Jump to content

Pergunta

Postado

Fala, pessoal 

Quero usar ETFs para investimentos internacionais. Sempre surge a discussão sobre os americanos vs irlandeses. Queria a ajuda de vcs para ver se estou calculando corretamente, por favor. 

Consideremos fundos com ativos equivalentes e que os custos de spread e ganho de capital (quando vender as cotas) são os mesmos para os dois casos (então não vão entrar no exemplo).

Consideremos também um aporte de $1000, com $100 de dividendos no ano que seriam reinvestidos (por mim ou pelo fundo), para facilitar a conta. Então, ao final de um ano:

• Fundo americano (VTI):
    • O pais cobra 30% sobre os dividendos (sobrando $70). 
    • Taxa de admin do fundo 0,03%
    • Valor pago ao fundo: 0,03% x 1070 = $0,32 
    • Total no fim do ano: $1074,68
  • Fundo irlandês (um mix de dois fundos que replicariam o VTI)
    • Cobra 15% sobre os dividendos (sobrando $85)
    • Taxa média de admin 0,14%
    • Valor pago ao fundo: 0,14% x 1085 = $1,51
    • Total no fim do ano: $1083,49

Isso está correto?

Se sim, podemos dizer que os fundos irlandeses podem ter uma taxa média de administração de até 1,51% e, à rigor, ainda serão mais vantajosos que o americano (1069,57 x 1068,61 - claro que neste caso a "vantagem" não teria utilidade prática alguma).

• Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
On 07/05/2025 at 11:20, André Rafael Barbosa Fagiani disse:

Fala, pessoal 

Quero usar ETFs para investimentos internacionais. Sempre surge a discussão sobre os americanos vs irlandeses. Queria a ajuda de vcs para ver se estou calculando corretamente, por favor. 

Consideremos fundos com ativos equivalentes e que os custos de spread e ganho de capital (quando vender as cotas) são os mesmos para os dois casos (então não vão entrar no exemplo).

Consideremos também um aporte de $1000, com $100 de dividendos no ano que seriam reinvestidos (por mim ou pelo fundo), para facilitar a conta. Então, ao final de um ano:

• Fundo americano (VTI):
    • O pais cobra 30% sobre os dividendos (sobrando $70). 
    • Taxa de admin do fundo 0,03%
    • Valor pago ao fundo: 0,03% x 1070 = $0,32 
    • Total no fim do ano: $1074,68
  • Fundo irlandês (um mix de dois fundos que replicariam o VTI)
    • Cobra 15% sobre os dividendos (sobrando $85)
    • Taxa média de admin 0,14%
    • Valor pago ao fundo: 0,14% x 1085 = $1,51
    • Total no fim do ano: $1083,49

Isso está correto?

Se sim, podemos dizer que os fundos irlandeses podem ter uma taxa média de administração de até 1,51% e, à rigor, ainda serão mais vantajosos que o americano (1069,57 x 1068,61 - claro que neste caso a "vantagem" não teria utilidade prática alguma).

Fala, @André Rafael Barbosa Fagiani

Tudo certo. Com o tempo, a diferença de rentabilidade entre o fundo americano e o irlandês começa a fazer uma diferença cada vez maior por causa dos juros compostos sobre os dividendos.

• Criar novo...