Jump to content

Pergunta

Postado

Atualmente estou com 4 ações na minha carteira

bba3s (banco),

sbsp3 (saneamento),

prio3 (petroleo) e

egie3 (energia)

Estudei Materiais basicos e nao achei muito atrativo alem de ser mais complexo, seguros acho q com a taxa selic alta estao "caras"
Estava pensando em começar a repetir ações do mesmo setor

E recomendado fazer isso? quais cuidados devo ter?
Como seria a proporção na carteira? pq penso q ao adicionar um outro banco por exemplo, o setor de banco terá uma proporção muito maior que meus outros setores ja q tenho 1 de cada e banco terão 2 q, se tiverem boa nota, os aportes serão grandes em ambos

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

proporcao de que? de valor ou de numero de empresas?

se for de valor investido, qual a diferenca de investir 10 mil em 1 banco ou 5 mil em 2 bancos cada?

o que te garanto é, quanto maior a quantidade de empresas, menor a volatilidade e maior a sua tendencia de se aproximar da media

vc define a sua proporcao como? em setores?

• 0
Postado (edited)
38 minutes ago, Sergio Tanaka disse:

proporcao de que? de valor ou de numero de empresas?

se for de valor investido, qual a diferenca de investir 10 mil em 1 banco ou 5 mil em 2 bancos cada?

o que te garanto é, quanto maior a quantidade de empresas, menor a volatilidade e maior a sua tendencia de se aproximar da media

vc define a sua proporcao como? em setores?

A proporção da minha carteira eh 20% em ações, o proximo nivel de proporção eh a pontuação do diagrama do cerrado,

"se for de valor investido, qual a diferenca de investir 10 mil em 1 banco ou 5 mil em 2 bancos cada?"

Aí que está, o diagrama já vai fazer isso naturalmente? porque penso que não. 
Digamos que todas fiquem com a mesma nota, sendo q terão 4% cada uma correto? se tenho 2 bancos o setor ficará com 8%

Editado por Everton Alves Dos Santos
  • 0
Postado
On 05/05/2025 at 10:24, Everton Alves Dos Santos disse:

Atualmente estou com 4 ações na minha carteira

bba3s (banco),

sbsp3 (saneamento),

prio3 (petroleo) e

egie3 (energia)

Estudei Materiais basicos e nao achei muito atrativo alem de ser mais complexo, seguros acho q com a taxa selic alta estao "caras"
Estava pensando em começar a repetir ações do mesmo setor

E recomendado fazer isso? quais cuidados devo ter?
Como seria a proporção na carteira? pq penso q ao adicionar um outro banco por exemplo, o setor de banco terá uma proporção muito maior que meus outros setores ja q tenho 1 de cada e banco terão 2 q, se tiverem boa nota, os aportes serão grandes em ambos

Vamos começar reforçando que um número certo, um número mágico de ações não existe. No seu caso, chamo a atenção para que se atente a algumas questões essenciais.

Quanto mais ativos tivermos em carteira, mais correlação teremos entre os ativos. Embora consideramos a correlação um fator de risco, não é necessariamente errado ter mais de uma empresa de um mesmo setor na carteira. 

Quanto mais você diversifica dentro de um setor, mais "na média' daquele setor sua carteira vai ficar. Isso pode ser uma característica conservadora na sua estratégia (por isso ETFs tendem a ser investimentos menos arriscados que stock picking, por exemplo), apenas se atente que a sua carteira total não tenha uma super-exposição em um setor específico, correndo um elevado risco não sistemático.

O risco não sistemático é um tipo de risco específico de uma companhia ou setor ter prejuízo. Todos estamos expostos ao risco sistemático (da economia como um todo) e, acima disso, do risco não sistemático daqueles setores/companhias que participamos. Se aumentamos a exposição a um mesmo setor, inevitavelmente aumentamos nossa exposição ao risco não sistemático dele.

• Brabo 1
  • 0
Postado
14 minutes ago, Bolívar Luiz disse:

Vamos começar reforçando que um número certo, um número mágico de ações não existe. No seu caso, chamo a atenção para que se atente a algumas questões essenciais.

Quanto mais ativos tivermos em carteira, mais correlação teremos entre os ativos. Embora consideramos a correlação um fator de risco, não é necessariamente errado ter mais de uma empresa de um mesmo setor na carteira. 

Quanto mais você diversifica dentro de um setor, mais "na média' daquele setor sua carteira vai ficar. Isso pode ser uma característica conservadora na sua estratégia (por isso ETFs tendem a ser investimentos menos arriscados que stock picking, por exemplo), apenas se atente que a sua carteira total não tenha uma super-exposição em um setor específico, correndo um elevado risco não sistemático.

O risco não sistemático é um tipo de risco específico de uma companhia ou setor ter prejuízo. Todos estamos expostos ao risco sistemático (da economia como um todo) e, acima disso, do risco não sistemático daqueles setores/companhias que participamos. Se aumentamos a exposição a um mesmo setor, inevitavelmente aumentamos nossa exposição ao risco não sistemático dele.

OK, obrigado pelos ensinamentos

Agora, para que eu nao tenha uma super exposição em um setor especifico, a partir do momento que repetir uma ação de um setor eu deveria começar a repetir ações em outro setores?

Ou eu devo diminuir a nota das empresas repetidas para reduzir a exposição? pensando nesta opção fugirei do objetivo do diagrama do cerrado?

• Criar novo...