Jump to content

Pergunta

Postado

Comprei algumas ações, tem uns 3 meses... Umas valorizaram, outras estão me dando uma oportunidade de baixar meu preço médio.
Minha dúvida é a seguinte:  
Como saber, se posso comprar novamente, uma ação que já valorizou? Não seria arriscado aumentar o preço médio? 

Isso implicaria dizer que depois de valorizada a gente não deveria mais comprar essa ação? Viajei um pouco nessa parte

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
22 horas atrás, Alyson Eduardo De Aguiar Mariano disse:

Comprei algumas ações, tem uns 3 meses... Umas valorizaram, outras estão me dando uma oportunidade de baixar meu preço médio.
Como saber, se posso comprar novamente, uma ação que já valorizou? Não seria arriscado aumentar o preço médio? 

Isso implicaria dizer que depois de valorizada a gente não deveria mais comprar essa ação? Viajei um pouco nessa parte

@Alyson Eduardo De Aguiar Mariano

O Diagrama do Cerrado vai fazer essa gestão pra você.

Ao inserir uma empresa nele, você vai avaliar a força e a segurança dessa empresa respondendo as perguntas, o que fará com que ele calcule um percentual "ideal" que essa empresa represente no seu patrimônio total. Quando o percentual que ela representa diminui, o Diagrama vai indicar novos aportes e, quando cresce, talvez ela esteja acima da meta de representação no seu portfólio, logo não serão feitos novos aportes nela, ao invés disso, serão feitos aportes em outros ativos para que todas as empresas representem fatias ideais dentro da sua carteira.

Abraço.

• Brabo 3
  • 0
Postado
On 05/05/2025 at 20:34, Carlos Filho disse:

Fala @Alyson Eduardo De Aguiar Mariano, boa noite. Tudo bem?

Essa tua pergunta é muito boa e mostra que você está realmente refletindo como um investidor de longo prazo deve fazer e não apenas olhando cotação ou preço médio de forma superficial. Na AUVP a gente aprende que o foco não é ficar perseguindo preço médio mais baixo, mas sim acumular boas empresas ao longo do tempo, conforme elas continuam entregando valor.

Se a ação que você comprou valorizou porque a empresa melhorou, está com fundamentos ainda mais sólidos, bons lucros, boa gestão e segue dentro da tese — por que não comprar mais? 
O aumento do preço médio não é um problema em si. Ele só seria um problema se você estivesse comprando uma empresa pior agora, o que não é o caso.

Na prática, o que muda não é o preço que ela está hoje, mas quanto ela vale e se continua fazendo sentido dentro da sua estratégia. É aí que entra o Buy and Hold de verdade e o que fortalecemos aqui: você não compra só porque está barato, e não para de comprar só porque subiu. Você compra enquanto a empresa continuar sendo boa e o preço fizer sentido frente ao valor que ela entrega.

Então, se a empresa valorizou, mas ainda está subavaliada ou justa, e continua com uma boa perspectiva de crescimento, faz todo sentido seguir comprando. Inclusive, isso é o que muitos de nós devemos fazer que é ir aumentando posição ao longo do tempo, à medida que a empresa entrega resultado e consolida a tese. 

Como o Raul sempre diz, "investe para viver, não vive para investir". O foco deve ser nas empresas de qualidade que vão crescer ao longo do tempo, não em tentar acertar o timing perfeito para cada compra.

Forte abraço e espero ter te ajudado.

Muito Obrigado! Me ajudou a clarear as ideias.

• 0
Postado
On 05/05/2025 at 19:59, Alyson Eduardo De Aguiar Mariano disse:

Fala Alyson, o diagrama do cerrado te ajuda nisso, está usando?

• Criar novo...