Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia!
Compartilho aqui minhas perguntas do Diagrama do cerrado.
Gostaria de ouvir opiniões, pois estou com um pouco de duvida sobre a "eficiencia"das minhas perguntas- Tem perguntas demais? Faz sendo? Claro, usei algumas perguntas do Modelo inicial, mas adaptei outras.

Outra questão: Gostaria de sugestões  sobre perguntas sobre as ETFS. Estou com um pouco de dificuldade de encaixa-las de uma maneira correta no diagrama

ROE historicamente maior que 5%? (Considere anos anteriores) e ou maior que a média do setor?

CAGRTem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 5% nos últimos 5 anos?

DIVIDENDOSA empresa tem um histórico de pagamento de dividendos? (Preferencialmente a cima de 6%)?

TECNOLOGIA E PESQUISAA empresa busca se atualizar ou se adaptar ao mercado?

TEMPO DE MERCADOT em mais de 30 anos de mercado? (Fundação)

VANTAGENS COMPETITIVAS é uma das líderes do seu setor com lucros consistentes?

PERENIDADE O setor em que a empresa atua tem mais de 30 anos?

TAMANHO A empresa é uma BLUE CHIP?

GOVERNANÇA Tem uma boa Nota no reclame aqui e reagiu bem a alguma crise especifica?

INDEPENDÊNCIAÉ livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único?

POUCO ENDIVIDADA Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?

plano pessoal Deve atender a minha nescecidade de fortalecer patrimonio nos próximos 20 anos? Seja com Dividendo ou aumento do Valor?

ROICSabe trabalhar com o capital investido ( Melhor que a média do setor)?

PreçoPVP/PL estão atrativos e o preço baixo?

Obrigado!

image.png

• Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

Posted Images

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
On 05/05/2025 at 10:52, Nicolau Trevisani Frota disse:

Bom dia!
Compartilho aqui minhas perguntas do Diagrama do cerrado.
Gostaria de ouvir opiniões, pois estou com um pouco de duvida sobre a "eficiencia"das minhas perguntas- Tem perguntas demais? Faz sendo? Claro, usei algumas perguntas do Modelo inicial, mas adaptei outras.

Outra questão: Gostaria de sugestões  sobre perguntas sobre as ETFS. Estou com um pouco de dificuldade de encaixa-las de uma maneira correta no diagrama

ROE historicamente maior que 5%? (Considere anos anteriores) e ou maior que a média do setor?

CAGRTem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 5% nos últimos 5 anos?

DIVIDENDOSA empresa tem um histórico de pagamento de dividendos? (Preferencialmente a cima de 6%)?

TECNOLOGIA E PESQUISAA empresa busca se atualizar ou se adaptar ao mercado?

TEMPO DE MERCADOT em mais de 30 anos de mercado? (Fundação)

VANTAGENS COMPETITIVAS é uma das líderes do seu setor com lucros consistentes?

TAMANHO A empresa é uma BLUE CHIP?

GOVERNANÇA Tem uma boa Nota no reclame aqui e reagiu bem a alguma crise especifica?

INDEPENDÊNCIAÉ livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único?

POUCO ENDIVIDADA Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?

plano pessoal Deve atender a minha nescecidade de fortalecer patrimonio nos próximos 20 anos? Seja com Dividendo ou aumento do Valor?

ROICSabe trabalhar com o capital investido ( Melhor que a média do setor)?

Obrigado!

image.png

Boa noite, @Nicolau Trevisani Frota

Apenas dando meus pitaquinhos sobre alguns pontos de discordância entre nós:

Não considero que os dividendos sejam muito relevantes na fase de construção do patrimônio, mas por que 6%, especificamente? 

Honestamente, não consideraria um setor com 30 anos como efetivamente "perene". Lembre-se, perenidade tem a ver com resiliência perante ao tempo. Centenas, até milhares de anos, seria mais adequado.

Não acho muito viável usar nota do reclame aqui como um parâmetro de segurança concreto que avalie a governança para uma pergunta no Diagrama do Cerrado. Por exemplo, que tipo de reclamação a Weg teria? E o que isso implicaria sobre a governança dela? Acho interessante analisar reclameaqui e afins durante o scuttlebutt, mas mesmo assim não avaliaria só isso pra qualificar uma empresa.

Quanto a sobreviver as crises, na minha opinião o tempo de mercado e lucros consistentes da empresa já avalia isso e também se ela não consegue lidar bem com crises, esses pontos já seriam punitivos e talvez ela nem fosse escolhida. Fora que só porque ela reagiu bem a uma crise específica não significa que reagiria a outras por uma série de fatores. Talvez uma crise não afete muito o setor dela, mas uma que afete ela não se saia bem, etc. Crises tendem a ser bem diferentes uma das outras.

Não entendi muito bem essa. Digo, entendo o intuito dela, mas se você está inserindo uma empresa no Diagrama do Cerrado, isso significa que já escolheu ela pra fazer parte do seu patrimônio, logo já é esperado que esse seja um dos objetivos dela ali, não?

Simpatizo com o intuito dessa pergunta, contudo ela é muito arriscada, pois pune empresas de excelência, que geralmente tem preços mais esticados dadas as altas expectativas por fazerem ótimos investimentos e terem um histórico muito sólido de lucros, crescimento de receitas, retorno aos acionistas, etc.

Portanto, não vejo essa pergunta de forma muito positiva, pois prejudicaria boas empresas. Nessa lógica, não aportaríamos em Weg e nem em BBSE.

Acredito que seja isso. Já quanto a sua outra dúvida:

Você pode fazer a avaliação por fora, de forma manual, vendo alguns pontos que considerar relevantes em um ETF e atribuir uma nota marcando as perguntas normais do Diagrama como sim ou não ignorando o que está escrtio nelas. Alguns critérios são, por exemplo:

• Estratégia que o ETF segue;
  • Taxa de administração;
  • Tempo de mercado;
  • Gestão passiva ou ativa;
  • Número de ativos e percentuais;
  • DY;
  • Beta;
  • Correlação de ativos com relação a sua própria carteira e as de outros ETFs.

Outra forma seria editando as perguntas para fazer perguntas duplas para ativos isolados e ETFs no Diagrama. Por exemplo:

"A empresa é uma Blue Chip? / O ETF é market cap weighted?"

etc.

Espero que seja de alguma contribuição!

• Criar novo...