Jump to content

Pergunta

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
1 hour ago, Luiz Fernando Andrade Vidoto disse:

Boa tarde! estava refletindo sobre maneiras de evitar impostos e também sobre a cobertura do FGC. Obviamente cada um tem o limite de 1 CPF, porém, não de CNPJ. Faria sentido então criar CNPJ diferente para evitar ultrapassar o limite dos 250k cobertos pelo FGC? 

Boa tarde, @Luiz Fernando Andrade Vidoto !

Ter o CNPJ só por ter, não vejo muito sentido. Mesmo que seja através de um MEI, você teria imposto mensal para pagar, declaração de IR para fazer e acredito que seria no mínimo estranho uma empresa aberta que só investe e não tem algum tipo de operação e/ou rendimento de serviços ou vendas.

Na minha opinião, o custo de trabalho de controlar o dinheiro de CPF e CNPJ acaba não compensando.

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)
4 horas atrás, Luiz Fernando Andrade Vidoto disse:

Boa tarde! estava refletindo sobre maneiras de evitar impostos e também sobre a cobertura do FGC. Obviamente cada um tem o limite de 1 CPF, porém, não de CNPJ. Faria sentido então criar CNPJ diferente para evitar ultrapassar o limite dos 250k cobertos pelo FGC? 

Sim, é possível. 

Mas reforçando o @Eddy Paulini, não sei o quanto faz sentido fazer isso. Você precisará emitir uma darf e pagar os impostos trimestralmente. Nada complicado, mas vai exigir mais tempo seu pois as alíquotas são diferentes. Também os custos com contador, e sei lá o que mais.

Se você já tem uma empresa aí facilita um pouco, já que os custos operacionais já são pagos.

Sinceramente não sei em que ponto da vida isso valeria a pena. Se você tem menos de R$2.000.000 vc não tem dinheiro o suficiente pra se preocupar com isso, a não ser que por algum motivo você coloque 100% do seu dinheiro em 2~3 bancos pequenos e arricados.

Se você tem muito mais que isso, não vale o trabalho para  ficar protegendo de 1 em 1 milhão no Brasil. Diversifique e assuma algumas perdas. Com CRI/CRA você consegue rentabilidades maiores, então os lucros acabam compensando as perdas. tenha ações, invista no exterior, etc...  não coloque todos os ovos na mesma cesta. Você vai perder muito tempo criando empresas só pela proteção do FGC.

Editado por Eduardo Tadashi Mori
  • Brabo 1
  • Criar novo...