era do reels e shorts, ai eu recomendaria meditacao pra prolongar aos poucos o tempo de concentracao, tem uns aplicativos legais pra fazer isso, em especial se vc tiver facilidade com lingua inglesa, o head space inclusive faz parte do catalogo da netflix

• Brabo 1
Postado

Olá!
Coisas que dão certo pra mim nos estudos:

1. Pomodoro
    1. em cada pausa do descanso levantar, esticar as costas, braços e beber água
  2. Entender que tem dia que a gente está mais disperso mesmo, então não me cobro tanto nesses dias
  3. Reduzir qualquer distração
    1. no inicio, eu deixava tanto computador quanto celular no silencioso (hoje já nem ligo com as notificações; não me atrapalha mais)
  4. Alguma música Lofi ou ruído marrom
  5. Café

Abraço.

• Brabo 2
Postado
14 horas atrás, Luciana De Moura Afonso disse:

Oi Lu, por aqui comecei essa semana, os primeiros três módulos foram mais tranquilos fiz em um dia, já o módulo 4 fiz metade ontem e estou avançando a outra metade hoje. Segue uma lista do que mais me ajudou nesses primeiros módulos:

1) Aprendizagem Visual - Utilizei um quadro branco para anotar aprendizados e insights durante cada aula, isso ajuda demais para ficar navegando entre conceitos colocando notas tando de dúvidas como de ideias.

image.png.441c0d37e9f43ce2de7e4c89f7ccce22.png

2) Aprendizado Prático - Para todos os modelos apresentados testei no app BTG e NuBank aportando um pouco para entender como funcionam, inclusive já errando e selecionando alguns ativos que não faziam tanto sentido para minha meta atual 🥲

3) Aprendizado Compartilhado - Vários dos conceitos explico para minha esposa quando estamos jantando, almoçando ou trocando ideia, é um ótimo jeito de validar o que aprendi e planejarmos juntos nossos objetivos e carteira de longo prazo. Também aproveitei um encontro de família para falar com meus cunhados que já investem, mandei algumas mensagens para um amigo que é desenvolvedor no NuBank e comecei a testar o fórum criando um post e participando de outros como o seu aqui, quanto mais a gente compartilha mais dúvidas aparecem e a gente vai aprendendo no caminho.

4) Pele no Jogo - Esse acho que é o que mais ajudou no meu no foco e engajamento, já aloquei tudo que eu tinha em algum modelo de renda fixa e estou já direcionando minhas próximas receitas também, mesmo praticamente não tendo risco quando comecei ver o dinheiro sendo "espalhado" na carteira meu sentimento de urgência no aprendizado aumentou muito.

Além dessas dicas vale reforçar que sou fascinado por aprendizagem, para ter uma ideia meu trabalho é modelar como aprendizagem acontece em empresas como Vale, Natura, Cosan, Renner e Equatorial tenho uma consultoria de inovação e cultura de aprendizagem, então seguem algumas dicas sobre o processo que geralmente trabalho com meus clientes:

1) Aprender não é sobre absorver conteúdo e sim externalizar transformação - esse é um dos grandes riscos em cursos online, a galera se força a assistir igual temporada da Netflix, então é importante separar momentos para validar se realmente aprendeu colocando a mão na massa, ou melhor, alocando o dinheiro na carteira depois de passar pelo Diagrama do Cerrado 😅

2) Objetivo de aprendizagem - geralmente quando alguém quer aprender a pessoa define algum tema como "quero aprender a investir" esse formato de aprendizagem dificilmente engaja e acaba sendo deixado de lado, quando transformamos isso é um objetivo conectado com uma dor pessoal e real sua vontade também muda completamente exemplo "desejo aprender como investir 1M distribuído em renda fixa e variável ao longo de 3 anos para alcançar minha liberdade financeira" esse objetivo você deixa visível em algum lugar fácil e toda vez que perder o foco ou o engajamento você volta nele para lembra do motivo de estar fazendo tudo isso.

3) Tempo para aprender - Na loucura do dia a dia a gente pode acabar não conseguindo lembrar ou não dedicar tempo de qualidade, separar algumas horas da semana para o próprio desenvolvimento é fundamental para garantir que está evoluindo sempre. Uma das práticas que mais estimulo nas empresas é 30min semanais de MMA (Meu Momento de Aprendizado) nesse tempo você organiza sua agenda alocando as horas para aprender.

