Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite, pessoal. Fiquei com uma dúvida referente ao título IPCA+. Será que alguém consegue ajudar? A dúvida é a seguinte: 

O título IPCA teria que valer R$1000 no vencimento, porém há títulos (exemplo em anexo) que valem R$805,05 IPCA+2050 e tem um outro que vale R$1.551,38 IPCA+2040 e há outros títulos que valem até R$4k, R$3k e por aí vai.

Porque o que tem vencimento mais longo (2050) está mais barato que o mais curto (2040) e porque alguns estão passando desses R$1000 enquanto outros não?

Sei que existe uma correção, mas não entendi como funciona.

Não sei se consegui ser claro na dúvida...

Screenshot_2025-05-06-21-37-08-524_com_btg.pactual.digital.mobile.jpg.41b3cc73dfd1000cf24ef7e3e8a58578.jpg

• Brabo 1
  • Me ajudou 1

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)

Isso acontecer pelo VNA... segue texto do TD

O Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) é um título pós-fixado, cuja rentabilidade é composta por uma taxa anual pactuada no momento da compra mais a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice de inflação oficial do governo brasileiro, calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Sua rentabilidade é dada pela taxa anual de juros, que determina sua cotação, mais a variação do indexador até o vencimento, que altera o valor de seu VNA (Valor Nominal Atualizado). É um título escritural, nominativo e negociável. Na data de vencimento do título ocorre o resgate do principal investido, corrigido tanto pela taxa pactuada no momento da compra quanto pela variação do IPCA no período.

Ainda em relação ao seu VNA, sua data-base é 15/07/2000, quando seu valor, por definição, foi estabelecido em R$ 1.000,00. Desde então, mensalmente tal valor é atualizado pela variação mensal do IPCA, divulgada entre os dias 10 e 15 de cada mês pelo IBGE.

Exemplo: Título: Tesouro IPCA+ 2015 (NTN-B Principal) Data de vencimento: 15/05/2015

Data da compra: 02/01/2012 

Quantidade adquirida: 1,0 título

Taxa Pactuada: 5,17% a.a.

VNA na data-base: R$ 1.000,00

Preço do título na data da compra: R$ 1.776,77 (a saber)

VNA até novembro/2011: R$ 2.097,583332

IPCA projetado para dezembro/2011: 0,53%

file:///C:/Users/medicopa/Downloads/Tesouro%20IPCA_%20e%20IPCA_%20Juros%20Semestrais%20(2).pdf

Editado por Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo
  • Me ajudou 2
  • 0
Postado

Pergunta excelente, eu também senti que seria bom o Raul ter mostrado isso de maneira mais objetiva.

Bom, de todo jeito, vou tentar explicar da forma que entendi...

A valorização do título

O título IPCA+ 2040 foi emitido anos atrás.

Na data da emissão (vamos dizer 2015), valia R$ 1000.

Como o título é atrelado ao IPCA (inflação), esse valor desde 2015 sofreu ajustes.

Então 1000 + Inflação = R$ 1551 (valor nominal, não real).

Marcação a mercado

Outro detalhe é a taxa prometida vs taxa atual.

Talvez lá em 2015, alguém tenha comprado IPCA+ 2040 + 14% (taxa de juros).

Hoje abrindo o tesouro vemos taxas em torno de 7%, o que quer dizer que o título comprado lá em 2015 vale bem mais que um título comprado hoje a uma taxa menor.

Isso faz com que o preço unitário suba pra poder compensar essa diferença.

---

Adoraria que algum moderador corrigisse/avaliasse essa explicação, até pra eu garantir que aprendi corretamente.

• Me ajudou 1
  • 0
Postado (edited)
14 minutes ago, Guilherme M Latrova disse:

Na data da emissão (vamos dizer 2015), valia R$ 1000

Ele não valia 1000 na emissão, ele valerá no final. No caso do prefixado é mais fácil de entender, pega-se 1000 no valor do vencimento e vem aplicando os juros retroativos e tem-se o valor agora.

No caso do IPCA, faz-se a mesma coisa, mas a partir daí, é corrigido pelo IPCA também.

Eu acho que o Raul não entrou muito em detalhe, pois é só para entender a marcação a mercado, fora isso, não serve para nada em termos de decisão de investimentos.

Editado por Artur Barbosa
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
12 minutes ago, Guilherme M Latrova disse:

Pergunta excelente, eu também senti que seria bom o Raul ter mostrado isso de maneira mais objetiva.

Bom, de todo jeito, vou tentar explicar da forma que entendi...

A valorização do título

O título IPCA+ 2040 foi emitido anos atrás.

Na data da emissão (vamos dizer 2015), valia R$ 1000.

Como o título é atrelado ao IPCA (inflação), esse valor desde 2015 sofreu ajustes.

Então 1000 + Inflação = R$ 1551 (valor nominal, não real).

Marcação a mercado

Outro detalhe é a taxa prometida vs taxa atual.

Talvez lá em 2015, alguém tenha comprado IPCA+ 2040 + 14% (taxa de juros).

Hoje abrindo o tesouro vemos taxas em torno de 7%, o que quer dizer que o título comprado lá em 2015 vale bem mais que um título comprado hoje a uma taxa menor.

Isso faz com que o preço unitário suba pra poder compensar essa diferença.

---

Adoraria que algum moderador corrigisse/avaliasse essa explicação, até pra eu garantir que aprendi corretamente.

Pelo que entendo, o raciocínio é esse mesmo.

😁👍

• 0
Postado
2 horas atrás, Marcelo Ferraz Dos Santos disse:

Ótima pergunta, eu achava que esse valor de 1000 reais no vencimento era só didático, nunca levei ele a sério como sendo o valor real rs.

