Jump to content

Pergunta

Postado

Eu fiz uma simulação no site do tesouro supondo que para eu ter uma aposentaria de R$ 15.000,00 aos 60 anos eu compraria hoje um título do Renda Mais que vai vencer em 2050, neste caso o titulo vai render IPCA + 7,12%, eu iniciaria com R$ 20.000,00 e faria aportes de R$ 1.164,49 (2,56 títulos por mês) até 2050 e depois disso eu receberia R$ 15.000 por mês durante 20 anos. E ai eu fiquei com dúvida, porque se eu somar R$ 15K durante 20 anos eu receberei R$ 3.600.000. É isso mesmo? Esse valor que vou investir no título todo mês ele se mantém o mesmo de hoje até o fim?

• Brabo 2

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
28 minutes ago, Ricardo Lazaro disse:

Eu fiz uma simulação no site do tesouro supondo que para eu ter uma aposentaria de R$ 15.000,00 aos 60 anos eu compraria hoje um título do Renda Mais que vai vencer em 2050, neste caso o titulo vai render IPCA + 7,12%, eu iniciaria com R$ 20.000,00 e faria aportes de R$ 1.164,49 (2,56 títulos por mês) até 2050 e depois disso eu receberia R$ 15.000 por mês durante 20 anos. E ai eu fiquei com dúvida, porque se eu somar R$ 15K durante 20 anos eu receberei R$ 3.600.000. É isso mesmo? Esse valor que vou investir no título todo mês ele se mantém o mesmo de hoje até o fim?

Boa noite @Ricardo Lazaro, tudo certo?

O que acontece é que a conta não é tão direta como somar o que você vai investir e comparar com o que vai receber no futuro. Quando o Tesouro fala que vai te pagar R$ 15 mil por mês por 20 anos, ele está falando em valores corrigidos pela inflação. Ou seja, não são quinze mil reais "travados" no valor de hoje, são quinze mil do futuro, com poder de compra equivalente ao que quinze mil representa agora. 

E isso muda tudo. Você vai investir todo mês até 2050, e esses aportes vão sendo corrigidos com juros reais — no caso, a taxa de IPCA + 7,12% ao ano. É esse rendimento composto, somado ao tempo, que faz o montante crescer. Então não é que você coloca R$ 20 mil hoje e mais R$ 1.164 por mês e magicamente vira R$ 3,6 milhões. Isso vai acontecer porque esse dinheiro vai render por décadas com uma taxa real acima da inflação.

Outra coisa: o valor mensal de R$ 1.164 que o simulador te deu é baseado na taxa atual. Se a taxa cair, esse valor de aporte vai aumentar. Se subir, pode cair. Mas o objetivo final de garantir R$ 15 mil mensais corrigidos — continua o mesmo.

Então sim, essa conta do simulador está certa. Só que ela parte do princípio de que você vai manter os aportes certinho até a data do vencimento e que o Tesouro vai honrar esse fluxo corrigido como prometido (e historicamente, tem feito isso).

Dá pra confiar na lógica, mas é importante entender o que está por trás. E você já está fazendo isso. O Raul mostra no módulo de Renda Fixa e nas aulas sobre Tesouro IPCA+, marcação a mercado e acumulação de capital com juros reais.

Para fechar é que esse modelo que você simulou é o do Tesouro Renda+, um título criado justamente para gerar uma renda mensal corrigida pela inflação durante 20 anos, a partir da data de vencimento.”

Forte abraço e espero ter ajudado.

• Brabo 1
  • 0
Postado
11 horas atrás, Ricardo Lazaro disse:

Bom dia, @Ricardo Lazaro !

Apenas complementando nosso amigo @Carlos Filho.

Outro detalhe que é preciso levar em conta é que os aportes não serão feitos sempre nas mesmas taxas. Por exemplo, hoje o Tesouro Renda+ 2050 está a uma taxa de 7,06%, já um pouco abaixo do que você viu de 7,12%.

Além disso, como estamos falando de um título pós fixado indexado ao IPCA, os valores nominais no futuro serão diferentes mas sempre considerados com o poder de compra real. Em outras palavras, no futuro podemos receber um valor mensal, por exemplo, de R$40.000 mas que se equivalem a um poder de compra de R$15.000 de hoje.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 1
  • Criar novo...