4) Repertório CEP+R - Essa é a dica de ouro, divida seu processo de aprendizagem em quatro blocos, Conteúdos (ex: ver as aulas online, acessar o canal do Raul), Experiências (ex: montar carteira, analisar setor e empresas, realizar investimentos), Pessoas (ex: realizar mentoria, conversar com outros investidores) Redes (ex: participar do fórum, ir em eventos) quando você diversifica seu repertório as chances de aprender aumentam de forma absurda.

5) Evidência e Celebração - cada nova conquista de aprendizado compartilhe e celebre com pessoas queridas, criar esses rituais torna a jornada mais fácil e gera uma rede de apoio para seu desenvolvimento.

Sei que ficou gigante e parabéns se leu até aqui. Como aprendizagem é uma das minhas grandes paixões, sempre acabo me empolgando quando fala sobre ela. Boa sorte na jornada!

• Brabo 2
Postado
On 04/05/2025 at 08:46, Luciana De Moura Afonso disse:

Procure identificar as coisas que te distraem (celular, objetos, sons…) e prepare um ambiente sem essas coisas. Se o celular te distrai, deixe ele em outro cômodo da casa e no modo avião. Faça isso com outras coisas também. 
Quando se trata de estudos temos que preparar o ambiente para isso. 

• Brabo 1
Postado

Salve colega, 

Manter foco é complicado mesmo. Eu assisti o curso na TV e utilizando meu notebook para fazer anotações. Notebook eu deixava sem conexão com internet (apenas conectava em momentos que precisava fazer alguma pesquisa ou acompanhamento em site) e qualquer outra distração deixava bem longe. 

Celular próximo? Esquece. 
Outras pessoas em casa? Esquece
Outras atividades se não assistir aula e digitar conteúdo que julgo importante? Esquece.

Sou daqueles que pensa que é melhor 10 minutos de estudo com concentração total do que 1 hora achando que está concentrado e na realidade distraído com outras coisas.

Ah e por final, te dê algum descanso depois de uma meta de tempo de estudo. 

• Brabo 1
Postado
On 04/05/2025 at 08:46, Luciana De Moura Afonso disse:

É só com o curso ou é com estudo de modo geral?

Já reassisti vários módulos, mais de uma vez. Seja por achar complexo ou por não ter prestado a devida atenção. 

Felizmente sou auvp sempre e dá pra ir revendo sempre que houver necessidade.

Postado

Hello !

Meditação. Sim, vai na total contra mão do alimentar um estimulo com outro estimulo, mas acredito que seja esse o segredo. Digo por experiência, por ter mudado completamente minha rotina e não apenas o foco nos estudos. E não é sobre algo místico, espiritual ou coisas do tipo, e sim, conseguir aos poucos arrumar as prateleiras dos pensamentos para que eles não continuem desenfreados e dominando todas as demais tarefas do cotidiano. No inicio foi e x t r e m a m e n t e difícil conseguir, 1 minuto parecia uma eternidade, mas como na vida tudo é passo a passo e manter constância, acabei criando um método que me adaptei, nada muito longo e assim progredi. 

Só pra dar ênfase que sempre fui muito acelerado, sempre quis tudo pra ontem e nunca gostei de fazer apenas uma coisa por vez. Mas pra mim funcionou. :classic_cool:

Postado

uma coisa q aprendi pelo menos comigo

se nao me da prazer ou nao eh uma obrigacao eu nao foco
eu so consegui focar no curso pq achei mto legal

pra mim parece obvio, a gente sempre vai pro q eh mais gostoso de fazer

so funciona coisas chatas se for obrigacao, como acordar cedo pra trabalhar

Postado
On 04/05/2025 at 11:13, Luciana De Moura Afonso disse:

vc acha que da certo mesmo? se eu tô no embalo não quero os 5 minutos de pausa sabe? Já tentei também e não rolou cmg

Algo que eu gosto de fazer, é mudar o ambiente, por exemplo, coloco na agenda 1 Hora de estudo por exemplo, eu preparo um café ou um chá, se for muito tarde, pego a minha garrafa de água e limpo a minha mesa e deixo só o tablet e o notebook, e coloco o fone.
Tem me ajudado e também colocar em 1,25 - 1,5x , algo muito técnico eu volto para o 1.0. 