Bom dia, @Marcelo Ferraz Dos Santos !

Na verdade é uma regra do Tesouro mesmo valer estes R$1.000.

Isso se deve ao fato de que quanto o título foi criado e considerando os efeitos de marcação a mercado, ter um  valor final é uma base necessária para que a mecânica do título funcione. E convencionou-se o valor de R$1.000 pelo próprio tesouro como um valor redondo por assim dizer.

E lembrando que que o Tesouro IPCA+ tem essa diferença que ele valer R$1.000 corrigidos pela inflação. Ou seja, nominalmente, o valor é superior a 1000 mas equivale aos 1000 de anos atrás corrigidos pela inflação.

Espero que tenha ficado claro!

• Brabo 2
  • Me ajudou 2
  • 0
Postado

Tive que ler algumas vezes para  compreender, mas acredito que você abriram minha mente. 🙌

Então, pelo que eu entendi, o motivo do IPCA 2040 ter o preço mais alto é por estar mais próximo do vencimento. E como há a necessidade de ajustar a taxa (dependendo da situação do mercado), ele pode valer mais ou menos no momento que formos fazer a compra, fazendo um "equilíbrio" para que ele seja ajustado para valer os R$1.000 corrigidos no vencimento.

O IPCA 2050 com um preço menor seria porque ele ainda terá mais 10 anos de  rendimento e variações.

Seria a gangorra entre a taxa e o preço. 

É isso mesmo, né? 

Muito obrigado pela ajuda. Vocês são feras! 🤜🤛

• 0
Postado
On 06/05/2025 at 22:56, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

Isso acontecer pelo VNA... segue texto do TD

O Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) é um título pós-fixado, cuja rentabilidade é composta por uma taxa anual pactuada no momento da compra mais a variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice de inflação oficial do governo brasileiro, calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Sua rentabilidade é dada pela taxa anual de juros, que determina sua cotação, mais a variação do indexador até o vencimento, que altera o valor de seu VNA (Valor Nominal Atualizado). É um título escritural, nominativo e negociável. Na data de vencimento do título ocorre o resgate do principal investido, corrigido tanto pela taxa pactuada no momento da compra quanto pela variação do IPCA no período.

Ainda em relação ao seu VNA, sua data-base é 15/07/2000, quando seu valor, por definição, foi estabelecido em R$ 1.000,00. Desde então, mensalmente tal valor é atualizado pela variação mensal do IPCA, divulgada entre os dias 10 e 15 de cada mês pelo IBGE.

Exemplo: Título: Tesouro IPCA+ 2015 (NTN-B Principal) Data de vencimento: 15/05/2015

Data da compra: 02/01/2012 

Quantidade adquirida: 1,0 título

Taxa Pactuada: 5,17% a.a.

VNA na data-base: R$ 1.000,00

Preço do título na data da compra: R$ 1.776,77 (a saber)

VNA até novembro/2011: R$ 2.097,583332

IPCA projetado para dezembro/2011: 0,53%

file:///C:/Users/medicopa/Downloads/Tesouro%20IPCA_%20e%20IPCA_%20Juros%20Semestrais%20(2).pdf

Prezado @Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo

Dúvidas:

- quer dizer que de nov/2011 para jan/2012 houve uma queda do IPCA?

- Com isso, houve alteraçao do VNA de R$ 2.097,58 (nov/2011) para R$ 1.776,77? Ou seja, se alguém tivesse aduirido o título em nov/2011 o preço dele seria R$ 2.097,58? 

- O que seria o IPCA projetado para dezembro/2011 com valor de 0,53%. Esse valor seria a mais ou a menos que novembro? E esse valor é atrelado ao IPCA mesmo ou a taxa de 5,17% a.a?

• 0
Postado
On 07/05/2025 at 10:16, Eddy Paulini disse:

Bom dia, @Thiago Cezar Silva !

Apenas complementando nossos amigos.

Vamos reafirmar alguns conceitos antes de tudo.

O tesouro prefixado que é o único título que vai valer exatamente R$1.000 no vencimento.

O que confunde um pouco no tesouro IPCA+ é que ele vai valer R$1.000 mas corrigidos pela inflação. Dado essa correção, nominalmente o valor do vencimento do IPCA+ será bem superior a 1000 mas terão o poder de compra de R$1.000. No vencimento previsto hoje, o valor do título será algo em torno de uns R$4.400 e alguma coisa, aproximadamente. Isso se deve que a proposta deste título é uam atualização constante protegendo o valor pela inflação e mantendo o o poder de compra onde essa correção vem sendo feita desde meados de julho de 2000 que foi quando essa proposta de título foi criada.

Espero que tenha ficado claro!

Isso quer dizer que quem investiu 1000 reais na data base e caso o resgate fosse hoje, o valor que ele receberia seria exatamente o do VNA (R$ 4.400,00)?

• 0
Postado (edited)
1 hora atrás, Igor Cavalcanti Da Silveira disse:

Prezado @Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo

Dúvidas:

- quer dizer que de nov/2011 para jan/2012 houve uma queda do IPCA?

- Com isso, houve alteraçao do VNA de R$ 2.097,58 (nov/2011) para R$ 1.776,77? Ou seja, se alguém tivesse aduirido o título em nov/2011 o preço dele seria R$ 2.097,58? 

- O que seria o IPCA projetado para dezembro/2011 com valor de 0,53%. Esse valor seria a mais ou a menos que novembro? E esse valor é atrelado ao IPCA mesmo ou a taxa de 5,17% a.a?

Segue o arquivo explicando todos os cálculos.

Tesouro IPCA_ e IPCA_ Juros Semestrais.pdf

Editado por Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo
  • Criar novo...