Postado
20 horas atrás, Davi Rodrigues disse:

Oi Lu, por aqui comecei essa semana, os primeiros três módulos foram mais tranquilos fiz em um dia, já o módulo 4 fiz metade ontem e estou avançando a outra metade hoje. Segue uma lista do que mais me ajudou nesses primeiros módulos:

1) Aprendizagem Visual - Utilizei um quadro branco para anotar aprendizados e insights durante cada aula, isso ajuda demais para ficar navegando entre conceitos colocando notas tando de dúvidas como de ideias.

image.png.441c0d37e9f43ce2de7e4c89f7ccce22.png

2) Aprendizado Prático - Para todos os modelos apresentados testei no app BTG e NuBank aportando um pouco para entender como funcionam, inclusive já errando e selecionando alguns ativos que não faziam tanto sentido para minha meta atual 🥲

3) Aprendizado Compartilhado - Vários dos conceitos explico para minha esposa quando estamos jantando, almoçando ou trocando ideia, é um ótimo jeito de validar o que aprendi e planejarmos juntos nossos objetivos e carteira de longo prazo. Também aproveitei um encontro de família para falar com meus cunhados que já investem, mandei algumas mensagens para um amigo que é desenvolvedor no NuBank e comecei a testar o fórum criando um post e participando de outros como o seu aqui, quanto mais a gente compartilha mais dúvidas aparecem e a gente vai aprendendo no caminho.

4) Pele no Jogo - Esse acho que é o que mais ajudou no meu no foco e engajamento, já aloquei tudo que eu tinha em algum modelo de renda fixa e estou já direcionando minhas próximas receitas também, mesmo praticamente não tendo risco quando comecei ver o dinheiro sendo "espalhado" na carteira meu sentimento de urgência no aprendizado aumentou muito.

Além dessas dicas vale reforçar que sou fascinado por aprendizagem, para ter uma ideia meu trabalho é modelar como aprendizagem acontece em empresas como Vale, Natura, Cosan, Renner e Equatorial tenho uma consultoria de inovação e cultura de aprendizagem, então seguem algumas dicas sobre o processo que geralmente trabalho com meus clientes:

1) Aprender não é sobre absorver conteúdo e sim externalizar transformação - esse é um dos grandes riscos em cursos online, a galera se força a assistir igual temporada da Netflix, então é importante separar momentos para validar se realmente aprendeu colocando a mão na massa, ou melhor, alocando o dinheiro na carteira depois de passar pelo Diagrama do Cerrado 😅

2) Objetivo de aprendizagem - geralmente quando alguém quer aprender a pessoa define algum tema como "quero aprender a investir" esse formato de aprendizagem dificilmente engaja e acaba sendo deixado de lado, quando transformamos isso é um objetivo conectado com uma dor pessoal e real sua vontade também muda completamente exemplo "desejo aprender como investir 1M distribuído em renda fixa e variável ao longo de 3 anos para alcançar minha liberdade financeira" esse objetivo você deixa visível em algum lugar fácil e toda vez que perder o foco ou o engajamento você volta nele para lembra do motivo de estar fazendo tudo isso.

3) Tempo para aprender - Na loucura do dia a dia a gente pode acabar não conseguindo lembrar ou não dedicar tempo de qualidade, separar algumas horas da semana para o próprio desenvolvimento é fundamental para garantir que está evoluindo sempre. Uma das práticas que mais estimulo nas empresas é 30min semanais de MMA (Meu Momento de Aprendizado) nesse tempo você organiza sua agenda alocando as horas para aprender.

4) Repertório CEP+R - Essa é a dica de ouro, divida seu processo de aprendizagem em quatro blocos, Conteúdos (ex: ver as aulas online, acessar o canal do Raul), Experiências (ex: montar carteira, analisar setor e empresas, realizar investimentos), Pessoas (ex: realizar mentoria, conversar com outros investidores) Redes (ex: participar do fórum, ir em eventos) quando você diversifica seu repertório as chances de aprender aumentam de forma absurda.

5) Evidência e Celebração - cada nova conquista de aprendizado compartilhe e celebre com pessoas queridas, criar esses rituais torna a jornada mais fácil e gera uma rede de apoio para seu desenvolvimento.

Sei que ficou gigante e parabéns se leu até aqui. Como aprendizagem é uma das minhas grandes paixões, sempre acabo me empolgando quando fala sobre ela. Boa sorte na jornada!

Davi, muito boa as dicas.

Eu concordo que e a melhor forma de aprender é ensinando e colocando em prática.

Quais softwares você recomenda, para otimizar os estudos por exemplo, eu utilizo muito o evernote, porém estou precisando migrar para outro, pois a busca do evernote não está mais tão eficiente. 

Vou dar uma olhada no Miro, achei bem legal.

• Criar novo...